sábado, 26 de abril de 2008

ORAÇÃO À MULHER

Missionária da vida.

Ampara o homem para que o homem te ampare.

Não te conspurques no prazer, nem te mergulhes no vício.

A felicidade na Terra depende de ti, como o fruto depende da árvore.

Mãe, sê o anjo do lar.

Esposa, auxilia sempre.

Companheira, acende o lume da esperança.

Irmã, sacrifica-te e ajuda.

Mestra, orienta o caminho.

Enfermeira, compadece-te.

Fonte sublime, se as feras do mal te poluírem as águas, imita a corrente cristalina que no serviço infatigável a todos, expulsa do próprio seio a lama que lhe atiram.

Por mais te aflija a dificuldade, não te confies à tristeza ou ao desânimo.

Lembra os órfãos, os doentes, os velhos e os desvalidos da estrada que esperam por teus braços e sorri com serenidade para a luta.

Deixa que o trabalho tanja as cordas celestes do teu sentimento para que não falte a música da harmonia aos pedregosos trilhos da existência terrestre.

Teu coração é uma estrela encarcerada.

Não lhe apagues a luz para que o amor resplandeça sobre as trevas.

Eleva-te, elevando-nos.

Não te esqueças de que trazes nas mãos a chave da vida porque a chave da vida é a glória de Deus.

Extinção do Mal

Na didática de Deus, o mal não é recebido com a ênfase que caracteriza muita gente na Terra, quando se propõe a combatê-lo.



Por isso, a condenação não entra em linha de conta nas manifestações da Misericórdia Divina.



Nada de anátemas, gritos, baldões ou pragas.



A Lei de Deus determina, em qualquer parte, seja o mal destruído não pela violência, mas pela força pacífica e edificante do bem.



A propósito, meditemos.



O Senhor corrige:



a ignorância: com a instrução;



o ódio: com o amor;



a necessidade: com o socorro;



o desequilíbrio: com o reajuste;



a ferida: com o bálsamo;



a dor: com o sedativo;



a doença: com o remédio;



a sombra: com a luz;



a fome: com o alimento;



o fogo: com a água;



a ofensa: com o perdão;



o desânimo: com a esperança;



a maldição: com a benção.



Somente nós, as criaturas humanas, por vezes, acreditamos que um golpe seja capaz de sanar outro golpe.



Simples ilusão.



O mal não suprime o mal.



Em razão disso, Jesus nos recomenda amar os inimigos e nos adverte de que a única energia suscetível de remover o mal e extingui-lo é e será sempre a força suprema do bem.

INSTRUÇÕES DOS ESPÍRITOS

A caridade material e a caridade moral
9. "Amemo-nos uns aos outros e façamos aos outros o que quereríamos nos fizessem eles." Toda a religião, toda a moral se acham encerradas nestes dois preceitos. Se fossem observados nesse mundo, todos seríeis felizes: não mais aí ódios, nem ressentimentos. Direi ainda: não mais pobreza, porquanto, do supérfluo da mesa de cada rico, muitos pobres se alimentariam e não mais veríeis, nos quarteirões sombrios onde habitei durante a minha última encarnação, pobres mulheres arrastando consigo miseráveis crianças a quem tudo faltava.

Ricos! pensai nisto um pouco. Auxiliai os infelizes o melhor que puderdes. Dai, para que Deus, um dia, vos retribua o bem que houverdes feito, para que tenhais, ao sairdes do vosso invólucro terreno, um cortejo de Espíritos agradecidos, a receber-vos no limiar de um mundo mais ditoso.
Se pudésseis saber da alegria que experimentei ao encontrar no Além aqueles a quem, na minha última existência, me fora dado servir!...

Amai, portanto, o vosso próximo; amai-o como a vós mesmos, pois já sabeis, agora, que, repelindo um desgraçado, estareis, quiçá, afastando de vós um irmão, um pai, um amigo vosso de outrora. Se assim for, de que desespero não vos sentireis presa, ao reconhecê-lo no mundo dos Espíritos!
Desejo compreendais bem o que seja a caridade moral, que todos podem praticar, que nada custa, materialmente falando, porém, que é a mais difícil de exercer-se.

A caridade moral consiste em se suportarem umas às outras as criaturas e é o que menos fazeis nesse mundo inferior, onde vos achais, por agora, encarnados. Grande mérito há, crede-me, em um homem saber calar-se, deixando fale outro mais tolo do que ele. É um gênero de caridade isso. Saber ser surdo quando uma palavra zombeteira se escapa de uma boca habituada a escarnecer; não ver o sorriso de desdém com que vos recebem pessoas que, muitas vezes erradamente, se supõem acima de vós, quando na vida espírita, a única real, estão, não raro, muito abaixo, constitui merecimento, não do ponto de vista da humildade, mas do da caridade, porquanto não dar atenção ao mau proceder de ou trem é caridade moral.

Essa caridade, no entanto, não deve obstar à outra. Tende, porém, cuidado, principalmente em não tratar com desprezo o vosso semelhante. Lembrai-vos de tudo o que já vos tenho dito: Tende presente sempre que, repelindo um pobre, talvez repilais um Espírito que vos foi caro e que, no momento, se encontra em posição inferior à vossa. Encontrei aqui um dos pobres da Terra, a quem, por felicidade, eu pudera auxiliar algumas vezes, e ao qual, a meu turno, tenho agora de implorar auxilio.
Lembrai-vos de que Jesus disse que todos somos irmãos e pensai sempre nisso, antes de repelirdes o leproso ou o mendigo. Adeus: pensai nos que sofrem e orai. Irmã Rosália. (Paris, 1860.)

10. Meus amigos, a muitos dentre vós tenho ouvido dizer: Como hei de fazer caridade, se amiúde nem mesmo do necessário disponho?

Amigos, de mil maneiras se faz a caridade. Podeis fazê-la por pensamentos, por palavras e por ações. Por pensamentos, orando pelos pobres abandonados, que morreram sem se acharem sequer em condições de ver a luz. Uma prece feita de coração os alivia. Por palavras, dando aos vossos companheiros de todos os dias alguns bons conselhos, dizendo aos que o desespero, as privações azedaram o ânimo e levaram a blasfemar do nome do Altíssimo: "Eu era como sois; sofria, sentia-me desgraçado, mas acreditei no Espiritismo e, vede, agora, sou feliz." Aos velhos que vos disserem: "É inútil; estou no fim da minha jornada; morrerei como vivi", dizei: "Deus usa de justiça igual para com todos nós; lembrai-vos dos obreiros da última hora." As crianças já viciadas pelas companhias de que se cercaram e que vão pelo mundo, prestes a sucumbir às más tentações, dizei: "Deus vos vê, meus caros pequenos", e não vos canseis de lhes repetir essas brandas palavras. Elas acabarão por lhes germinar nas inteligências infantis e, em vez de vagabundos, fareis deles homens. Também isso é caridade.

Dizem, outros dentre vós: "Ora! somos tão numerosos na Terra, que Deus não nos pode ver a todos." Escutai bem isto, meus amigos: Quando estais no cume da montanha, não abrangeis com o olhar os bilhões de grãos de areia que a cobrem? Pois bem: do mesmo modo vos vê Deus. Ele vos deixa usar do vosso livre-arbítrio, como vós deixais que esses grãos de areia se movam ao sabor do vento que os dispersa. Apenas, Deus, em sua misericórdia infinita, vos pôs no fundo do coração uma sentinela vigilante, que se chama consciência. Escutai-a, que somente bons conselhos ela vos dará. As vezes, conseguis entorpecê-la, opondo-lhe o espírito do mal. Ela, então, se cala. Mas, ficai certos de que a pobre escorraçada se fará ouvir, logo que lhe deixardes aperceber-se da sombra do remorso. Ouvi-a, interrogai-a e com freqüência vos achareis consolados com o conselho que dela houverdes recebido.

Meus amigos, a cada regimento novo o general entrega um estandarte. Eu vos dou por divisa esta máxima do Cristo: "Amai-vos uns aos outros." Observai esse preceito, reuni-vos todos em torno dessa bandeira e tereis ventura e consolação

sexta-feira, 25 de abril de 2008

Mensagem do dia - Espere com paciencia!

Todos somos iguais.

Você pensa que os outros não têm o seu defeito,
as suas limitações, as suas dificuldades.

Isso o oprime.

Raciocine, porém, claramente. Você precisa
ter a idéia do que o futuro te reserva.

Compreenda. Deus, justo, não faria um melhor do que outro.

Não inveje.

Espere com paciência. Boas mudanças sobrevêm a você.

Tomar consciência da justiça divina é se
preparar para as boas novas do amanhã.

BOM DIA/25/04

Vida é deixar-se envolver. É entregar-se ao momento, à sensação, ao sentimento. Vida é abandonar-se sem medo. Vida é gritar bem alto, deixando vir de dentro a alegria de estar amando... Assumir de corpo inteiro e não só no pensamento. Vida é amar sem medo.

O MENININHO

Era uma vez um menino.
Ele era bastante pequeno.
Ela era uma grande escola.
Mas, quando o menininho descobriu que podia ir à sua sala, caminhando, através da porta, ele ficou feliz.
E a escola não parecia mais tão grande quanto antes.
Uma manhã, quando o menininho estava na Escola, a professora disse:
Hoje nós iremos fazer um desenho.
Que bom! Pensou o menino.
Ele gostava de fazer desenhos.
Ele podia fazê-los de todos os tipos: leões, tigres, galinhas, vacas, barcos, trens; e ele pegou sua caixa de lápis e começou a desenhar.
Mas a professora disse:
Esperem! Ainda não é hora de começar.
E ele esperou até que todos estivessem prontos.
Agora - disse a professor - nós iremos desenhar flores.
Que bom! Pensou o menininho.
Ele gostava de desenhar flores.
E começou a desenhar com seu lápis cor de rosa, laranja e azul.
Mas a professora disse:
- Esperem! Vou mostrar como fazer.
E a flor era vermelha com caule verde.
Assim - disse a professora. Agora vocês podem começar.
Então ele olhou para a sua flor.
Ele gostava mais de sua flor, mas não podia dizer isto.
Ele virou o papel e desenhou uma flor igual à da professora.
Ela era vermelha com caule verde.
Num outro dia, quando o menininho estava em aula, ao ar livre, a professora disse:
Hoje nós vamos fazer alguma coisa com barro.
Que bom! Pensou o menininho. Ele gostava de barro.
Ele podia fazer todos os tipos de coisas com barro: elefante, camundongos, carros e caminhões.
Ele começou a juntar e amassar a sua bola de barro.
Mas a professora disse:
Esperem! Não é hora de começar.
E ele esperou até que todos estivessem prontos.
Agora, disse a professora, nós iremos fazer um prato.
Que bom! Pensou o menino.
Ele gostava de fazer pratos de todas as formas e tamanhos.
A professora disse:
Esperem! Vou mostrar como se faz.
E ela mostrou a todos como fazer um prato fundo.
- Assim - disse a professora. - agora vocês podem começar.
O menininho olhou para o prato da professora.
Então olhou para o seu próprio prato.
Ele gostava mais de seu prato do que o da professora.
Mas não podia dizer isso.
Ele amassou o seu barro numa grande bola novamente, e fez um prato igual ao da professora. Era um prato fundo.
E muito cedo, o menininho aprendeu a esperar e a olhar, e a fazer as coisas exatamente como a professora.
E muito cedo, ele não fazia mais as coisas por si próprio.
Então aconteceu que o menino e sua família mudaram-se para outra casa, em outra cidade, e o menininho tinha que ir para outra escola.
E no primeiro dia ele estava lá. A professora disse:
Hoje nós faremos um desenho.
Que bom! Pensou o menininho.
E ele esperou que a professora dissesse o que fazer.
Mas a professora não disse.
Ela apenas andava na sala.
Veio até ele e falou:
- Você não quer desenhar?
- Como posso fazê-lo perguntou o menininho.
Da maneira que você gostar, disse a professora.
- De que cor? Perguntou o menininho. E a professora disse:
- Se todo mundo fizer o mesmo desenho e usar as mesmas cores, como eu posso saber quem fez o que? E qual o desenho de cada um?
Eu não sei disse o menininho.
E ELE COMEÇOU A DESENHAR UMA FLOR VERMELHA...
COM CAULE VERDE.

O Tamanho das Pessoas

O Tamanho das Pessoas

Os Tamanhos variam conforme o grau de envolvimento...

Uma pessoa é enorme para você, quando fala do que leu e viveu, quando trata você com carinho e respeito, quando olha nos olhos e sorri destravado.

É pequena para você quando só pensa em si mesma, quando se comporta de uma maneira pouco gentil, quando fracassa justamente no momento em que teria que demonstrar o que há de mais importante entre duas pessoas:
a amizade, o carinho, o respeito, o zelo e até mesmo o amor

Uma pessoa é gigante para você quando se interessa pela sua vida, quando busca alternativas para o seu crescimento, quando sonha junto com você. E pequena quando desvia do assunto.


Uma pessoa é grande quando perdoa, quando compreende, quando se coloca no lugar do outro, quando age não de acordo com o que esperam dela, mas de acordo com o que espera de si mesma.

Uma pessoa é pequena quando se deixa reger por comportamentos clichês.

Uma mesma pessoa pode aparentar grandeza ou miudeza dentro de um
relacionamento, pode crescer ou decrescer num espaço de poucas semanas.

Uma decepção pode diminuir o tamanho de um amor que parecia ser grande.
Uma ausência pode aumentar o tamanho de um amor que parecia ser ínfimo.

É difícil conviver com esta elasticidade: as pessoas se agigantam e se encolhem aos nossos olhos. Nosso julgamento é feito não através de
centímetros e metros, mas de ações e reações, de expectativas e frustrações.

Uma pessoa é única ao estender a mão, e ao recolhê-la inesperadamente, se torna mais uma.
O egoísmo unifica os insignificantes.
Não é a altura, nem o peso, nem os músculos que tornam uma pessoa
grande... é a sua sensibilidade, sem tamanho...

PARA SER FELIZ

Não basta ser ruim;

é preciso ser bom.

Não basta ter ódio;

é preciso ter muito amor.

Não basta roubar;

é preciso fazer caridade.

Não basta ter fé;

é preciso testemunhá-la com boas obras.

A cada um de nós ...

A cada um de nós compete uma tarefa específica, na difusão do bem.

Erga-se, para trabalhar, porque as tarefas são muitas e importantes, e poucos são os que têm consciência delas.

Ajude o mundo, para que o mundo possa ajudá-lo.



Estenda seus braços eficientes no cultivo do Bem, para que, quando os recolher, os traga cheios dos frutos abençoados da felicidade e do amor.

PRECE DE GRATIDÃO

Pelo apoio do lar;
pelo amparo da escola;
pela proteção do trabalho;
pela alegria de servir;
pela defesa da higiene;
pelo aviso da experiência;
pelo exercício da tolerância;
pela capacidade de ser útil;
pelo dom de discernir;
pela força da paciência;
pelo amigo que me socorre;
pelo adversário que me instrui;
pelos estímulos com que me conduzes;
pelas provações com que me esclareces;
pelas dificuldades com que me controlas;
pela energia da esperança
e por todas as bênçãos de amor que me proporcionas, através dos entes queridos que me confias,
Obrigado, meu Deus!

Vibre com a Esperança

Vibre com a Esperança



Aja com esperança.

Não permita que entre em você a desesperança, a
descrença nas melhorias, no progresso.



Acredite no restabelecimento da saúde,
no bom relacionamento dentro da família, no
aumento das amizades, na paz de espírito, na solução de
problemas e nas satisfações em geral.

Quando você se mexe por dentro, pondo em ação as
forças de que dispõe, e resolve, de verdade, vencer e ser mais como pessoa, começam a aparecer as mudanças
e as bênçãos divinas.

Vibre com a esperança.

A esperança mobiliza as forças do espírito e põe em
você os benefícios de que precisa

Vença os impulsos negativos.

Você sente um desejo quase irresistível para dizer umas "boas verdades" a alguém?
Detenha, porém, sua palavra ferina. Pense um pouco. Acalme-se. Você nunca teve algum comportamento repreensível? Você gostaria de ser tratado mal por isso?
Controlar-se no ímpeto revela maturidade de espírito. É amor no coração. Agredir aos outros é agredir a si mesmo.
O equilibrio nos momentos difíceis dá grandeza à alma.

PARA ALGUNS SERES ESPECIAIS

Tem sempre presente, que a pele se enruga, que o cabelo se torna branco, que os dias se convertem em anos, mas o mais importante não muda!
Tua força interior e tuas convicções não tem idade.
Teu espírito é o espanador de qualquer teia de aranha.
Atrás de cada linha de chegada, há uma de partida.
Atrás de cada trunfo, há outro desafio.
Enquanto estiveres vivo, sinta-te vivo.
Se sentes saudades do que fazias, torna a fazê-lo.
Não vivas de fotografias amareladas.
Continua, a pesar de todos esperarem que abandones.
Não deixes que se enferruje o ferro que há em você.
Faz com que em lugar de pena, te respeitem.
Quando pelos anos não consigas correr, trota.
Quando não possas trotar, caminha.
Quando não possas caminhar, usa bengala.
Mas nunca te detenhas!

Bom dia

Espalhe alegria em torno de si.
Aproveite ao máximo os momentos de alegria, para agradecer tudo o que tem recebido da bondade divina. Seja grato ao criador e pai que lhe dá tantos ensejos de felicidade, e procure espalhar a maior alegria, o mais sadio otimismo com todos os que o cercam. A alegria é a saúde da alma, e o otimismo é a alegria de amanhã, bem aproveitada no dia de hoje.

Pensamento

Bom mesmo é ir a luta com determinação, abraçar
a vida com paixão, perder
com classe e vencer com ousadia,
pois o triunfo pertence a quem se atreve...
A vida é muita para ser
insignificante.