domingo, 16 de março de 2008

DOMINGO DE RAMOS

O Domingo de Ramos recebe este nome porque neste domingo é feita a memória litúrgica da entrada solene e triunfal de Jesus em Jerusalém, como relatado nos evangelhos de: Mt 21,1-11; Mc 11,1-11; Lc 19,28-40 e Jo 12,12-16.
Este domingo teve outros nomes, de acordo com a vertente litúrgica compreendia e o destaque se dava a este domingo.
O Domingo de Ramos era conhecido com os latinos de: "Pascha Floridum"; "Pascha Florum" ou "Dies Floridus".
Todos estes nomes tem o mesmo significado: "Páscoa das Flores" ou então como diz o último nome, "Dia das Flores", pois no Domingo de Ramos, como ainda hoje acontece em algumas localidades, abençoam-se palmas, ramos de árvores ornados com flores e flores para saudar Jesus durante a procissão dos ramos.
No Missal de Pio V (1563), o Domingo de Ramos levava o nome de "Dominica Palmarum", que pode ser traduzido como "Domingo de Ramos" ou "Domingo das Palmas", como ainda se usa em várias comunidades, no Sul do Brasil.
Outro nome, usado na Idade Média foi "Dominica Hosana" por causa das antífonas que cantadas durante a Bênção de Ramos e mesmo durante a procissão dos ramos.As antífonas tinham o refrão "Hosana ao filho de Davi".
Chamava-se ainda de "Dies indulgentiae" pois neste dia, no tempo que na Igreja havia a prática da penitência pública, eram anunciados os nomes dos pecadores públicos que seriam reconciliados com a Igreja na Páscoa.

Relacionado aos catecúmenos, que neste dia recebiam da Igreja o Símbolo da Fé (Credo), o Domingo de Ramos era também conhecido com o nome de "Pascha Competentium", "Páscoa dos Competentes". Competentes eram chamados os catecúmenos que estavam preparados para receber o Batismo na noite de Páscoa.
Por fim, um dado curioso, ainda relacionado com os catecúmenos, o Domingo de Ramos era chamado de "Pascha Capitilavio", porque os catecúmenos, no Domingo de Ramos, lavavam a cabeça e raspavam os cabelos para a unção com o óleo Crismal, depois do Batismo.
Hoje, este domingo é denominado oficialmente de "Dominica in Palmis de Passione Domini", isto é: "Domingo de Ramos da Paixão do Senhor". O título do domingo traz a dimensão memorial da celebração: a entrada de Jesus em Jerusalém (Ramos) e o início da Semana Santa, apresentada na Liturgia da Palavra deste domingo com as leituras de Is 50,4-7 (servo sofredor), de Fl 2,6-11 (servo obediente) e a leitura da Paixão de Jesus.
Este domingo como que apresenta uma "prévia" daquilo que acontecerá com o Senhor no decorrer da Semana Santa, dando assim, maior destaque para a disponibilidade de Jesus em dar a vida pela nossa salvação, como nos relatam as leituras e a própria leitura evangélica da Paixão do Senhor.

Sem comentários: