segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Mensagem do dia - Aproveite o agora.

Nunca descreia de si.
Há momentos em que tudo parece obscuro, confuso, difícil.
Só a força de uma autoconfiança pode desamarrar os nós
de amarguras e desesperanças que apertam você.
Então, confie em si.
Se agora empregar os potenciais e fizer valer a sua força
sobre as desventuras, a vitória aparecerá sorridente.
Então, assim faça!
Aproveite o agora.
Mostre valor, energia e o seu modo de operar transformações
positivas em tudo o que vivencia ou toca.
É de agora que vem a felicidade
que você aguarda desfrutar.

BOM DIA/30/11

Recarregue as baterias.
Preencha-as com ânimo e fé.
Para tal, olhe para a sua própria existência.
Ela, por si, é um sinal da presença de Deus em você.
Sinta-se com maravilhosa inteligência e em plenas condições
para desenvolver as poderosas energias da mente e do coração.
Você é divindade.
Não deixe para os outros o cuidado de
preencher as baterias que você tem.
Você é quem melhor as recarrega.
Então, ponha-se a trabalhar, com determinação.
É com as baterias carregadas que você melhor
desfruta os verdadeiros prazeres da vida.

ADVENTO

O advento é o tempo litúrgico que antecede o Natal.
São quatro semanas nas quais somos convidados a esperar Jesus que vem.
Por isso é um tempo de preparação e de alegre espera do Senhor.
Nas duas primeiras semanas do advento, a liturgia nos convida a vigiar e esperar a vinda gloriosa do Salvador.
Nas duas últimas, lembrando a espera dos profetas e de Maria, nos preparamos mais especialmente para celebrar o nascimento de Jesus em Belém.
Liturgicamente, o tempo do Advento (do latim adventus = chegada) corresponde às quatro semanas que antecedem o Natal. As quatro velas representam essas quatro semanas e serão acesas, uma a uma, desde o primeiro domingo do Advento até o quarto domingo, sucessivamente. Via de regra as cores das velas devem corresponder à cor do tempo litúrgico - roxa -, diferenciando-se a terceira vela - rosa - como alegre preparação para a vinda do Senhor.
Neste sentido, relembramos que as vestes litúrgicas devem ser de cor roxa, como sinal de nossa conversão em preparação para o Natal, com exceção do terceiro domingo, onde o rosa substitui o roxo, revelando o Domingo da Alegria (ou Domingo Gaudette). O Advento deve ser tempo de celebração onde a sobriedade e a moderação são características peculiares da liturgia, evitando-se antecipar a plena alegria da festa do Natal de Jesus. Por isso, neste período não se entoa o "Glória" e nossos passos, nesse recolhimento, seguem em direção ao sublime momento do nascimento de Jesus.
Coroa do Advento
AS QUATRO VELAS
Na celebração eucarística, um pequeno rito pode ser colocado no início da celebração, liturgia da palavra ou qualquer outro momento conforme o designar o celebrante. O acender das velas, normalmente é aberto com a bênção das velas, canto e oração própria. Seria também muito próprio fazer, em nossas casas, uma breve oração e acendimento das velas nos Domingos que antecedem o natal.
1º Domingo do Advento - Acende-se a PRIMEIRA VELA
A luz nascente nos conclama a refletir e aprofundar a proximidade do Natal, onde Cristo, Salvador e Luz do mundo brilhará para a humanidade. Lembra ainda o perdão concedido a Adão e Eva. A cor roxa nos recorda nossa atitude de vigilância diante da abertura e espera do Senhor que virá.
Oração:
A luz de Cristo, que esperamos neste Advento, enxugue todas as lágrimas, acabe com todas as trevas, consolem quem está triste e encha nossos corações da alegria de preparar sua vinda neste novo ano de graça!

2º Domingo do Advento - Acende-se a SEGUNDA VELA
A segunda vela acesa nos convida ao desejo de conversão, arrependimento dos nossos pecados e também o compromisso de prepararmos, assim como São João Batista, o caminho do Senhor que virá. Esta vela lembra ainda a fé dos patriarcas e de São João Batista, que anuncia a salvação para todos os povos.
Oração:
A luz de Cristo, que esperamos neste Advento, enxugue todas as lágrimas, acabe com todas as trevas, consolem quem está triste e encha nossos corações da alegria de preparar sua vinda neste novo ano de graça!
3º Domingo do Advento - Acende-se a TERCEIRA VELA
A terceira vela acesa nos convida à alegria e ao júbilo pela aproximação da chegada de Jesus. A cor litúrgica de hoje, o rosa, indica justamente o Domingo da Alegria, ou o Domingo Gaudette, onde transborda nosso coração de alegria pela proximidade da chegada do Senhor. Esta vela lembra ainda a alegria celebrada pelo rei Davi e sua promessa que, agora, está se cumprindo em Maria.
Oração:

Alegrai-vos sempre no Senhor! De novo vos digo: Alegrai-vos! O Senhor está perto"
4º Domingo do Advento - Acende-se a QUARTA VELA
A quarta vela marca os passos de preparação para acolher o Salvador, nossa expectativa da chegada definitiva da Luz ao mundo. Simboliza ainda nossa fé em Jesus Cristo, que ilumina todo homem que vêm a este mundo e também os ensinamentos dos profetas, que anunciaram a chegada do Salvador.
Oração:
Céus, deixai cair o orvalho, nuvens, chovei o justo; abra-se a terra, e brote o Salvador!
[]
Deus, a grande luz!
O Filho de Deus está para chegar, então, nós O esperamos com luzes, porque O amamos e também queremos ser, como Ele, Luz.

UM MERECIDO VALOR

Um homem muito rico comprou um terno caríssimo.
No primeiro dia em que vestiu notou uma linha que pendia na lateral da calça. Sua empregada, sempre solícita, disse que rapidinho daria um jeito.
Ele, disse: - Você está louca? Sabe quanto custa uma calça dessas? Você teria que trabalhar pelo menos dois anos para pagar uma! A empregada afastou-se sem graça e ele decidiu que iria até a empresa responsável pela confecção do terno.
Chegou à empresa e falou com a recepcionista que logo o encaminhou ao gerente administrativo. Este, analisou o problema e o encaminhou ao gerente operacional.
O gerente operacional o encaminhou à diretoria administrativa que o fez parar na diretoria operacional Todos diziam ser um problema gravíssimo que deveria ser melhor analisado por uma grande equipe. E, assim foi até chegar ao presidente que ouvi-o atentamente relatar seu "grave" problema.
Depois de uns 10 minutos o presidente, muito simpático e educado falou:
- Meu amigo, não tem ninguém melhor que a Dona Maria da oficina de costura para lhe ajudar. Vá até lá que ela tem a solução!
O homem seguiu até a oficina, meio contrariado pois o presidente, o cargo mais alto da empresa, o tinha encaminhado a um departamento tão simples. Mas, resignado foi procurar a Dona Maria.
Já na porta da oficina de costura, a costureira que estava no corredor vendo aquela linha pendurada, correu, enlaçou–a e puxou suavemente tirando o "grave defeito" da calça do terno. Ele, assustado, começou a puxar a calça de um lado para o outro e viu que estava em perfeita condições.
A costureira ria de seu desespero e explicou: - Sabe moço, isso se chama limpeza de costura. Às vezes ficam linhas soltas dependuradas que o controle de qualidade não vê. Seu problema era simples e poderia ter sido solucionado pela sua empregada.
O homem, envergonhado, percebeu que às vezes os nossos funcionários, que estão perto de nós, sabem tanto quanto um presidente de uma empresa.
Entendeu que não damos o merecido valor àqueles que estão ao nosso lado na luta diária e estendemos oportunidades e pagamos caríssimo por um trabalho profissional por não confiarmos na capacidade daqueles que aprendem dia-a-dia ao nosso lado.

A mochila e as pedras

Um fervoroso devoto estava atravessando uma fase muito penosa de sua vida, com graves problemas de saúde em família e sérias dificuldades financeiras. Por isso orava diariamente pedindo que o livrassem de tamanhas atribulações.

Um dia, enquanto fazia suas preces, um anjo lhe apareceu, trazendo-lhe uma mochila e a seguinte mensagem:

O Senhor se compadeceu da sua situação e lhe manda dizer que é para você colocar nesta mochila o máximo de pedras que conseguir, e carregá-la com você, em suas costas, por um ano, sem tirá-la por um instante sequer. Manda também lhe dizer que, se você fizer isso, no final desse tempo, ao abrir a mochila, terá uma grande alegria. E desapareceu, deixando o homem bastante confuso e revoltado.

"Como pode o Senhor brincar comigo dessa maneira? Eu oro sem cessar, pedindo a Sua ajuda, e Ele me manda carregar pedras?" Já não me bastam os tormentos e provações que estou vivendo? "Pensava o devoto. Mas, ao contar para sua mulher a estranha ordem que recebera do Senhor, ela lhe disse que talvez fosse prudente seguir as determinações dos Céus, e concluiu dizendo:

Deus sempre sabe o que faz...

O homem estava decidido a não fazer o que o Senhor lhe ordenara, mas, por via das dúvidas resolveu cumpri-la em parte, após ouvir a recomendação da sua mulher. Assim, colocou duas pedras pequenas, dentro da mochila e carregou-a nas costas por longos doze meses.

Findo esse tempo, na data marcada, mal se contendo de tanta curiosidade, abriu a mochila conforme as ordens do Senhor e descobriu que as duas pedras que carregara nas costas por um ano inteiro tinham se transformado em pepitas de ouro... , apenas duas pequenas pepitas.

Todos os episódios que vivemos na vida, inclusive os piores e mais duros de se suportar, são sempre extraordinárias e maravilhosas fontes de crescimento.

Temendo a dor, a maioria se recusa a enfrentar desafios, a partir para novas direções, a sair do lugar comum, da mesmice de sempre.

Temendo o peso e o cansaço, a maioria faz tudo para evitar situações novas, embaraçosas, que envolvam qualquer tipo de conflito.

Mas aqueles que encaram para valer as situações que a vida propõe, aqueles que resolvem "carregar as pedras", ao invés de evitá-las, negá-las ou esquivar-se delas, esses alcançam a plenitude do viver e transformam, com o tempo, o peso das pedras que transportaram em peso de sabedoria.

Como está sua mochila?

O que é ser feliz.

Não é viver num mundo à parte, isento de problemas, com trato particular.
As pessoas felizes são pessoas normais. Estão no mesmo mundo que você, sujeitas às mesmas lutas, com cadências físicas, como os demais.
Mas, apresentam diferenças marcantes.
Elas tem um brilho especial no olhar, sorriem com simpatia, vivem perdoando, amando, aprendendo, atentas ao presente e de olhos no futuro, em tudo procurando os meios de beneficiar alguém.
considere-se feliz.
considerar-se feliz é o início da felicidade.

Dê rumo à vida.

Prometa dar a si mesmo a felicidade e melhor
aproveitar as suas qualidades e pendores.

Diga a si mesmo, confiante:

"Tenho fortes possibilidades de me pôr em caminhos novos.
De eliminar uma montanha de indecisões, de me fazer mais capaz de encontrar o lugar certo para os meus pés e a altura correta para os meus braços".

Trabalhe consigo mesmo.

Ponha a "mão na massa".

Acenda as suas luzes.

As capacidades reconhecidas dão impulso à vida.

É sempre fácil encontrar-se explicação

É sempre fácil encontrar-se explicação mentirosa para negar
o que é certo e correto, pois que, dessa meneira, pode-se dar
prosseguimento e vitalidade aos disparates e comprometimentos
perturbadores. Deus, porém, que é todo Amor, não cessa de orientar
aqueles que se extraviam do bom caminho, da reta conduta, a fim
de que, quando convidados ao inevitável resgate, à recomposição
da ordem, não se creiam vítimas das circunstâncias ou aleguem
desconhecimento e falta de orientação própria para a conduta.
Ademais, o essencial não é a punição do criminoso, e sim a sua
reabilitação, e todo o empenho deverá ser para que o erro e os atos
condenáveis cedam lugar à ordem, ao equilíbrio social,
à dignificação do ser humano.

DEUS NÃO TE FALTARÁ

Difícil é o caminho de elevação.
Deus te guiará.
Espinhos talvez te firam.
Deus saberá curar-te.
Desenganos surgirão.
Deus se te fará reconforto.
Incompreensões, por certo, virão sobre ti.
Deus te fortalecerá para que as superes.
Provações despontarão do cotidiano.
Deus te apoiará, a fim de que possas vencê-las.
O desânimo te ameaçará.
Deus te renovará as energias.
É possível venhas a sofrer perdas de importância.
Deus te enviará os recursos de que necessites.
Em algumas ocasiões, talvez caias.
Deus te socorrerá para que te levantes.
As crises da senda de aperfeiçoamento, muitas vezes, se multiplicam, em
torno de teus passos.
Confia, porém, no amparo de Deus, trabalha, serve e caminha.
Deus não te faltará.

É difícil a sua transformação?

De fato, é.

Nada mais trabalhoso do que substituir velhos pensamentos;

não se deixar levar por costumeiras emoções;

permanecer firme numa disposição, quando nela já fracassou várias vezes;

antever o que pode resultar de um indeciso comportamento;

suportar dolorida carga de desentendimentos;

agir com amor, quando dele desdenham;

confiar em Deus nos momentos decisivos.

Ninguém nega isso.

Mas, uma vez que os cursos de longa duração têm

maior valor, imagine o valor desse curso de

mudança interior que dura toda a vida...

Se você hoje é melhor do que ontem,

a sua transformação já começou.

Agradece

Agradece as mãos que te constróem a existência, decorando-a com as
tintas da alegria e da esperança, mas endereça os teus pensamentos de
gratidão àquelas outras que te ferem com os espinhos da incompreensão,
ensinando-te a conviver e a servir.
Agradece as vozes que te embalam os anseios, entretecendo hinos de paz
e amor com que te inspiram as melhores realizações, no entanto, envia
as tuas vibrações de reconhecimento àquelas outras que te exageram
essa ou aquela falha, induzindo-te a compreender e a perdoar.
Agradece aos amigos que te proporcionam mesa farta, impulsionando-te a
pensar na abastança da Terra, mas não recuses respeito àqueles que, em
algum tempo, te sonegaram o pão, levando-te a prestigiar a
fraternidade e a beneficência.
Agradece aos irmãos que te reconhecem a nobreza de sentimentos,
louvando-te o trabalho, entretanto, não olvides o apreço que se deve
àqueles outros que te menosprezam, auxiliando-te a descobrir os
tesouros da humildade e da tolerância.
Certa feita, um pedaço de carbono sumido no monturo pediu a Deus o
levasse para a superfície da Terra, a fim de ser mais útil. O Supremo
Senhor ouviu-lhe a súplica e determinou fosse ele detido no subsolo
para a devida maturação.
O minério humilde aceitou a resposta e permaneceu na clausura, por
séculos e séculos, suportando a química da natureza com o assalto
constante dos vermes que habitavam o chão.
Chegou, por fim, o tempo em que o Criador mandou arrancá-lo para
atender-lhe aos ideais. Instrumentos de perfuração exumaram-no a
golpes desapiedados e o lapidário cortou-lhe o corpo, de vários modos,
em minucioso burilamento.
Mas quando o carbono sublimado surgiu, de todo, aos olhos do mundo,
Deus o havia transformado no brilhante, que passou a brilhar, entre os
homens, parecendo uma flor do arco-íris com o fulgor das estrelas.

Heróis existem.

Você pode ser um deles.

Há pessoas que são consideradas heroínas porque salvaram

uma criança de afogamento, retiraram alguém das chamas,

seguraram quem caía do edifício, puseram-se à frente

dos que estavam sendo assaltados.

Elas tiveram instantes de coragem.

O que dizer, então, de quem tem inumeráveis momentos

de domínio de si mesmo ou de quem fez o bem

continuamente sem esperança de recompensa?

Você pode fazer isso.

É autêntico heroísmo cuidar bem de si mesmo.

O MAIOR SINAL

É Natal! ...
Fulgura a Divina Estrela sobre as vidas!...

Refletem-no, de algum modo, os semblantes:
dos pobres, dos ricos, dos bons, dos que se fazem maus...

Dos sábios e dos que ignoram.
Dos atentos, dos desligados.
Dos libertos, e por sua vez,
dos limitados de todo o jaez.

Há Natal em madeira de lei,
Natal em mesa de pinho.
Natal da mesa que derrama,
Natal da mesa que reclama,
Natal da água e do vinho.

Em Dezembro, perfumosas,
carregam as rosas da solidariedade.
Há preocupação. Há integração. Há siso.

Em luta inglória,
ainda persiste a frialdade.
Falso juízo.

No Natal, acordados, felizes,
dão-se os solidários incontidos.

À sombra, crendo-se remidos, outros espiam...
dos vitrais coloridos.

A disputar privilégios e haveres,
indiferentes quase, aos Sinais,
ébrios de ilusões, seguem muitos mais.

Dezembro!...
Revigora-se a Esperança!...
Alteia-se o Divino Canto,
o Convite do Amor não amado
em socorro a todo mal.

(Despertemos para o Grande Sinal!...)

ANTE AS PROVAS NECESSÁRIAS

Confessas-te, frequentemente, à beira do desânimo, à face
das alfinetadas morais que te ferem a alma sensível: a impensada
desconsideração de um amigo; a frustração de um negócio que te
propiciaria lucros sobre lucros; o comportamento infeliz de
companheiro determinado em experiências difíceis; a perda de condução;
a roupa estragada...

Esquecemo-nos habitualmente de que pequena invigilância é
suscetível de inclinar-nos aos desastres da alma, tanto quanto um
abuso no trânsito pode custar muitas vidas e recusamos os contratempos
educativos com que a vida nos abençoa, imunizando-nos contra males
maiores, descendo ao delírio e à irritação que bastas vezes precedem a
obsessão ou a delinquência.

Quando te vejas, assim, sob o impacto de aborrecimentos
claramente remediáveis pelas tuas atitudes de serenidade e de
paciência deixa que as asas de tua própria imaginação te conduzam aos
milhares de hospitais, consultórios médicos, clínicas de tratamento,
ambulatórios diversos e aposentos de enfermos, a fim de ver e escutar,
em espírito, tantos irmãos nossos que jazem comprometidos em
desequilíbrios orgânicos muitas vezes irreversíveis.

Visita, pelo menos mentalmente, os paralíticos, os
mutilados, os cegos, as mães sofredoras que suportam a penúria dos
filhos, como se trouxessem um punhal de fogo enterrado no coração; a
dor dos pais amorosos, tombados em pauperismo e moléstias, incapazes
de prover as necessidades do lar; os presidiários esquecidos, os
doentes em supremo abandono e aqueles outros companheiros nossos em
absoluta e desesperada exaustão que suspiram pela morte, como sendo a
esperada solução para os problemas aflitivos que lhes martirizam a alma.

Pensa, alguns momentos por dia, nas provações e nas
privações dos outros e aprenderás a somar as vantagens que te
felicitam a existência, verificando enorme saldo de bênçãos em teu
favor.

Então, compreenderás que ao invés de nos queixarmos do
mundo, ante as provas e as lutas que ainda nos incomodam, será talvez
o próprio mundo que possua motivos para queixar-se de nós.

AS PEQUENAS ATITUTES

Um cidadão chega à porta da Igreja e entra. Olha, à direta e à
esquerda. O homem com roupas sujas, maltrapilho, cheirando à álcool.
As pessoas tendem a recuar delas, por acharem que oferecem algum
perigo. O porteiro apenas lhe pergunta: O que o senhor quer? Ele
responde: “um copo dàgua”.
O homem apenas queria da igreja um copo de água. Ele não precisava de
conselhos, de perdão por estar embriagado, ele queria um copo de água
para beber. Estava quente, quentíssimo.

A água é uma necessidade básica. Para saciá-la é preciso bebê-la.
Aquele senhor precisa da igreja, um copo de água e de preferência
gelada. Por isso “que Jesus disse: “Se teu inimigo estiver com sede,
dá-lhes de beber”. Relato aqui, aquela criatura não é inimigo do povo
de Deus. Ele apenas queria um copo de água.

São das atitudes que irão amontoar brasas na cabeça de seu amigo, e de
seu inimigo. Porque o bem que se faz por atender uma necessidade,
jamais será esquecida. Tendes tudo feito pequenas atitudes ao próximo?
O mundo quer ver graves atitudes, e disso se gabam por vê-las.

Não serão assim com os filhos de Deus. A prática constante do bem
começa com as coisas que aparentemente são invisíveis aos olhos de
toda a sociedade, porém, bem aceito aquele que recebe a dádiva.

Portanto, amigo(a) para ser cristão, reserva-se apenas no fazer
constantemente pequenas atitudes de maneira que amontoe brasas vivas
na cabeça de seu inimigo. Desta forma vencerás o mal com o bem. Pense
nisso. Um grande abraço. No Senhor Jesus.

Dia de Ação de Graças

Graças, mil graças!

É tão bom agradecer ao Deus de amor
Pelas estrelas no firmamento em seu fulgor,
Bordando o céu, depois do ocaso,
Desaparecendo ao amanhecer
De um novo dia promissor.

O despertar com o canto do sabiá,
Raios de sol colorindo flores mil,
A passarada muito alegre a cantar,
Sobrevoando o vasto céu de anil.

O orvalho que refresca a noite quente,
A chuva mansa caindo sobre a terra,
Fazendo brotar toda semente,
Enchendo os rios que nascem lá na serra.

Os oceanos que guardam mil segredos,
Seus habitantes, sua diversidade,
Homens valentes, que, vencendo o medo,
Os enfrentam na maior facilidade.

O ar que respiramos, e o vento
Que ajuda o barco em alto mar,
Astros que circundam o firmamento,
Os frutos que a boa terra nos dá.

A energia do nosso corpo, apesar do tempo,
Nos ameaça com os males que advêm.
A restauração das enfermidades que teimam
Trazer-nos sofrimentos, angústias e desdém.

Mas sabemos pela imensa graça:
Recebemos tudo sem nada merecer,
E por mais que o ser humano faça,
Jamais conseguiria agradecer.

Não há com o que se entristecer.

Se você enxerga positivos os lances que tem à frente, os lances

negativos não acham porta para entrar em você.

São obrigados a ficar de fora, sem exercer influência sobre você.

Não dê chance ao que é negativo.

O negativo instala insatisfação onde entra, criando com a

continuidade, estados depressivos de difícil erradicação.

É como a moléstia, que, de início, pode ser extirpada facilmente,

mas que, se não tratada a tempo, torna-se de difícil cura.

Não formule o mal.

Por estar bem longe do mal é que você melhor

se sente nas belas planícies do bem.

ONDE MORA A FELICIDADE?

Você sabe onde mora a felicidade?
Sim, se você deseja encontrar a felicidade, primeiro é preciso saber
onde ela mora.

Talvez você nunca tenha pensado nisso, mas a felicidade pode ser
encontrada em vários lugares e revestida das mais variadas formas.

No entanto, é preciso procurar com sabedoria, para não seguir falsos
guias ou falsas trilhas.

Muitas vezes o prazer tem acenado para as pessoas que estão em busca
da felicidade, mas logo ele se vai, deixando rastros confusos e um
forte sabor de amargura.

Outras vezes a riqueza se diz proprietária da felicidade, mas nem
sempre consegue aprisionar essa fugitiva, que logo se vai, deixando
uma sensação de vazio naqueles que acreditam em suas falsas promessas.

Não raro, o poder, travestido de orgulho, se coloca como único
mensageiro da felicidade, iludindo aqueles que caem em suas malhas
cruéis.

Sem escrúpulos, a ambição desmedida tem se apresentado como guia capaz
de conduzir os interessados à morada da felicidade, mas, tão logo suas
vítimas abrem os olhos, já estão bem distantes do seu objetivo.

Outras vezes, a juventude, de combinação com a beleza física, arrebata
criaturas descuidadas que estão em busca da felicidade, para logo mais
abandoná-las, sem rumo e sem esperança, na estrada da desilusão.

Talvez seja por isso que a felicidade é o tesouro mais procurado e
mais dificilmente encontrado.

E você sabe por quê? Porque o homem a tem buscado em coisas
exteriores, situações passageiras ou em outras pessoas.

Com efeito, nem a riqueza, nem o poder, nem a juventude, nem mesmo
todas essas condições tão desejadas reunidas são condições essenciais
à felicidade...

Isso se pode constatar porque incessantemente se ouvem, no seio das classes
mais abastadas, pessoas de todas as idades se queixarem amargamente da
situação em que se encontram.

Quem deseja, sinceramente, ser feliz, sabe que a felicidade independe
de valores externos, mas é a somatória de vários fatores internos,
como o dever cumprido, a consciência tranqüila, a serenidade da alma.

Ao contrário do que se pensa, a felicidade não é ausência de
sofrimento, de dor, de obstáculos no caminho, mas é o estado da alma
que o ser conquista, apesar de todos os desafios naturais da caminhada.

Todos os grandes líderes da humanidade lutaram até atingir sua meta:
alcançar a felicidade possível, nesta vida de provas e expiações.

Buda renunciou a todo conforto principesco para conquistar a iluminação.
Maomé sofreu perseguições e permaneceu invencível até alcançar sua meta.
Gandhi foi preso inúmeras vezes, sem reagir, fiel aos planos de
não-violência e da liberdade para seu povo.

E Jesus preferiu a cruz infamante à mudar seu comportamento baseado no amor.

Como se pode perceber, a felicidade de cada indivíduo depende da fidelidade
que cada um tem para consigo mesmo e para com as metas que estabeleceu
para alcançá-la.

Assim sendo, a felicidade encontra morada onde quer que exista alguém
disposto a lhe dar guarida.

Pode ser num casebre ou numa mansão, num leito de dor ou num jardim de
alegrias, o importante é saber senti-la e saber cultivá-la.


"Na terra, a felicidade somente é possível quando alguém se esquece de
si mesmo para pensar e fazer tudo que lhe seja possível em favor do
seu próximo."

INDICAÇÃO

Tarefa que deixaste
Aguarda que a retornes.
Dever que abandonaste
Espera a tua volta.
Compromisso rompido
É obra inacabada.
Caminho á tua frente
É convite aos teus passos.
Não fujas ao suor
Do serviço constante.
A enxada em tuas mãos
Indica o que fazer.

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Mensagem do dia - A sua transformação já começou.

É difícil a sua transformação?
De fato, é.
Nada mais trabalhoso do que substituir velhos pensamentos;
não se deixar levar por costumeiras emoções;
permanecer firme numa disposição, quando nela já fracassou várias vezes;
antever o que pode resultar de um indeciso comportamento;
suportar dolorida carga de desentendimentos;
agir com amor, quando dele desdenham;
confiar em Deus nos momentos decisivos.
Ninguém nega isso.
Mas, uma vez que os cursos de longa duração têm
maior valor, imagine o valor desse curso de
mudança interior que dura toda a vida...
Se você hoje é melhor do que ontem,
a sua transformação já começou.

BOM DIA/27/11

Você pode ir mais longe.
Talvez você até pense que já fez tudo o que poderia fazer,
que já foi até onde dão as suas forças ou que deve
deixar o mundo como está, que não adianta mesmo
tentar ir adiante e que o melhor é não fazer nada.
Puro engano.
Você, por ter a vida, possui grandes reservas de força, de ação,
de realização, para usar no que a sua imaginação alcançar.
O desânimo, a desesperança não deve impedir a sua marcha.
Não os agasalhe.
Não se dê por vencido.
O de que você mais precisa é acreditar em si e pôr-se a agir.

Nossa Senhora das Graças

Em uma tarde de sábado, no dia 27 de novembro de 1830, na capela das Irmãs Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, Santa Catarina Labouré teve uma visão de Nossa Senhora. A Virgem Santíssima estava de pé sobre um globo, segurando com as duas mãos um outro globo menor, sobre o qual aparecia uma cruzinha de ouro. Dos dedos das suas mãos, que de repente encheram-se de anéis com pedras preciosas, partiam raios luminosos em todas as direções e, num gesto de súplica, Nossa Senhora oferecia o globo ao Senhor.

Santa Catarina Labouré relatou assim sua visão: "A Virgem Santíssima baixou para mim os olhos e me disse no íntimo de meu coração: 'Este globo que vês representa o mundo inteiro (...) e cada pessoa em particular. Eis o símbolo das graças que derramo sobre as pessoas que as pedem.' Desapareceu, então, o globo que tinha nas mãos e, como se estas não pudessem já com o peso das graças, inclinaram-se para a terra em atitude amorosa. Formou-se em volta da Santíssima Virgem um quadro oval, no qual em letras de ouro se liam estas palavras que cercavam a mesma Senhora: Ó Maria, concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós. Ouvi, então, uma voz que me dizia: 'Faça cunhar uma medalha por este modelo; todas as pessoas que a trouxerem receberão grandes graças, sobretudo se a trouxerem no pescoço; as graças serão abundantes, especialmente para aqueles que a usarem com confiança.' "

Então o quadro se virou, e no verso apareceu a letra M, monograma de Maria, com uma cruz em cima, tendo um terço na base; por baixo da letra M estavam os corações de Jesus e sua Mãe Santíssima. O primeiro cercado por uma coroa de espinhos, e o segundo atravessado por uma espada. Contornando o quadro havia uma coroa de doze estrelas.

A mesma visão se repetiu várias vezes, sobre o sacrário do altar-mor; ali aparecia Nossa Senhora, sempre com as mãos cheias de graças, estendidas para a terra, e a invocação já referida a envolvê-la.

O Arcebispo de Paris, Dom Quelen, autorizou a cunhagem da medalha e instaurou um inquérito oficial sobre a origem e os efeitos da medalha, a que a piedade do povo deu o nome de Medalha Milagrosa, ou Medalha de Nossa Senhora das Graças. A conclusão do inquérito foi a seguinte: "A rápida propagação, o grande número de medalhas cunhadas e distribuídas, os admiráveis benefícios e graças singulares obtidos, parecem sinais do céu que confirmam a realidade das aparições, a verdade das narrativas da vidente e a difusão da Medalha".

Nossa Senhora da Medalha Milagrosa é a mesma Nossa Senhora das Graças, por ter Santa Catarina Labouré ouvido, no princípio da visão, as palavras: "Estes raios são o símbolo das Graças que Maria Santíssima alcança para os homens."

Oração à Nossa Senhora das Graças
Ó Imaculada Virgem Mãe de Deus e nossa Mãe, ao contemplar-vos de braços abertos derramando graças sobre os que vo-las pedem, cheios de confiança na vossa poderosa intercessão, inúmeras vezes manifestada pela Medalha Milagrosa, embora reconhecendo a nossa indignidade por causa de nossas inúmeras culpas, acercamo-nos de vossos pés para vos expôr, durante esta oração, as nossas mais prementes necessidades (momento de silêncio e de pedir a graça desejada).

Concedei, pois, ó Virgem da Medalha Milagrosa, este favor que confiantes vos solicitamos, para maior Glória de Deus, engrandecimento do vosso nome, e o bem de nossas almas. E para melhor servirmos ao vosso Divino Filho, inspirai-nos profundo ódio ao pecado e dai-nos coragem de nos afirmar sempre como verdadeiros cristãos. Amém.

Rezar 3 Ave Marias. Depois: Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.

"QUASE"

Ainda pior que a convicção do não, a incerteza do talvez
é a desilusão de um "quase".
É o quase que me incomoda, que me entristece, que
me mata trazendo tudo que poderia ter sido e não foi.

Quem quase ganhou ainda joga,
quem quase passou ainda estuda,
quem quase morreu está vivo,
quem quase amou não amou.

Basta pensar nas oportunidades que escaparam
pelos dedos, nas chances que se perdem
por medo, nas idéias que nunca sairão do papel
por essa maldita mania de viver no outono.

Pergunto-me, às vezes, o que nos leva a escolher
uma vida morna; ou melhor, não me pergunto, contesto.
A resposta eu sei de cor, está estampada na distância
e frieza dos sorrisos, na frouxidão dos abraços,
na indiferença dos "bom dia", quase que sussurrados.
Sobra covardia e falta coragem até pra ser feliz.

A paixão queima, o amor enlouquece, o desejo trai.
Talvez esses fossem bons motivos para decidir
entre a alegria e a dor, sentir o nada, mas não são.
Se a virtude estivesse mesmo no meio termo,
o mar não teria ondas, os dias seriam nublados e
o arco-íris em tons de cinza.
O nada não ilumina, não inspira, não aflige, nem acalma,
apenas amplia o vazio que cada um traz dentro de si.

Não é que fé mova montanhas,
nem que todas as estrelas estejam ao alcance,
para as coisas que não podem ser mudadas
resta-nos somente paciência,
porém, preferir a derrota prévia à dúvida da vitória
é desperdiçar a oportunidade de merecer.

Pros erros há perdão; pros fracassos, chance;
pros amores impossíveis, tempo.
De nada adianta cercar um coração vazio
ou economizar alma.
Um romance cujo fim é instantâneo ou
indolor não é romance.
Não deixe que a saudade sufoque, que a rotina
acomode, que o medo impeça de tentar.

Desconfie do destino e acredite em você.
Gaste mais horas realizando que sonhando,
fazendo que planejando, vivendo que esperando
porque, embora quem quase morre esteja vivo,
quem quase vive já morreu!!

Expanda a sua força.

A sua força flui e reflui em obediência ao seu pensar.
Se você tem certeza de que alcançará o objetivo e alegrar-se-á com os resultados, a força interna sente um forte chamado e se põe em atividade; se tem dúvidas, ela treme; e, se está convicto do insucesso, ela se anula.
Creia que pode realizar as aspirações do seu coração, o que para você é bom, justo e verdadeiro. Quando você crê a crença impele as forças, e essas, a ação e a efetivação.
Use a sua força.
As esperanças no resultado despertam a força da alma.

TER ESPERANÇAS

SENHOR DEUS!

Tenho necessidade de pôr uma forte esperança no peito.
Esperança de uma vida nova de maiores oportunidades e de mais alegria.

Luto, trabalho, sofro, espero, mas o meu pensamento, em primeiro lugar, está voltado para Ti, porque de Ti vêm as maravilhas da vida. Para que elas apareçam, tenho que crer, proclamar, manifestar, porque a crença é a força que as atrai. Assim, proclamo a minha fortaleza, para que a confirmes, e mais forte me tornes. Proclamo a minha luz para que ela, procedente de Ti, mostre-me como ser e fazer; proclamo o meu autocontrole e energia, para que, abençoados por Ti, resultem-me em paciência e decisão.
Abençoa as minhas capacitações, ó Deus, para que cresçam sempre; mas, oferta-me o Amor, que afasta o orgulho e fortalece as esperanças.

Neste momento, o meu coração, refeito, vem agradecer-Te. Obrigado, Senhor, muito obrigado!

PROGRAMA PARA PERDOAR

"... Perdoai e sereis perdoados." (Lucas - 6:37)

Esforce-se para impedir que a ofensa
se converta em mágoa.
Silencie o sucesso infeliz em que
se viu envolvido.
Acautele-se, face aos comentários
que lhe tragam os maledicentes
e os levianos.
Reflita, maduramente, valorizando
o ensejo e retirando proveito da
lição que o alcança
em forma de sofrimento.
Se você é inocente, exulte.
Se é culpado, tranqüilize-se diante
do pagamento.
Não fique remoendo, mentalmente,
o acontecido.
Pense na hipótese de o seu
agressor estar enfermo.
A posição da vítima é sempre melhor.
Enseje ao desafeto oportunidade para
a reparação e o retorno.
Se tudo estiver, aparentemente,
contra você, fiscalizado por uns,
perseguido por outros,
mantenha inalterada sua confiança
em Deus, que tudo sabe.
Desgraça verdadeira é perseguir,
inquietar, comprazer-se na dor alheia,
envenenar-se com o azedume
e a cólera.
Perdoando, você estará sempre
em paz, podendo auferir mais
tarde as vantagens de haver sido
enganado, perseguido ou ultrajado,
com o espírito livre de outros débitos,
de que, então, se encontrará liberado.

Vá dizendo que as coisas mudam.

Às vezes, as coisas estão longe do que você gostaria,

mas você vai dizendo que tudo está bem e,

aos poucos, ou, de repente, surge

a melhoria inesperada.

Acontece que, havendo uma disposição positiva em você,

as coisas têm que, por força da vida, a ela se ajustarem.

Ademais, mesmo que permaneçam como antes,

o seu pensamento de "estar bem" torna você

insensível ao desgosto, ao mal, e

deixa-o permanentemente bem.

Diga, então, sempre estar bem, em condições

propícias de vencer, e as coisas se

ajustarão ao seu ritmo mental.

Quem diz "estar bem" fica bem.

Não Somente por um dia.

Meditando na madrugada, Pensando nos problemas da humanidade
meu sono perdido,
Pensei na falta de amor entre os seres humanos
Cadê a fraternidade? Onde andam as amizades?
Aquelas de verdade?
O que se vê são tantas falsidades!
Após minhas orações, desejei ardentemente
Que a Paz pudesse reinar nos corações!
A esperança fizesse morada em cada vida!
Que os lares fossem abençoados... Felizes!
Que houvesse compreensão, amor e pão!
Peguei-me então a desejar
Oh que bom seria se ao amanhecer de cada dia
Todos tivesse Esperança, Saúde...Alegria,
Não somente por um dia, para sempre!
E que a paz em todos reinasse, fizesse morada e ali habitasse!
Não escutasse nenhuma noticia de assalto
Nenhuma criança ferida, e nenhuma abandonada!
E todos os idosos tivessem atendimento e morada
e fossem queridos pelas famílias!
Que todas as bocas fossem alimentadas
Que as nações vivessem em paz!
Que no transito tivesse calmaria, sem acidentes,
Todos fossem prudentes
Com educação e conscientes!
E nos lares? Muito amor... nada mais... Só Amor e Paz!
Sei que este meu desejo
É quase uma utopia
Neste mundo tão triste de rancor e agonia!
Mas existe um amor maior e Supremo!
O Deus, que enviou seu filho, Jesus, O Nazareno!
Para demonstrar que tudo é possível ao que crê ao que ama de verdade!
Viva o Amor! Viva a Felicidade!

Receita para eliminar manchinhas da alma

Receita para eliminar manchinhas da alma
Ingredientes:
1 litro de ternura
1 litro de óleo concentrado de paciência
1 quilo de perdão em pó
1 litro de essência de amizade
2 litros de bom-humor
3 litros de extrato concentrado de solidariedade humana
1 litro de esperança
2 litros de tolerância
10 pitadas de sorrisos espontâneos
2 litros de essência de Amor Universal
1 folha de papel de carinho do seu tamanho.
Modo de Fazer:
Misture o amor, o perdão e os sorrisos espontâneos no caldeirão que se
encontra no fundinho do seu coração.
Passe os outros ingredientes por uma peneira bem grossa e adicione-os
aos do caldeirão.
Leve o caldeirão ao fogo alto da sua bondade, mexendo sempre até
alcançar o ponto de pasta cremosa. Deixe a pasta esfriar, até ficar
morninha.
Abra a folha de papel de carinho e besunte-a com a pasta.
Deite-se sobre a folha de papel de carinho e enrole-se nela.
Suspire bastante, profundamente.
Relaxe.
Pense em momentos alegres que fizeram com que você risse sonoramente.
Pense naqueles outros que fizeram com que você se derretesse de ternura.
Sinta o gosto de mel de abelhas .
Sinta o perfume das flores que você acha bonitas.
Sinta a temperatura de uma noite de verão estrelada.
Ouça a música alegre do rouxinol.
Mantenha o seu coração pleno de emoções boas.
Aguarde até que a pasta cremosa e a folha de papel de carinho tenham
sido completamente absorvidas.
Resultado:

Você perceberá que todas aquelas manchinhas que o(a) aborreciam em
relação ao próximo, ao bem-conviver, terão desaparecido.
Caso uma ou outra persista, repita a receita .
Elas desaparecerão por completo e
VOCÊ será FELIZ.

A RESPOSTA

Desolada mulher desprendeu-se da Terra e achou-se à frente de Jesus,
suplicando:
- Senhor, compadece-te de mim! O mundo me atormenta e a vida fez-me
escrava... Tenho um filho que incessantemente me fere o coração...
Esperei-o com os melhores sonhos, embalei-o nos braços... Entretanto,
encontro nele o meu suplício. Por que isso, amado Amigo? Por que
tanto sofrimento em troca de tamanha abnegação?
O Eterno Benfeitor acariciou-lhe a cabeça dolorida e explicou:
- Filha, só o amor pode educar os filhos de Deus. Que seria do
trnnco se a terra não o suportasse ou do ninho sem que a ramada lhe
resguardasse a esperança?
- Mas, Senhor, e comigo?!... Quem teria colocado em meus braços
semelhante martírio? Quem talvez, por engano, terá situado em meu
peito esse filho difícil e indiferente, acreditando que o meu amor de
mulher ignorante e frágil conseguisse educá-lo?
Foi então, com grande serpresa, que a pobre mãe escutou de Jesus estas
simples palavras:
- Minha filha, fui eu.

AGRADECER...

Por falar nisso, você tem agradecido ao Criador do universo,
por todas as coisas que acontecem em sua vida?

Agradecer pela manhã, por mais uma oportunidade de estar vivo
para mais um dia.

No final do dia agradecer por todos os desafios e obstáculos
que surgiram no caminho.

Pois sem eles não seríamos capazes de crescer, de evoluir.

Nós somos educados, treinados, adestrados, para pedir.

Pedir menos sacrifícios, pedir caminhos mais suaves, soluções
para nossas dificuldades.

Pedimos bênçãos, graças, alegrias, saúde, felicidade.



E quando recebemos o que havíamos pedido? Agradecemos?

Talvez você não concorde com minha maneira de pensar e escrever.

Como disse Fernando Pessoa, existem: MANEIRAS DE VER.

Onde você vê um obstáculo, alguém vê o término da viagem e o
outro uma chance de crescer.

Onde você vê um motivo pra se irritar, alguém vê a tragédia
total e o outro vê uma prova para sua paciência.

Onde você vê a morte, alguém vê o fim e o outro vê o começo de
uma nova etapa.

Onde você vê a fortuna, alguém vê a riqueza material e o outro
pode encontrar a dor e a miséria total.

Onde você vê a teimosia, alguém vê a ignorância e o outro pode
compreender as limitações do companheiro, percebendo que cada qual
caminha em seu próprio passo e que é inútil querer apressar o passo do
outro, a não ser que ele deseje isso.

Cada qual vê o que quer, pode ou consegue enxergar.

Porque nós somos do tamanho do que vemos e não do tamanho da
nossa altura.


Deixar nossa cabeça desligar-se um pouco do trabalho, das
preocupações e problemas.

Vamos mudar nossa maneira de ver ?

E começar essa semana com toda energia, coragem e vontade de
vencer, crescer, superar!

Pense nisso ...

CONFIANÇA

Apóia-te na fé em Deus e segue adiante.


No mundo ou no Além, cada problema tem a justa solução..


A confiança no Pai, porém, é fator que nos fortalece, a fim de
vencermos as provas e conquistarmos a paz.


O desânimo não resolve.


A revolta agrava ainda mais as situações difíceis.


Procura no amor e na compreensão, as fontes inspiradoras que te
ajudarão a vencer as provas de agora.


Quando estados de alma negativos te ameaçarem o equilíbrio, recorda os
luminares da humanidade que, entre outras dores e obstáculos, venceram
o mundo com a fé em Deus e o coração fortalecido no irrestrito amor.

Maledicência - Não fales mal de ninguém

Toda pessoa não suficientemente realizada em si mesma tem a instintiva
tendência de falar mal dos outros.
Qual a razão última dessa mania de maledicência?
É um complexo de inferioridade unido a um desejo de superioridade.
Diminuir o valor dos outros dá-nos a grata ilusão de aumentar o nosso
valor próprio.
A imensa maioria dos homens não está em condições de medir o seu valor
por si mesma. Necessita medir o seu próprio valor pelo desvalor dos
outros.
Esses homens julgam necessário apagar as luzes alheias a fim de
fazerem brilhar mais intensamente a sua própria luz.
São como vaga-lumes que não podem luzir senão por entre as trevas da
noite, porque a luz das suas lanternas fosfóreas é muito fraca.
Quem tem bastante luz própria não necessita apagar ou diminuir as
luzes dos outros para poder brilhar.
Quem tem valor real em si mesmo não necessita medir o seu valor pelo
desvalor dos outros.
Quem tem vigorosa saúde espiritual não necessita chamar de doentes os
outros para gozar a consciência da saúde própria.
As nossas reuniões sociais, os nossos bate-papos são, em geral,
academias de maledicência.
Falar mal das misérias alheias é um prazer tão sutil e sedutor -
algoparecido com whisky, gin ou cocaína - que uma pessoa de saúde
moral precária facilmente sucumbe a essa epidemia.
A palavra é instrumento valioso para o intercâmbio entre os homens.
Ela, porém, nem sempre tem sido utilizada devidamente.
Poucos são os homens que se valem desse precioso recurso para
construir esperanças, balsamizar dores e traçar rotas seguras.
Fala-se muito por falar, para "matar tempo". A palavra, não poucas
vezes, converte-se em estilete da impiedade, em lâmina da maledicência
e em bisturi da revolta.
Semelhantes a gotas de luz, as boas palavras dirigem conflitos e
resolvem dificuldades.
Falando, espíritos missionários reformularam os alicerces do
pensamento humano.
Falando, não há muito, Hitler hipnotizou multidões, enceguecidas, que
se atiraram sobre outras nações, transformando-as em ruínas.
Guerras e planos de paz sofrem a poderosa influência da palavra.
Há quem pronuncie palavras doces, com lábios encharcados pelo fel.
Há aqueles que falam meigamente, cheios de ira e ódio. São enfermos em
demorado processo de reajuste.
Portanto, cabe às pessoas lúcidas e de bom senso, não dar ensejo para
que o veneno da maledicência se alastre, infelicitando e destruindo
vidas.
Pense nisso!
Desculpemos a fragilidade alheia, lembrando-nos das nossas próprias fraquezas.
Evitemos a censura.
A maledicência começa na palavra do reproche inoportuno.
Se desejamos educar, reparar erros, não os abordemos estando o
responsável ausente.
Toda a palavra torpe, como qualquer censura contumaz, faz-se hábito
negativo que culmina por envilecer o caráter de quem com isso se
compraz.
Enriqueçamos o coração de amor e banhemos a mente com as luzes da
misericórdia divina.
Porque, de acordo com o Evangelho de Lucas, "a boca fala do que está
cheio o coração".

PALAVRAS DE VIDA ETERNA

Ser humilde não significa negar o seu próprio valor,
abrir mão da auto-estima e da autoconfiança.
Ao contrário, sabendo-se que a palavra humildade deriva
de humus, quer dizer, fértil, é necessário que se potencialize
esse dom fecundo, direcionando sua força para o exercício do bem.

Jesus, homem-Deus, foi o exemplo máximo de humildade
(" eu vim para servir, e não para ser servido") e de fertilidade:
trouxe palavras de vida eterna.
Quando partiu o pão, dizendo que era seu corpo, os discípulos
se assustaram,e parece que alguns deles até pensaram
em afastar-se. Mas,caindo em si, apressaram-se
a perguntar ao Mestre: " Para onde iremos, se só Tu tens
palavras de vida eterna?"

Deus, Nosso Guia!

"Instruir-te-ei e te ensinarei o caminho que deves seguir;
e, sob as minhas vistas, te darei conselho."
Salmo 32.8

Com minha pele clara e meus cabelos loiros, não podia esconder o fato
de que era uma estrangeira no norte da China.
Minha companheira de viagem se destacava ainda mais porque, além do
seu cabelo claro, era também alta.
Tentamos nos ajustar, aprendendo algumas frases em mandarim e
observando os costumes locais.
Mesmos assim, tudo era desconhecido; estávamos conscientes de que não
estávamos em casa.

Uma tarde, fomos passear em um mercado lotado em Pequim.
De repente, fiquei em pânico porque perdi minha amiga de vista.
Estava sozinha, a milhares de quilômetros de casa.
Fiquei num canto, examinando lentamente o local, mas não conseguia achá-la.

Então, uma mulher chamou minha atenção e apontou para o lugar onde
minha amiga havia se agachado para examinar alguma coisa.
Aliviada e agradecida, olhei para a desconhecida e acenei com gratidão.

Sua bondade fez me lembrar de que Deus conhece cada um de meus passos
quando viajo por este mundo desconhecido, longe de meu lar eterno.
Deus conhece cada uma de minhas necessidades antes mesmo que eu as
conheça.
Ele conhece a situação de cada um e espera que eu procure Sua orientação.

O Amor

"Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que, a seu tempo,
vos exalte;" I Pe 5:6

Meu dia começou a azedar quando vi meu menino de seis anos com um galho
cheio de minhas azáleas.

- Posso levar estas flores para a escola? Ele pediu.

Com um aceno de mão, eu o mandei para fora. Me virei para que ele não
percebesse as lágrimas em meus olhos. Eu adoro aquela azálea. Eu toquei no
galho quebrado como que a dizer-lhe silenciosamente: - Sinto muito.

Para complicar um pouco mais o meu dia, a máquina de lavar quebrou e quando
Jonathan perguntou o que eu faria para o almoço, percebi que estava com a
geladeira vazia e não tinha muitas opções.

Dias como este me fazem querer parar e desistir de tudo. Eu apenas queria
fugir até as montanhas, me esconder em uma caverna e nunca mais colocar a
cara pra fora.

De algum modo eu consegui arrastar a roupa molhada até o tanque. Eu passei a
maior parte do dia lavando roupa e pensando em como o amor tinha
desaparecido de minha vida.

Quando eu terminei de pendurar a última das camisas de meu marido, olhei o
relógio: duas e meia. Eu estava atrasada. A aula de Jonathan terminava às
2:15. Fui correndo para a escola.

Ofegante, bati na porta da sala e olhei através do vidro. A professora fez
sinal para que eu esperasse. Ela disse algo a Jonathan e entregou para ele e
para outras duas crianças, lápis de cera e uma folha de papel.

O que virá agora? Eu pensei quando, através da porta, ela pediu que eu
entrasse na sala.

- Quero lhe falar sobre o Jonathan. Ela disse.

Me preparei para o pior. Nada mais me surpreenderia naquele dia.
- Você sabe das flores trazidas por Jonathan à escola hoje? Ela perguntou.

Eu respondi que sim, lembrando de meu arbusto favorito e tentando esconder a
mágoa em meus olhos. Eu olhei de relance para meu filho que estava ocupado
colorindo um desenho. Seu cabelo ondulado estava muito comprido e caía em
sua testa. Seus olhos azuis brilhavam enquanto admirava sua obra.

- Deixe-me contar sobre o que aconteceu ontem. - A professora continuou -
Está vendo aquela menina?

Eu olhei para a menina que ria divertida, apontando um desenho na parede e
assenti.
- Bem, ontem estava quase histérica. Seus pais estão atravessando um momento
muito difícil, estão se divorciando. Ela disse que não queria mais viver. E
disse bem alto, com o rosto escondido entre as mãozinhas, para toda a sala
ouvir: "ninguém me ama". Eu fiz tudo o que pude para consolar, mas parecia
que nada mais importava.

- Eu achei que você queria me falar sobre Jonathan. Eu interrompi.

- Eu vou. - Ela disse - Hoje seu filho entrou e foi direto até ela. Ele a
entregou algumas bonitas flores e sussurrou "eu te amo".

Senti meu coração inchar-se de orgulho com o que meu filho tinha feito. Eu
sorri para a professora.

- Obrigada. - eu disse, puxando Jonathan pela mão - Você salvou o meu dia.

Mais tarde, eu arrancava ervas daninhas em torno de meu desequilibrado
arbusto de azaléa. Pensando no amor que Jonathan demonstrou pela menina, um
verso bíblico me veio à memória: ". estes três permanecem: a Fé, a Esperança
e o Amor. Mas o maior de todos é o amor."

Enquanto meu filho tinha colocado o amor na prática, eu tinha apenas sentido
raiva.

Eu ouvi o barulho familiar do carro de meu marido entrando na garagem.

Eu arranquei um pequeno galho de azáleas e corri até ele.

Eu senti a semente do amor que Deus plantou em minha família recomeçar a
florescer em mim. Meu marido arregalou os olhos de surpresa quando eu lhe
entreguei as flores e disse "Eu te amo."


"Ouve, Senhor, a minha oração, e inclina os teus ouvidos ao meu clamor; não
te cales perante as minhas lágrimas, porque sou para contigo como um
estranho, e peregrino como todos os meus pais." Sl 39:12



Quero trazer a memória aquilo que me dá esperança

Que a Graça e a Paz de Cristo Esteja Sempre Contigo

Não hesite em querer a paz.

Tudo o que você mais precisa já está dentro de você.

Procure e achará.

Para fazer com que apareçam os sorrisos e

as ações agradáveis, busque a sua essência,

os seus recursos internos, que são imensos.

Descubra o que perturba você, o que deixa

no seu coração um pó negro, e elimine isso.

Convença-se de que você pode e deve ser melhor.

Então sentirá uma potente energia presente

nos seus pensamentos e emoções.

Não carregue o desânimo.

A sua paz depende da sua boa vontade, assim como

a obra depende das disposições do construtor.

A procura da felicidade

Um homem não conseguia encontrar a felicidade em lugar nenhum.
Um dia ele resolveu sair pelo mundo à procura da felicidade.
Fechou a porta da sua casa e partiu com a disposição de percorrer
todos os caminhos da terra até encontrar o lugar de ser feliz.
Aonde chegava reunia um grupo a quem explicava os planos que tinha
para ser feliz.
Afirmava que seus seguidores seriam felizes na posse de regiões gigantescas,
onde haveria montes de ouro.
Mas o povo lamentava e ninguém o seguia.
No dia seguinte novamente partia.
Assim, foi percorrendo cidades e cidades, de país em país, anos a fio.
Mas um dia percebeu que estava ficando velho sem ter encontrado a felicidade.
Seus cabelos tingiam-se de branco, suas mãos estavam enrugadas,
suas roupas esfarrapadas, os calçados aos pedaços.
Além disso, estava cansado de procurar a felicidade, tão inutilmente.
Enfim, depois de muito andar, parou em frente de uma casa antiga.
As janelas de vidro estavam quebradas, o mato cobria o canteiro do jardim,
a poeira invadia quartos e salas.
Ele olhou e pensou que ali, naquela casa desprezada e sem dono,
ele construiria a sua felicidade: arrumaria o telhado,
colocaria vidro nas janelas, pintaria as paredes, cuidaria do jardim.
"Vou ser feliz aqui" disse ele.
E o homem cansado foi andando até chegar a porta.
Quando entrou, ficou imóvel, perplexo!
Aquela era a sua própria casa, que ele abandonou há tantos
anos à procura da felicidade.
Então ele compreendeu que de nada tinha adiantado dar a volta ao mundo,
pois a felicidade estava dentro da própria casa e ele não tinha percebido.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Mensagem do dia - Cuide bem de si mesmo.

Heróis existem.
Você pode ser um deles.
Há pessoas que são consideradas heroínas porque salvaram
uma criança de afogamento, retiraram alguém das chamas,
seguraram quem caía do edifício, puseram-se à frente
dos que estavam sendo assaltados.
Elas tiveram instantes de coragem.
O que dizer, então, de quem tem inumeráveis momentos
de domínio de si mesmo ou de quem fez o bem
continuamente sem esperança de recompensa?
Você pode fazer isso.
É autêntico heroísmo cuidar bem de si mesmo.

BOM DIA/26/11

Movimente a sua capacidade de entendimento e compreensão.
Entenda e compreenda.
O entendimento é da mente, e a compreensão, do coração.
Uma situação pode estar clara na sua mente, sem que reste
dúvida alguma sobre o que foi feito, dito ou ouvido.
Mas, com a compreensão, você vai mais além.
Ela penetra nas razões profundas de onde se
originam os procedimentos e põe ali o amor.
Um amor que lhe faz sentir o que o
outro sente e justifica-lhe as ações.
Use a compreensão com abundância.
Se compreender é mais entender,
amar é ainda mais do que compreender.

Olhe para trás!

Está vendo o caminho percorrido? Entre quedas e tropeços, subidas e descidas, momentos bons e ruins, chegamos até aqui.

Vivemos histórias que não pertencem a ninguém mais. Guardamos na memória fatos que máquina nenhuma no mundo conseguirá revelar: fazem parte das nossas lembranças, nossos passos e da pessoa única que somos.

Mas, infelizmente, temos o hábito de guardar cicatrizes do que nos fez infelizes e olharmos como uma lembrança distante e apagada o que nos deu alegria. É possível ressentir uma grande dor com grande intensidade, trazendo à tona as mesmas emoções vividas, mas como é difícil ressentir do mesmo jeito uma felicidade que um dia nos fez vibrar!

O ideal seria inverter as situações. Guardar na pele e na alma cicatrizes do que nos fez bem e nos lembrar do mal sem muita nitidez. Guardar das pessoas o lado bom, o bem que nos fizeram e o que de bom vivemos juntos. Talvez devesse constar com mais freqüência as palavras "perdão" e "compreensão" no nosso dicionário.

De vez em quando, digo, olhe para trás! Mas não se volte completamente. Olhe apenas o bastante para se lembrar das suas lições para que estas te sirvam no presente. Não lamente o que ficou, o que fez ou deixou de fazer. O que é importante seu coração carrega.

Olhe diante de si! Há esse véu encobrindo o que virá, deixando entrever apenas o que seus sonhos permitem. Mas existe dentro de você uma sabedoria de alguém que desbravou alguns anos da história. Existe dentro de você uma força que te torna capaz!

O dia chega insistente como as marés do oceano. Às vezes calmo, outras turbulento, mas presente sempre. Vivo sempre. Cada noite dormida é uma vitória, cada manhã, um novo desafio. E você nunca está sozinho, mesmo quando se sente solitário. Todo o seu passado está gravado em você, como gravadas estão as pessoas que você amou.

Levante esse véu pouquinho a pouquinho a cada amanhecer; sem pressa, saboreando a vida como uma aventura, nem sempre como um mar calmo e tranqüilo, mas possível, muito possivelmente vitoriosa. Construa hoje as suas marcas de amanhã.

UM HOMEM RICO

Apenas recentemente percebi que eu sou um homem muito rico.
Não da maneira definida pela sociedade.
Eu não tenho uma grande casa, um belo carro ou muito dinheiro.
Pode ser que, no futuro, eu tenha algumas destas coisas.

Ainda assim, eu sou um homem muito rico.

Tem vezes que chego a me sentir o homem o mais rico do mundo.


Minha riqueza vêm do coração e da alma e não do dinheiro.


Quando saio de casa pela manhã e ouço os pássaros cantar seus elogios à Deus, eu sei que sou um homem rico.

Quando olho para o céu e percebo a gloriosa beleza de um nascer do sol ou de um por do sol, eu sei que sou um homem rico.

Quando minhas crianças me dão um abraço ou quando minha esposa me acaricia, eu sei que sou um homem rico.

Quando ouço aquelas palavras mágicas "eu te amo" sussurradas em minha orelha, eu sei que sou um homem rico.

Quando meus cães lambem minha mão e saltam abanando o rabo alegremente, eu sei que sou um homem rico.

Quando posso encorajar e ajudar a um amigo ou trazer alegria para uma outra pessoa, eu sei que sou um homem rico.

Quando escrevo estas palavras e sei que podem ajudar a alguém por aí a perceber o quanto são ricas, eu sei que sou um homem rico.

Lembre-se do quanto você tem de riqueza nesta vida.
O amor e a alegria e a família e os amigos valem mais do que qualquer quantidade de dinheiro.

A própria vida é um presente sem preço nos dado por Deus.
Aproveite as verdadeiras riquezas da vida.
Comemore o tesouro de sua existência.
No final, a única riqueza que você pode levar contigo deste mundo é o amor, a alegria, e a felicidade que você criou nela.

Toque a vida para a frente.

Você não precisa estar a todo momento pedindo ajuda, como se a sua mente estivesse numa cadeira de rodas.
Você tem forças próprias para levar-se avante. É você um gerador de oportunidades, de realizações incontáveis e de levantamentos nas quedas mesmo que parta do zero.

Olhe para a sua potência interior, ponha-se a acreditar no que pensa, assente as bases do seu amanhã e, se vierem, agradeça os apoios.
Se a sua vida não anda por conta própria, empurre-a.
Para quem realmente quer, não há barreiras intransponíveis.

Ó DEUS!

Venho sentindo a dor física. A dor angustia o meu espírito e torna difícil o raciocínio. Retira-me o ânimo, constrange, aperta e traz desilusão.
Devo reconhecer, mesmo com dificuldades, que toda dor é passageira, o que começa a me consolar. Mas preciso eliminá-la depressa e para isso recorro a Ti. Imagino, agora, um facho luminoso, saindo das Tuas mãos em direção a essa dor. Sinto agindo o poder da Tua luz, eliminando a dor, adentrando e revitalizando as células, envolvendo o lugar com ação balsâmica e anestesiante. Permaneço pensando que melhorias estão acontecendo e prossigo com o exercício. Considero-me possuído da Tua força, o que me conforta enormemente e afasta os maus pensamentos. Fico o máximo possível neste preenchimento interior e chego ao ponto de agradecer a presença da dor, que me educa. Obrigado! Obrigado!

Aceita o dia

Aceite o dia como ele chega para você, não faça pré-julgamentos, nem antecipe situações.
Faça de conta que este é o primeiro dia da sua vida,
ainda meio inexperiente, sem reações pré-determinadas.
Tem gente que anda tão "armada",
que dá "patada" até em quem só quer fazer o bem,
desconfia de tudo e de todos, tem medo até de falar,
não aceita palpites, nem ouve conselhos,
se julga pronto, experiente e calejado pela vida.

E lá vem a vida dar uma nova rasteira,
na verdade lições que precisamos aprender,
a vida não julga, ensina o que mesmo sem saber,
buscamos aprender,
pois é certo que colhemos o que plantamos.

Por isso, DESARME-SE!
Ouça as pessoas, procure falar mais baixo, mais devagar,
ouça a sua própria voz.
Palavras lançadas não voltam mais, e as vezes, você sabe,
ferem mais do que facadas, incomodam mais do que ferrão de abelha,
doem na alma e não cicatrizam tão cedo.

Por isso, hoje é o seu primeiro dia de vida,
e como não sabemos se será ou não o último,
melhor aproveitar da melhor maneira possível.

A vida é muito breve, um sopro na poeira do tempo,
por que perder tempo com discussões tolas,
descobrindo quem tem ou não razão?
A razão é aquela amiga que nos puxa pela orelha e diz:
Vai tonto, vai ser feliz!
então, ouça o conselho da razão!

SER ESPECIAL

SER ESPECIAL !!!Ser especial, só especial é...Ter um sonho que se
realiza no meio de muitas tormentas, Ter um momento de luz no meio da
escuridão, Ter humildade para voltar no caminho, Ter sabedoria para
escolher a melhor hora para seguir.Ser especial, só especial é...
Poder sentir o amor nas veias que pulsam, Sempre chamando e dizendo:
Viva! É a vida que te chama sempre, aproveita esse momento e
reflita.Quanto você já fez por seus sonhos, para encontrar a sua vida?
Quantas lágrimas já derramou no seu caminho? Quantas vezes caminhou
sozinho? Especial é ter luz, Sentir a calma, Deixar que a angústia
não lhe derrube, Ter forças para lutar. É saber sorrir da tristeza
quando ela te angustia, É saber caminhar sozinho, sem muletas, É saber
ouvir o silêncio, É saber calar na multidão. Ser especial, só especial
é... Refletir sempre... Sentir infinitamente... Viver eternamente, E
sonhar...

Jesus Cristo Rei do Universo

celebração da Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo, fecha o Ano Litúrgico onde meditamos, sobretudo no mistério de sua vida, sua pregação e o anúncio do Reino de Deus.

Durante o anúncio do Reino, Jesus nos mostra o que este significa para nós como Salvação, Revelação e Reconciliação ante a mentira mortal do pecado que existe no mundo.

Jesus responde ao Pilatos quando pergunta se na verdade Ele é o Rei dos judeus: "Meu Reino não é deste mundo. Se meu Reino fosse deste mundo, meus súditos teriam combatido para que não fosse entregue aos judeus. Mas meu Reino não é daqui" (Jo 18, 36).

Jesus não é o Rei de um mundo de medo, mentira e pecado, Ele é o Rei do Reino de Deus que traz e ao que nos conduz.

Cristo Rei anuncia a Verdade e essa Verdade é a luz que ilumina o caminho amoroso que Ele traçou, com sua Via Crucis, para o Reino de Deus. "Tu o dizes: eu sou rei. Para isso nasci e para isto vim ao mundo: para dar testemunho da verdade. Quem é da verdade escuta minha voz." (Jo 18, 37)

Jesus nos revela sua missão reconciliadora de anunciar a verdade ante o engano do pecado. Assim como o demônio tentou Eva com enganos e mentiras para que fora desterrada, agora Deus mesmo se faz homem e devolve à humanidade a possibilidade de retornar ao Reino, quando qual cordeiro se sacrifica amorosamente na cruz.

Esta festa celebra Cristo como o Rei bondoso e singelo que como pastor guia a sua Igreja peregrina para o Reino Celestial e lhe outorga a comunhão com este Reino para que possa transformar o mundo no qual peregrina.

A possibilidade de alcançar o Reino de Deus foi estabelecida por Jesus Cristo, ao nos deixar o Espírito Santo que nos concede as graças necessárias para obter a Santidade e transformar o mundo no amor. Essa é a missão que lhe deixou Jesus à Igreja ao estabelecer seu Reino.

Pode-se pensar que somente se chegará ao Reino de Deus após passar pela morte mas a verdade é que o Reino já está instalado no mundo através da Igreja que peregrina ao Reino Celestial.

Justamente com a obra de Jesus Cristo, as duas realidades da Igreja -peregrina e celestial- enlaçam-se de maneira definitiva, e assim se fortalece a peregrinação com a oração dos peregrinos e a graça que recebem por meio dos sacramentos. "Quem é da verdade escuta minha voz."(Jo 18, 37) Todos os que se encontram com o Senhor, escutam seu chamado à Santidade e empreendem esse caminho se convertem em membros do Reino de Deus.

"Por eles eu rogo; não rogo pelo mundo, mas pelos que me deste, porque são teus, e tudo o que é meu é teu e tudo o que é teu é meu, e neles sou glorificado.

Já não estou no mundo; mas eles permanecem no mundo e eu volto para ti.

Pai santo guarda-os em teu nome que me deste, para que sejam um como nós.

Não peço que os tires do mundo, mas que os guarde do Maligno.

Eles não são do mundo como eu não sou do mundo.

Santifica-os na verdade; a tua palavra é verdade." (Jo 17, 9-11.15-17)

Esta é a oração que recita Jesus antes de ser entregue e manifesta seu desejo de que o Pai nos guarde e proteja.

Nesta oração cheia de amor para nós, Jesus pede ao Pai para que cheguemos à vida divina pela qual se sacrificou:

"Pai santo, cuida em seu nome aos que me deste, para que sejam um como nós".

E pede que apesar de estar no mundo vivamos sob a luz da verdade da Palavra de Deus.

Assim Jesus Cristo é o Rei e o Pastor do Reino de Deus, que nos tirando das trevas, nos guia e cuida em nosso caminho para a comunhão plena com Deus Amor.

ESTA É UMA LIÇÃO DE VIDA, AMOR E FÉ

A vida sempre nos oferece inúmeras lições, ensinando como bem
vive-la. Sempre dependerá de nosso livre arbítrio segui-las
convenientemente, para bem a vivermos.
Existem pessoas que apenas procuram espalhar intrigas,
cizânias, e perdem seu tempo maquinando maldades e procurando tudo
polemizar. São vidas que nos passam lições de como não se deve viver a
vida.
Contudo, existem vidas que transmitem grandes lições. Quase
sempre são criaturas que não chegam a ser famosas, nem tampouco por
serem artistas, políticos, ou terem realizado feitos que alteraram de
alguma maneira o destino da humanidade.
São simplesmente pessoas que vivem o dia-a-dia, junto a outras
tantas. Geralmente poucos lhes lembram os nomes. Mas são pessoas que
podem nos passar lindas lições de vida, por terem mostrado apenas o
que é e pode ser a vontade de viver bem.
Recentemente, num documentário televisivo à respeito do
holocausto, ouvimos a história de uma jovem polonesa e seu drama,
durante a segunda Grande Guerra.
Quando Hitler invadiu a Polônia e iniciou a perseguição aos
judeus, sua família viveu alguns meses, escondida em um porão.
Descobertos, contudo, foram separados e ela nunca mais viu seus pais
ou teve notícias de seus irmãos.
No campo de concentração, onde foi colocada, ela padeceu os
maiores horrores. A comida era pouca, o tratamento rude. As
companheiras enlouqueciam. Ou eram mortas. Ou se matavam. E ela,
teimosamente, se aferrava à vida. Recusava-se a morrer de inanição.
A essa altura da entrevista, o repórter perguntou à
entrevistada se ela nunca pensara em se matar. "Sim," disse ela.
"Mais de uma vez. Quando o frio era muito grande, a fome parecia me
devorar e eu não via perspectiva de salvação. Mas, nesses momentos,
lembrava de meu pai."
Logo que fomos para o porão nos ocultar dos nazistas, ele me
disse um dia: "filha, aconteça o que acontecer, nunca fuja da vida.
Resista até o fim." E me fez prometer que jamais eu desistiria de
viver. Quando os aliados foram vitoriosos, a jovem, e mais 4000
mulheres foram obrigadas a uma marcha forçada pelos alemães, em fuga
das tropas aliadas.
Finalmente, um número muito pequeno delas, entre as que não
haviam morrido no longo trajeto, foram abandonadas num campo de
concentração e encontradas, mais tarde, pelos americanos. Aquelas
mulheres estavam desnutridas. Algumas sequer podiam se erguer, tal o
estado de fraqueza. Ela mesma, confessa, tinha dificuldades para
andar, pesava 30 e poucos quilos somente. E não tomava banho há 3
anos. O seu tempo de aprisionamento. Então um oficial americano, muito
bonito se aproximou dela e a tomou nos braços, carregando-a até um
caminhão. Durante o trajeto ele foi lhe dizendo que ficasse calma,
que tudo daria certo, que ela receberia o socorro necessário.
Cinqüenta e oito anos depois, frente às câmeras de televisão,
ela e o marido mostravam a alegria de sua união. Bom, o marido
não era outro senão o jovem oficial americano que a encontrou magra,
suja, desnutrida e a carregou nos braços, naquele dia distante. Ela
não somente teve a sua vida salva naquele momento, sendo resgatada de
uma situação de penúria, como encontrou o seu grande amor.
Um amor que atravessou meio século e continua tão forte e
especial como nos dias do início de namoro. Um amor que foi concebido
ao final de uma hecatombe, e em que o primeiro encontro foi num
ambiente de dor, miséria moral e intenso sofrimento. Ele era o jovem
robusto, vigoroso. Ela, uma esquálida jovem, pouco mais que
adolescente, sofrida e quase sem esperanças.
Existem inimagináveis caminhos para encontros e reencontros de
almas que se desejam unir pelo amor. Caminhos que foram traçados pelo
Destino sempre terminam por se cruzar. Basta que se saiba aceitar o
que a vida nos oferece, e que não é pouco.
Por maiores que sejam os problemas, por pior que pareça ser a
situação, ou se perdeu seu amor, não se pode esquecer de que
entregar-se ao desespero, ou entregar os pontos, tirará a
possibilidade de reverter a situação, como aconteceu com nossa
heroina, que saiu da morte certa, para uma vida de felicidade.
Desse caso, fica uma grande lição de vida, pois se devido
circunstancias desfavoráveis tudo pareça estar perdido, não se pode
desistir de lutar, pois enquanto houver vida, certamente haverá uma
luz de esperança.
Sempre poder-se-á reverter uma situação. Não se esqueça que
depois da escuridão da noite, o sol volta a brilhar. Não permita que
seu sol se apague. Não perca jamais a esperança. Não deixe de confiar
na vida.
E principalmente não se esqueça de fazer de todos seus dias,
sempre UM LINDO DIA, sempre evitando maus pensamentos, e jamais
procurando fazer mal a outrem.

Indecisão

Onde é que você vai colocar a sua indecisão?
Porque se você colocar na frente dos seus sonhos,
você não vai chegar a lugar nenhum.
Imagine uma perna querendo ir para a esquerda,
e a outra querendo ir para a direita, no máximo,
vão te levar ao tombo, a frustração.

"É isso que tem impedido muita gente de ser feliz:
indecisão, que gera a falta de foco,
que gera frustração, desânimo..."

Muita gente sonha em gravar um disco,
mas mal sabe cantar, e ao invés de ir estudar canto,
vai se lamentar da sorte no ouvido dos outros.

Primeiro ponto: descubra a sua vocação.
Dedique-se a fazer bem,
o que todos já dizem que você faz bem.
Eu disse "todos", no sentido de que muita gente,
muitas pessoas reconhecem o seu talento.
Tem gente que cisma que faz bem uma coisa,
e vai perguntar para a mamãe se é ou não é,
e é claro que, para a mãe coruja,
as corujinhas horrorosas no ninho, são lindos.

Descobriu seu talento?
Não importa se é fazer bolo, café ou extrair dentes.
Dedique-se a o ofício com dedicação, determinação e amor,
pois amor é fundamental em tudo,
até no tempero do arroz, na cama arrumada,
na programação do novo software.
Depois de bem feito, descubra que:
"tudo que é bom, pode ficar melhor",
até você, não é mesmo?

Então, comece agora mesmo a sua transformação,
tem tanta coisa para ser vista, feita e consertada,
não há tempo a perder, o mundo te espera.
Decida-se e vença!

OS QUE NUNCA PARTEM

Eu me lembro que quando era muito jovem,
ouvia os adultos comentarem:
fulano partiu.
Esta era a forma que eles achavam
menos sofrida de falar que alguém
havia morrido,
principalmente quando estavam perto de crianças.

Era um jeito delicado que eles tinham
de citar a morte sem que ela parecesse
tão chocante.
Cresci e comecei também a falar assim
- fulano partiu -
acabei achando menos dolorido,
menos violento se referir à morte dessa maneira.

Quando se diz que alguém morreu,
dá a impressão que se acabou,
desapareceu e imaginar que alguém que queremos
bem acabou ou desapareceu pra
sempre é terrível.

Dói mil vezes mais do que precisar enfrentar
a sua própria ausência.
Partiu já é diferente,
dá uma sensação de que em algum
ponto da vida nos reencontraremos com
esse ente querido novamente.

Fica mais fácil imaginar que ele viajou,
uma viagem sem data pra voltar,
mas com retorno garantido.

Enfim,
descobri recentemente,
que existe uma outra categoria dentro
desse universo.
São aqueles que nunca morrem e,
portanto, jamais partem.

São aqueles que embora desapareçam
de nossas vistas,
eternamente se fazem presentes em
nossa memória e nosso coração.
Os que nunca partem são as pessoas que
nortearam nossos dias,
colocaram um significado importante neles
e deixaram uma marca tão profunda em nós
que não importa onde estejam,
porque ao nosso lado,
de alguma forma,
sempre estarão.

Morrer, partir, são coisas simples,
coisas do dia-a-dia.
Acontece toda hora,
em todo lugar,
com todas as pessoas.

Os que nunca partem e os que nunca
passam pela dor de assistir alguém
querido partir são os felizardos dessa vida.

Dores momentâneas,
saudades e ausências à parte,
felizes daqueles que amaram
alguém nessa vida a ponto de jamais
deixá-los partir de seus corações.

Se quando eu me for,
por desígnio de Deus,
uma única pessoa não me deixar
partir me guardando dentro do seu peito,
eu direi que valeu a pena ter
passado por aqui e que minha estada
nessa vida não foi em vão.

Mas enquanto ainda estou por aqui,
só tenho a dizer que dentro de mim moram
pessoas que nunca deixei que
partissem verdadeiramente,
assim,
como não deixarei que partam,
jamais,
algumas que ainda estão por aqui.

Os que nunca partem são aqueles que
descobriram o segredo de brilhar na terra,
mesmo antes de chegarem ao céu
e se tornarem estrela.

Dia claroQue dia agradável!

Este será um dia muito bom.

Pense desta forma:

"Este dia será muito bom para mim, não porque

acontecerão somente coisas agradáveis, mas,

porque nada de ruim sentirei. Terei para toda

pessoa, coisa ou trabalho, uma palavra amorosa.

Se nada puder dizer, darei um olhar

ou farei um gesto significativo".

O dia é você que faz.

Se dispuser-se a ser bom ou

compreensivo, ele acompanhará você.

Fazer o dia ser feliz é uma arte,

e você pode ser o artista.

ALGUÉM HOJE

...Organiza as tuas prateleiras de bondade e serve esperança e coragem
aos que te busquem apoio.

Alguém hoje ainda talvez te procure pedindo auxílio.
Alguém que provavelmente não fale, mas trará nos olhos ou nos próprios
atos a súplica de amparo que a palavra nem sempre diz.
Alguém que terá errado, a rogar-te um gesto de simpatia, a fim de
retificar-se; que se vê sob o frio da angústia, esmolando segurança;
que haverá perdido afeições inesquecíveis no novoeiro da morte, a
implorar-te reconforto; que padecerá solidão, mendigando alguns
momentos de companhia...
Não te afirmes incapaz, nem te digas inútil.
Auxilia como puderes.
O Céu saberá usar-te.
Organiza as tuas prateleiras de bondade e serve esperança e coragem
aos que te busquem apoio.
Oferece-te para o trabalho do bem, como te encontras e tal qual és,
fazendo o melhor de tí.
NÃO TEMAS. SE DESEJAS RENOVAÇÃO E SE TENS FÉ, podes claramente entrar
no serviço ao próximo, a colaborar no supermercado da luz, entregando
as bênçãos de Deus.

AINDA SE EU FALASSEA LIGUAGEM DOS ANJOS

Ainda se eu falasse
a linguagem dos anjos ...

Uma das coisas mais difíceis
no mundo é ter um coração puro.
Podemos ter corações amáveis,
gentis e abertos aos outros,
mas puros e cheios de amor
desinteressado...
quanto trabalho ainda deve ser feito,
quanta renúncia,
quanta aceitação e quanta doação!

Não podemos negociar com Deus,
fazer isso em troca daquilo,
agir de uma certa forma para
obter algum tipo de recompensa.

O amor é gratuito
e nossa dedicação a Deus
ou aos outros não deve depender
do que obtemos de volta.

Aquilo que sai da nossa alma
e do nosso coração devem ser ofertas,
livres de quaisquer condições.

Deus nos dá em retorno?

Certamente,
porém não como paga,
mas como resultado da confiança
que depositamos nEle.

Não somos bons quando
damos de nós aos outros,
nem quando fazemos caridade,
nem mesmo quando abandonamos
nossa vida por alguém que
carece da nossa ajuda.

Somos bons quando as coisas,
gestos e palavras saem
do nosso coração como uma flecha
e não ficamos observando
se ela vai voltar.

Somos bons quando não
contamos que nosso irmão tem
mais que nós e nos
sentimos ofendidos,
quando o bem e a felicidade
do outro passam a ser nosso bem
e felicidade também.

Erram as pessoas que acham-se
boas quando doam de si.
isso é orgulho.

Geralmente elas dão do que
lhes sobra e seus objetivos
são tornarem-se pessoas melhores.
Fazem por si no fim das contas,
não pelos outros.

O caminho para o Alto
é muito longo e a porta de
entrada é estreita.

Os que acham que já estão
na metade do caminho,
certamente nem começaram
ainda a subir.

É Deus quem nos eleva
e precisamos dizer muitos
"não" e muitos "sim"
até que alcancemos um
pedacinho do céu.

Amar demais aqui e odiar ali,
anula o amor;
escolher os que perdoamos
é o mesmo que não perdoar ninguém,
pois nosso coração continua
com manchas.

O amor tem olhos fechados
e é o maior de todos os dons,
distribuído a todos na face da terra.
Mas segundo a Bíblia,
há os que plantam,
os que colhem,
os que multiplicam e os
que escondem.

Podemos fazer todos
os bens do mundo,
regar os jardins dos que
precisam e oferecer-lhes
nosso melhor sorriso,
mas ainda assim não teremos
começado nosso caminho
se negamos a palavra a um irmão,
se os ressentimentos corroem
nosso coração,
se contamos cada ato
que realizamos.

Deus não precisa dos nossos
gestos vazios,
Ele apenas pede um
coração sincero.
Aquele que sabe e reconhece
não ser perfeito,
mas abre-se a cada dia ao próximo,
ao distante e tem por
meta fazer o bem.

Deus ama a todos indistintamente,
mas os que aprenderam
o que é compartilhar,
compreenderam melhor os
preceitos do Seu coração.
E esses provam plenamente
da Sua Graça.

ALEGRIA é REMéDIO

Eii, você sabia, que a medicina tem comprovado que pelo menos 20
minutos de bons pensamentos, afeta o sistema

imunológico das pessoas.

Os anticorpos tornam-se mais resistentes, tornando as pessoas
saudáveis.

O interessante é que a Bíblia diz isso.

Como sempre a Palavra de Deus está sempre à frente da sabedoria
humana.

EM PROVéRBIOS 17, 22 está escrito: "O coração alegre é bom
remédio".

A alegria de Deus em nossas vidas é saúde.

Possamos então pensar em coisas boas, em coisas que edifiquem, em
coisas que inspirem...

Não tenhamos maus pensamentos.

Não sejamos daqueles que sofrem antecipadamente, através de perigos
imaginários.

Tenhamos Jesus como nosso fundamento e nosso condutor...

Quando nos abandonamos em Deus, nossa vida é transformada!!!

A alegria é o remédio para as bênçãos de Deus cair...

Evangelize...Seja luz para todos que você encontrar!!!! Você verá
como feliz será!!!!!!!!

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Mensagem do dia - Quem não precisa de nada tem tudo...

Ah!... A felicidade!
Mesmo que os acontecimentos tragam pouco ou
nenhum benefício, expresse, com alegria:
“Que felicidade haver recebido isto.
Fico contente.
Não vejo necessidade de grandes acontecimentos ou
surpresas para despertar meu contentamento.
Fazendo assim, aprendo a agradecer
e a render graças a Deus.”
A alegria nasce de pequenas coisas.
Quem contenta com o pouco não
precisa do muito para ser feliz.

BOM DIA/24/11

Não há com o que se entristecer.
Se você enxerga positivos os lances que tem à frente, os lances
negativos não acham porta para entrar em você.
São obrigados a ficar de fora, sem exercer influência sobre você.
Não dê chance ao que é negativo.
O negativo instala insatisfação onde entra, criando com a
continuidade, estados depressivos de difícil erradicação.
É como a moléstia, que, de início, pode ser extirpada facilmente,
mas que, se não tratada a tempo, torna-se de difícil cura.
Não formule o mal.
Por estar bem longe do mal é que você melhor
se sente nas belas planícies do bem.

ONDE MORA A FELICIDADE?

Você sabe onde mora a felicidade?
Sim, se você deseja encontrar a felicidade, primeiro é preciso saber onde ela mora.

Talvez você nunca tenha pensado nisso, mas a felicidade pode ser encontrada em vários lugares e revestida das mais variadas formas.

No entanto, é preciso procurar com sabedoria, para não seguir falsos guias ou falsas trilhas.

Muitas vezes o prazer tem acenado para as pessoas que estão em busca da felicidade, mas logo ele se vai, deixando rastros confusos e um forte sabor de amargura.

Outras vezes a riqueza se diz proprietária da felicidade, mas nem sempre consegue aprisionar essa fugitiva, que logo se vai, deixando uma sensação de vazio naqueles que acreditam em suas falsas promessas.

Não raro, o poder, travestido de orgulho, se coloca como único mensageiro da felicidade, iludindo aqueles que caem em suas malhas cruéis.

Sem escrúpulos, a ambição desmedida tem se apresentado como guia capaz de conduzir os interessados à morada da felicidade, mas, tão logo suas vítimas abrem os olhos, já estão bem distantes do seu objetivo.

Outras vezes, a juventude, de combinação com a beleza física, arrebata criaturas descuidadas que estão em busca da felicidade, para logo mais abandoná-las, sem rumo e sem esperança, na estrada da desilusão.

Talvez seja por isso que a felicidade é o tesouro mais procurado e mais dificilmente encontrado.

E você sabe por quê? Porque o homem a tem buscado em coisas exteriores, situações passageiras ou em outras pessoas.

Com efeito, nem a riqueza, nem o poder, nem a juventude, nem mesmo todas essas condições tão desejadas reunidas são condições essenciais à felicidade...

Isso se pode constatar porque incessantemente se ouvem, no seio das classes
mais abastadas, pessoas de todas as idades se queixarem amargamente da situação em que se encontram.

Quem deseja, sinceramente, ser feliz, sabe que a felicidade independe de valores externos, mas é a somatória de vários fatores internos, como o dever cumprido, a consciência tranqüila, a serenidade da alma.

Ao contrário do que se pensa, a felicidade não é ausência de sofrimento, de dor, de obstáculos no caminho, mas é o estado da alma que o ser conquista, apesar de todos os desafios naturais da caminhada.

Todos os grandes líderes da humanidade lutaram até atingir sua meta: alcançar a felicidade possível, nesta vida de provas e expiações.

Buda renunciou a todo conforto principesco para conquistar a iluminação.
Maomé sofreu perseguições e permaneceu invencível até alcançar sua meta.
Gandhi foi preso inúmeras vezes, sem reagir, fiel aos planos de não-violência e da liberdade para seu povo.

E Jesus preferiu a cruz infamante à mudar seu comportamento baseado no amor.

Como se pode perceber, a felicidade de cada indivíduo depende da fidelidade
que cada um tem para consigo mesmo e para com as metas que estabeleceu para alcançá-la.

Assim sendo, a felicidade encontra morada onde quer que exista alguém disposto a lhe dar guarida.

Pode ser num casebre ou numa mansão, num leito de dor ou num jardim de alegrias, o importante é saber senti-la e saber cultivá-la.


"Na terra, a felicidade somente é possível quando alguém se esquece de si mesmo para pensar e fazer tudo que lhe seja possível em favor do seu próximo."

Barreira das Ilusões

Entre o que é real e o que acreditamos ser,
existe uma barreira de emoções que pode machucar.

Assim, imaginamos que não podemos viver sem alguém,
tempos depois, estamos vivendo com outra pessoa,
e pior, imaginando que sem ela não vamos viver...

Nossos olhos refletem por vezes,
aquilo que nosso coração quer encontrar,
e é por isso que os apaixonados, e só eles,
vêem o que ninguém mais vê,
não conseguem enxergar os defeitos na pessoa amada,
as vezes tão gritante, tão a mostra.
A paixão forma uma névoa na nossa visão.

Por isso, relacionamentos se perdem,
amizades terminam, grupos se dissolvem,
sociedades terminam em disputas jurídicas,
e brigas de trânsito deixam de ser banais.
É o "exagero emocional" que cerca o homem,
que cega e o faz tomar decisões precipitadas.

Ilusões, impressões, sentimentos que confundem,
fazem o que é imaginário parecer real,
e muitas vezes, o que é real passar despercebido.
Como a felicidade de poder tomar um banho,
a delícia de poder se alimentar sem uma sonda,
o prazer de beijar a boca de quem amamos,
a sensação de paz da nossa casa,
o nosso travesseiro que retém nosso cheiro,
que guarda nossas impressões, nos acolhe,
e nos dá aquela certeza, que amanhã,
seremos mais felizes.
Creia no dia de hoje e na sua capacidade de descobrir,
entre o real e o imaginário, uma nova pessoa,
um ser que grita em você, pronto para ser feliz!

Jesus Cristo Rei do Universo

A celebração da Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo, fecha o Ano Litúrgico onde meditamos, sobretudo no mistério de sua vida, sua pregação e o anúncio do Reino de Deus.
Durante o anúncio do Reino, Jesus nos mostra o que este significa para nós como Salvação, Revelação e Reconciliação ante a mentira mortal do pecado que existe no mundo.
Jesus responde ao Pilatos quando pergunta se na verdade Ele é o Rei dos judeus: "Meu Reino não é deste mundo. Se meu Reino fosse deste mundo, meus súditos teriam combatido para que não fosse entregue aos judeus. Mas meu Reino não é daqui" (Jo 18, 36).
Jesus não é o Rei de um mundo de medo, mentira e pecado, Ele é o Rei do Reino de Deus que traz e ao que nos conduz.
Cristo Rei anuncia a Verdade e essa Verdade é a luz que ilumina o caminho amoroso que Ele traçou, com sua Via Crucis, para o Reino de Deus. "Tu o dizes: eu sou rei. Para isso nasci e para isto vim ao mundo: para dar testemunho da verdade. Quem é da verdade escuta minha voz." (Jo 18, 37)
Jesus nos revela sua missão reconciliadora de anunciar a verdade ante o engano do pecado. Assim como o demônio tentou Eva com enganos e mentiras para que fora desterrada, agora Deus mesmo se faz homem e devolve à humanidade a possibilidade de retornar ao Reino, quando qual cordeiro se sacrifica amorosamente na cruz.
Esta festa celebra Cristo como o Rei bondoso e singelo que como pastor guia a sua Igreja peregrina para o Reino Celestial e lhe outorga a comunhão com este Reino para que possa transformar o mundo no qual peregrina.
A possibilidade de alcançar o Reino de Deus foi estabelecida por Jesus Cristo, ao nos deixar o Espírito Santo que nos concede as graças necessárias para obter a Santidade e transformar o mundo no amor. Essa é a missão que lhe deixou Jesus à Igreja ao estabelecer seu Reino.
Pode-se pensar que somente se chegará ao Reino de Deus após passar pela morte mas a verdade é que o Reino já está instalado no mundo através da Igreja que peregrina ao Reino Celestial.
Justamente com a obra de Jesus Cristo, as duas realidades da Igreja -peregrina e celestial- enlaçam-se de maneira definitiva, e assim se fortalece a peregrinação com a oração dos peregrinos e a graça que recebem por meio dos sacramentos. "Quem é da verdade escuta minha voz."(Jo 18, 37) Todos os que se encontram com o Senhor, escutam seu chamado à Santidade e empreendem esse caminho se convertem em membros do Reino de Deus.
"Por eles eu rogo; não rogo pelo mundo, mas pelos que me deste, porque são teus, e tudo o que é meu é teu e tudo o que é teu é meu, e neles sou glorificado.
Já não estou no mundo; mas eles permanecem no mundo e eu volto para ti.
Pai santo guarda-os em teu nome que me deste, para que sejam um como nós.
Não peço que os tires do mundo, mas que os guarde do Maligno.
Eles não são do mundo como eu não sou do mundo.
Santifica-os na verdade; a tua palavra é verdade." (Jo 17, 9-11.15-17)
Esta é a oração que recita Jesus antes de ser entregue e manifesta seu desejo de que o Pai nos guarde e proteja.
Nesta oração cheia de amor para nós, Jesus pede ao Pai para que cheguemos à vida divina pela qual se sacrificou:
"Pai santo, cuida em seu nome aos que me deste, para que sejam um como nós".
E pede que apesar de estar no mundo vivamos sob a luz da verdade da Palavra de Deus.
Assim Jesus Cristo é o Rei e o Pastor do Reino de Deus, que nos tirando das trevas, nos guia e cuida em nosso caminho para a comunhão plena com Deus Amor.

Veja o seu íntimo ...

Veja o seu íntimo como uma fonte de água pura.



Cuide de sua fonte interna, para que jorre permanentemente. Se aparecerem as raivas, os desânimos, as tristezas, corte-os, não deixe que sujem a fonte.



Preserve-a e permita que a sua paz se estabeleça, que uma alegria tome conta do seu coração e que você tenha pela frente boas oportunidades para viver tranquilamente, amar como deve e trabalhar com esperança, progredindo.

Ame a sua fonte interior.

Toda vez que você cuida da fonte interior a sua vida dá um passo à frente.

Faça virem as boas coisas.

Você pode atrair as boas coisas, até mesmo a grande prosperidade, se criar as condições para que se efetivem.

Se for receptivo e dócil, as boas coisas encontram ambiente e se instalam mas, como são ariscas, basta um pouco de irritação e descrença para que se afastem.

Seja compreensivo, paciente em todas as ocasiões e um universo de coisas boas se aprontarão para vir na sua direção. Trabalhe com alegria, ore muito e sorria, mesmo nas dificuldades.

Creia na sua capacidade e autocontrole.
Só pega a bola o goleiro em posição certa.

Conflitos?

Entrega-te ao Bem e alcançarás harmonia.



Quedas?

Apóia-te no Bem para te reergueres.



Dores?

Confia no Bem e o alívio chegará.



Em tudo, cultiva o Bem, respeitando a vida em todas as dimensões..



Em qualquer circunstância, a consciência reta será sempre garantia de
paz na alma.

Abrindo e Fechando Portas

É preciso saber sempre quando se acaba uma etapa da vida.
Se insistirmos em permanecer nela, depois do tempo necessário,
perdemos a alegria e o sentido do resto.
Fechando os círculos, fechando portas ou fechando capítulos, como
queira chamar, o importante é poder fechá-los,
deixar ir momentos da vida que se vão enclausurando.
Terminou o trabalho?
Acabou a relação?
Deve viajar?
A amizade acabou?

Você pode passar muito tempo do presente dando voltas ao passado,
tentando modificá-lo....
O desgaste será infinito, porque na vida, você, seus amigos, seus
filhos, irmãos, todos estamos destinados a fechar capítulos,
virar a página, terminar etapas ou momentos da vida e seguir adiante.

Não podemos estar no presente sentindo falta do passado.
O que aconteceu, aconteceu.
Não podemos ser filhos eternamente, nem adolescentes eternos, nem
empregados de empresas inexistentes,
nem ter vínculos com quem não quer estar vinculado a nós.

Os acontecimentos e as pessoas passam por nossas vidas e temos de
deixá-los ir !
Por isso, às vezes é tão importante esquecer de lembrar, trocar de
casa, rasgar papéis, jogar fora presentes desbotados,
dar ou vender livros.

Na vida ninguém joga com cartas marcadas, e a gente tem que aprender a
perder e a ganhar.
O passado passou.
Não espere que o devolvam.
Também não espere reconhecimento ou que saibam quem você é.

A vida segue para frente, nunca pra trás.
Se você anda pela vida deixando portas "abertas", nunca poderá
desprender-se, sem viver o hoje com satisfação.
Casamentos, namoros ou amizades que não se fecham, possibilidades de
"regresso" (a quê?), necessidade de esclarecimentos,
palavras que não foram ditas, silêncios...

Fazer a faxina emocional e arrumar espaço nas gavetas do futuro para o novo.
Não por orgulho ou soberba, mas porque você já não se encaixa ali,
naquele lugar, naquele coração, naquela casa, naquele escritório,
naquele cargo.

Você não é o mesmo que foi há dois dias, há três meses, há um ano...
portanto, nada tem que voltar.
Feche a porta, vire a página, feche o círculo !!
Você nunca será o mesmo e nem o mundo à sua volta, porque a vida não é
estática.

Faz bem a saúde mental cultivar o amor por você mesmo, desprendendo-se
do que já não está em sua vida.
Lembre-se de que nada, nem ninguém é indispensável...
É um trabalho pessoal aprender a viver com o que dói, deixar-se ir e
aprender a desprender-se.
E isso ajuda definitivamente a seguir para frente com tranquilidade.
Essa é a vida que todos precisamos aprender a viver...