quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Perserverar

Quando falo em "perserverança", refiro-me à perseverança no sentido de ideal (que pode ser alcançado ou não); e que leva pessoas comuns, daquelas que muitos olham e não dão um tostão furado, transformarem-se em heróis de uma região, e faz com que você deixe de lado a reclamação fácil e descubra novas oportunidades, bem ai, embaixo do seu nariz, onde sempre esteve e você não conseguia ver.
Quantas pessoas em meio ao desespero de uma situação que parecia ser o fim, descobriram em si mesmas o talento que estava adormecido.?
Quantos foram em direção a uma possível esaída e descobriram muitas portas abertas?
Quantos sairam de um relacionamento que juravam ser o ideal, pensaram até em morrer e descobriram que o amor pode ser vivido de várias formas, em vários momentos e redescobriram o verbo amar.
Quantos se entregaram aos vícios e precisaram chegar ao fundo do poço seco para se reerguerem, reconstruírem parte do que perderam, e descobriram a serenidade.
Quantos se perdem ainda em lamentações, criando uma rede de problemas que não acabam nunca, e demoram perceber que o maior mal é dar força para a reclamação sem ação.
Quantos convivem com uma mágoa tão antiga quanto "besta", e não imaginam que o rancor
vai formando uma doença real em seu próprio organismo, e que o maior dom do perdão é libertar nós mesmos do nosso orgulho.

Por isso, em tudo que eu possa pedir em oração, eu desejo:

"Tempo para pensar antes de falar;
serenidade para agir depois de falar;
perseverança para continuar agindo depois de começar;
humildade para reconhecer que preciso de outras pessoas;
sinceridade para falar o "não" que preciso falar;
lealdade comigo mesmo, para não me comparar com ninguém;
e fé na medida da razão, para eu continuar fazendo,
sem esperar que qualquer coisa caia do céu sem o meu esforço."
Assim, podemos seguir confiantes, certos da vitória sobre nós mesmos,
sobre as nossas dificuldades em entender o porque de certas situações.
Quando não há resposta, devemos seguir trabalhando, certos de que no devido tempo,
tudo será esclarecido, elucidado e concluído.
"O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã."
(Salmos 30 : 5)

Sem comentários: