Mostrar mensagens com a etiqueta João Nunes Maia/ Scheilla. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta João Nunes Maia/ Scheilla. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 23 de abril de 2010

CONVITES

Deus, nosso Pai, que se encontra na intimidade de todas as
formas, faz e expede convites a todas as criaturas, pelos variados
processos de sua competência divina. A ternura de nosso Soberano
Senhor faz com que Ele nos convide constantemente para o trabalho da
edificação.

Compete a cada um, que são os chamados, ouvir e atender os
convites, pois por vezes poderão ser os escolhidos para o amor e a
caridade.

A voz de Deus ressoa nos filamentos da natureza, por meios
que as leis espirituais destinam para o rebanho. O Senhor usa Jesus
como canal cósmico em direção à humanidade, que igualmente usa os
benfeitores espirituais para que essa humanidade escute os convites
urgentes, com a finalidade de melhorar e modificar o seu mundo interno
e possa

ser honesta,

ser boa,

ser justa,

ser amorosa,

ser trabalhadora,

ser fraterna,

ser paciente

na edificação da eternidade,

e assim alcançar o mais além.

Todos são chamados; os escolhidos são poucos, por seleção e
pela disposição de cada um.

Meu filho, sê abençoado pela tua decisão, e vamos avante,
compreendendo a Jesus e vivendo-O como o sublime acontecimento, como o
maior fenômeno que pode acontecer na tua vida, e amando como o Cristo
nos amou, que a resposta será a tranquilidade de consciência.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

PLENITUDE DA VIDA

Na procura do amor, certificar-nos-emos que haveremos
de buscar o Amor

que tonifica e eleva,

que multiplica e embeleza,

que perdoa e dignifica,

que aprimora e rejubila,

e se exercita na caridade,

que sempre conduz ao caminho da salvação.

Nós concitamos a todos os corações para que busquem e
tornem a buscar a amizade com brandura, o contentamento com
equilíbrio, a fraternidade com o bom senso e, conquistando os dons
imortais, certamente encontraremos na plenitude da vida, pelo impulso
do amor...

amor nos pensamentos,

amor nas palavras,

amor na vida,

para que esse amor se torne em vestes espirituais, em alimento
das almas e da casa de Deus.

E, em se falando em amor, não podemos esquecer que
essa força, por excelência, é a energia de Deus que ampara a criança,
que assiste a velhice, que coroa os cristãos na sublime atividade do
bem comum.

Irmãos que conheceis traços da verdade, chamados e
escolhidos! Pensai bem na caridade e socorrei a vós mesmos no
aprimoramento espiritual, dando boa direção às ideias, ao verbo e à
própria existência, na conquista do coração em Cristo, rumo ao coração
universal.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

OS LÍRIOS DOS CAMPOS

Vejamos a indicação de Jesus, mostrando-nos os lírios dos campo, com suas vestes superiores aos reis da Terra. E quem os vestiu? Certamente que foi o Criador.

Meditemos nas flores como sorrisos da vida superior, a nos convidarem a sorrir, meditemos nelas em todas as suas nuances divinas, a nos convidarem ao amor, analisando as suas procedências.

Meditemos nas flores dos jardins e dos campos, a nos indicarem as belezas que nos esperam. E se elas nos extasiam, o que dizer das flores das virtudes que se encontram, às vezes, a desabrochar nos nossos corações?
Elas são inúmeras, como beijos de luz fundindo e refundindo todos os nossos sentidos.

O exterior nos predispõe e abre os nossos interesses para os campos do íntimo. Eles são mais ricos em campos e jardins, com uma profusão de estrelas a brilhar em nosso céu consciencial, se despertarmos a luz do entendimento, se a caridade
guiar os nossos passos e se o amor for a nossa força de vida, no dia-a-dia da nossa existência.

Que linda expressão escolhida por Jesus: os lírios dos campos!

Quantos campos existem dentro das criaturas? Quantos lírios devem ser despertados em nossos corações? São incontáveis.
Mas o Senhor espera de nós esse esforço que somente nós mesmos haveremos de fazer, mesmo que surjam dores e sacrifícios a enfrentar, sob o comando das bênçãos do Mestre, por intermédio dos anjos e dos próprios homens que já se encontram à nossa frente.

Falamos aqui como criatura da Terra, semelhante a todos, lutando com os mesmos problemas, entendendo as necessidades do aprimoramento espiritual.

Agradecemos a todos os homens, como Espíritos desencarnados, as oportunidades de trabalho, de compreensão e de dever que estamos recebendo.

Que Deus os abençoe!

Agradecemos ao sol, essa fonte divina de vida, pelos raios que nos aquecem.

Agradecemos às estrelas que nos invadem com a esperança;

Agradecemos às águas que tanto nos servem.

Agradecemos à flora e à fauna, que nos acodem com seus recursos todas às vezes que precisamos.

Agradecemos aos que amam na Terra, fornecendo-nos este néctar de vida, para que possamos trabalhar nos campos em que operamos por misericórdia da divindade.

Agradecemos às crianças e aos velhinhos, que tanto nos ajudam no trabalho de ajudar.

Agradecemos aos ventos, que sempre nos sopram os valores da vida, quando precisamos recompor nossas energias.

Agradecemos e beijamos a vida, na expressão de tudo, como se beijássemos a Deus.

Jesus, os lírios do campo! Senhor, inspira-nos como um poeta que ultrapassa o reino dos astros!

Beijamos, Senhor, os Vossos pés, que sempre vemos nos pés dos Filhos do Calvário!

quarta-feira, 25 de março de 2009

O PERFUME DO BEM

Quem desconhece o serviço útil, aquele que inclui os semelhantes, não é tocado pelo prazer de viver, e quem impede outros de conhecê-lo, está sendo conduzido pelo orgulho e pelo egoísmo.

O Evangelho Segundo o Espiritismo já nos informa que são os dois monstros devoradores da lavoura da felicidade de todos os povos e que os seus extratos são insuportáveis, porque geral a discórdia e alimentam todos os adversários das virtudes evangélicas.

Devemos comungar em esforços no combate ao mal, mas não investindo contra ele e sim, fazendo o bem.
E esse bem somente tem valor quando começa dentro de nós, atingindo a nossa família, no alcance das nossas obrigações com o endereço certo para toda a Humanidade.

Analisemos, meus irmãos, a nós próprios, mas de modo também a ouvir os outros sobre os nossos defeitos. Temos muitas distrações no que toca ao mal que alimentamos.

Quando enxergamos os defeitos dos outros, eles se encontram em menor evidência do que os nossos.
Não obstante, para conhecer e sentir essa verdade, gastamos muito tempo. Os nossos olhos só registram o mal dos nossos companheiros e esse é o maior erro que carregamos nos escaninhos da consciência.

Meu filho, comecemos hoje a disciplinar nossos impulsos inferiores, que se encontram, por vezes, escondidos nas dobras do desculpismo e da vaidade.

Não deixemos que nos sobre tempo para ver ou para inventar as faltas dos nossos companheiros.
Vamos nos dar as mãos, todos, desde que nossos irmãos queiram trabalhar conosco na seara do Mestre.

Busquemos coragem onde ela se encontre, mas coragem divina, da forma ensinada por Jesus, aquela que permanece na caridade, na luz e mesmo nas trevas, na saúde e na dor, na alegria e nas lágrimas.

Somente a caridade ensinada por Jesus nos salva a todos nós dos embates com as trevas.
Faça sol ou chuva, vamos com o Cristo, esquecendo-nos das portas largas da perdição e comungando com a fraternidade que esparge claridades por toda a criação.

Quase todos, quando apreciamos um perfume, buscamo-lo onde ele estiver.
Todavia, nos esquecemos, quase sempre, do perfume mais importante, que é o cultivo da caridade, e a vivência do amor.
É flagrância exalada pela Divindade, que mora igualmente em nós.

Todos os dias nos chegam convites de Deus.
Basta que compreendamos esses chamados para que semeemos a nossa própria libertação, pelos processos das virtudes, de o modo que eles voltem a nós, onde estivermos, em forma de alimentos de luz, no sustento da flor devida que somos nós.

sábado, 20 de dezembro de 2008

BOA CONVIVÊNCIA

Boa convivência é fator conveniente para todos nós, encarnados e desencarnados.
Precisamos aprender a conviver com os outros.
A separação é egoísmo, e esquecer-se do próximo é o orgulho se impondo aos nossos sentimentos, que deverão ser livres.

Se dominados, que o sejamos pelo Amor e pela Caridade.
A criatura de Bem trabalha, com Jesus, para que diminua a tristeza, ampliando a alegria; decresça o ódio, implantando o Amor; escasseie a mentira, instalando-se a verdade; minimize a violência, fazendo presente a brandura. Seguindo, com persistência, salvará a todos, pelos esforços conjugados dos que vivem em Cristo e por Ele.
Somos semeadores em todas as dimensões.
Todavia, somente as boas sementes nos livram de todos os males, em quaisquer épocas...
Conviver bem com o nosso próximo, é semear virtudes em seus corações.
E o tempo se encarrega de fazê-las prosperar, e quem tem o direito de colher é o semeador, por lei que vibra em todo o universo...

terça-feira, 18 de novembro de 2008

O PERFUME DO BEM

Quem desconhece o serviço útil, aquele que inclui os semelhantes, não é tocado pelo prazer de viver, e quem impede outros de conhecê-lo, está sendo conduzido pelo orgulho e pelo egoísmo.

O Evangelho Segundo o Espiritismo já nos informa que são os dois monstros devoradores da lavoura da felicidade de todos os povos e que os seus extratos são insuportáveis, porque geral a discórdia e alimentam todos os adversários das virtudes evangélicas.

Devemos comungar em esforços no combate ao mal, mas não investindo contra ele e sim, fazendo o bem. E esse bem somente tem valor quando começa dentro de nós, atingindo a nossa família, no alcance das nossas obrigações com o endereço certo para toda a Humanidade.

Analisemos, meus irmãos, a nós próprios, mas de modo também a ouvir os outros sobre os nossos defeitos. Temos muitas distrações no que toca ao mal que alimentamos.

Quando enxergamos os defeitos dos outros, eles se encontram em menor evidência do que os nossos. Não obstante, para conhecer e sentir essa verdade, gastamos muito tempo. Os nossos olhos só registram o mal dos nossos companheiros e esse é o maior erro que carregamos nos escaninhos da consciência.

Meu filho, comecemos hoje a disciplinar nossos impulsos inferiores, que se encontram, por vezes, escondidos nas dobras do desculpismo e da vaidade. Não deixemos que nos sobre tempo para ver ou para inventar as faltas dos nossos companheiros.

Vamos nos dar as mãos, todos, desde que nossos irmãos queiram trabalhar conosco na seara do Mestre.

Busquemos coragem onde ela se encontre, mas coragem divina, da forma ensinada por Jesus, aquela que permanece na caridade, na luz e mesmo nas trevas, na saúde e na dor, na alegria e nas lágrimas.

Somente a caridade ensinada por Jesus nos salva a todos nós dos embates com as trevas. Faça sol ou chuva, vamos com o Cristo, esquecendo-nos das portas largas da perdição e comungando com a fraternidade que esparge claridades por toda a criação.

Quase todos, quando apreciamos um perfume, buscamo-lo onde ele estiver. Todavia, nos esquecemos, quase sempre, do perfume mais importante, que é o cultivo da caridade, e a vivência do amor. É flagrância exalada pela Divindade, que mora igualmente em nós.

Todos os dias nos chegam convites de Deus. Basta que compreendamos esses chamados para que semeemos a nossa própria libertação, pelos processos das virtudes, de o modo que eles voltem a nós, onde estivermos, em forma de alimentos de luz, no sustento da flor devida que somos nós.

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

A CARIDADE É O CAMINHO

Fora da caridade não há ambiente para o verdadeiro Amor, mas a verdadeira caridade igualmente não se expressa sem o ato amoroso que se irradia do coração para todas as frentes de trabalho onde o Bem é a meta dos sentimentos.
Na verdade, a caridade é o caminho único para encontrarmos a paz de consciência, mas essa verdade somente é encontrada quando a praticamos
por dever e, acima do dever, por prazer de sermos úteis a todos e a tudo em nossos caminhos.
Há muitos que interrogam sua própria alma: o que é caridade? E como fazê-la? Esses certamente desconhecem livros espíritas, pois essas obras são todas inspiradas nesta virtude grandiosa que dá e que é vida em todos os mundos habitados.
Se queres saber o que é caridade, nós te falamos novamente; podes começá-la dentro da tua casa, nos gestos generosos para com tua mulher e filhos, parentes e amigos, pai e mãe. Entrementes, antes que o faça dentro do teu lar, faze-o contigo mesmo, cortando as arestas dos teus impulsos inferiores, caso os tenha, amansando a tua fala diante dos outros.
A caridade é luz que brilha em toda a parte, como sendo o perfume de Deus a alentar os que sofrem. Se te sobrarem algumas horas por dia, meu irmão, nas deixe vazias e sabes como pode preenchê-las: pela caridade, por ser semente de luz a te trazer frutos de paz para o próprio coração.
Podes fazer caridade nos atos de bondade para com o próximo, nos momentos adequados, sem que essa bondade transforme em decadência o homem verdadeiramente bom. Mescla-a com a energia cristã, sem deixar-te também pular para o reino da violência.
Jesus foi a expressão máxima da caridade na Terra e nos deixou exemplos vivos do maior equilíbrio na beneficência, acendendo luzes em todos os assuntos da própria vida.
Se a caridade é o mesmo Amor, não podemos nos esquecer de amar no mesmo nível do amor do Mestre para conosco. O mundo está cheio de exemplos que brilham mais que o sol e nos fornecem água de vida mais que os mares e rios, valores maiores que o próprio ar, pela grandeza da fé que nos apresentam por todos os meios.
Jesus nasceu na Terra por ato de Deus, pelo Seu grande amor às criaturas, traduzido no envio do próprio Filho para iluminar todos os nossos caminhos. Tornaremos a dizer que, fora da caridade não pode haver vida, porque ela é a razão pura da fraternidade, florindo como amor nos reinos dos corações que expandem esses sentimentos salvadores.
Quem começa a melhorar, somente pode dar início à renovação, pela caridade.

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

PAPAI

Papai, viga de segurança das crianças! A tua parte, na formação dos espíritos

que reencarnam em tua casa, é valiosa. Não podes ignorar o teu dever ante os teus filhos.

O lar é uma escola, sob a orientação da espiritualidade maior. Em uma casa

de família, não habitam somente as pessoas revestidas de carne. Não; como se enganam

os que pensam dessa maneira! Ali se encontra outra família, e mais numerosa que a visível.

São espíritos, amigos e inimigos, que evoluem em grupos.

O pai é o comandante dessa nave grandiosa, que chamamos de lar, e é bom

que se mantenha no seu posto, não desertando de seus deveres perante ele.

Jesus estabeleceu, na Terra, a força capaz de harmonizar os lares, quando, na

casa de Simão Pedro, abriu o primeiro Culto do Evangelho, para solidificação da

fraternidade entre os familiares, mostrando a todos as leis de Deus, capaz de educá-los, se

respeitadas.

Já faz quase dois mil anos; já passaram quase vinte séculos, e o gesto do Cristo,

somente agora, principia a ser entendido. Começam-se a abrir Cultos do Evangelho nos

lares, e esse é o ambiente de predileção dos espíritos superiores.

O lar é a primeira célula da humanidade. Inicia, por ele, a educação e a

disciplina, para que mais tarde tenhamos uma humanidade educada, e as nações

entendendo o objetivo da descida do Cristo ao mundo, exemplificando o Amor, em todas as

suas modalidades.

Um pai de família, por dever moral, não pode esquecer a personalidade de

Jesus. Deve abrir o coração para esse reflexo divino. O pai personifica a porta, por onde

os filhos devem passar com segurança. Ele é o Cristo do lar, tendo o Cristo de Deus

como Caminho, Verdade e Vida.

Não podes esquecer, pois, da abnegação, na escola do lar. Da honra, em teus

deveres, mesmo os mais inexpressivos. De amar a verdade, em todas as suas modalidades..

De esquecer ofensas, em todas as suas investidas. De ajudar a esposa, no que ela mais

precisa de ti. Do carinho, e, por vezes, energia, em todas as frentes que o Amor indicar. De

ensinar aos filhos, pela teoria e pelos exemplos. De amar a família, onde a fraternidade te

convidar.

O pai de família deve ser o astro, que aconchega e ilumina toda a casa. A

mãe, o coração; o pai, a inteligência; a mãe, o Amor; o pai, a caridade. A mãe, levando os

filhos para Deus; o pai, mostrando as experiências necessárias do mundo. O pai, vigiando,

no dever do trabalho; a mãe, orando, na aplicação dos recursos que os sustentam, no

mundo das formas. Os dois juntos formam dois pólos de energias divina e humana, para

que os companheiros que descerem na carne tenham condições de um aprendizado

eficiente, para a eficiência da vida.

Os teus esforços, pai, não são perdidos. No amanhã, serás novamente filho, e

deverás receber o que deres hoje: sementes de luz, a produzirem frutos de vida.

segunda-feira, 24 de março de 2008

A CARIDADE É O CAMINHO

Fora da caridade não há ambiente para o verdadeiro Amor, mas a verdadeira caridade igualmente não se expressa sem o ato amoroso que se irradia do coração para todas as frentes de trabalho onde o Bem é a meta dos sentimentos.

Na verdade, a caridade é o caminho único para encontrarmos a paz de consciência, mas essa verdade somente é encontrada quando a praticamos por dever e, acima do dever, por prazer de sermos úteis a todos e a tudo em nossos caminhos.

Há muitos que interrogam sua própria alma: o que é caridade? E como fazê-la? Esses certamente desconhecem livros espíritas, pois essas obras são todas inspiradas nesta virtude grandiosa que dá e que é vida em todos os mundos habitados.

Se queres saber o que é caridade, nós te falamos novamente; podes começá-la dentro da tua casa, nos gestos generosos para com tua mulher e filhos, parentes e amigos, pai e mãe. Entrementes, antes que o faça dentro do teu lar, faze-o contigo mesmo, cortando as arestas dos teus impulsos inferiores, caso os tenha, amansando a tua fala diante dos outros.

A caridade é luz que brilha em toda a parte, como sendo o perfume de Deus a alentar os que sofrem. Se te sobrarem algumas horas por dia, meu irmão, nas deixe vazias e sabes como pode preenchê-las: pela caridade, por ser semente de luz a te trazer frutos de paz para o próprio coração.

Podes fazer caridade nos atos de bondade para com o próximo, nos momentos adequados, sem que essa bondade transforme em decadência o homem verdadeiramente bom. Mescla-a com a energia cristã, sem deixar-te também pular para o reino da violência.

Jesus foi a expressão máxima da caridade na Terra e nos deixou exemplos vivos do maior equilíbrio na beneficência, acendendo luzes em todos os assuntos da própria vida.

Se a caridade é o mesmo Amor, não podemos nos esquecer de amar no mesmo nível do amor do Mestre para conosco. O mundo está cheio de exemplos que brilham mais que o sol e nos fornecem água de vida mais que os mares e rios, valores maiores que o próprio ar, pela grandeza da fé que nos apresentam por todos os meios.

Jesus nasceu na Terra por ato de Deus, pelo Seu grande amor às criaturas, traduzido no envio do próprio Filho para iluminar todos os nossos caminhos. Tornaremos a dizer que, fora da caridade não pode haver vida, porque ela é a razão pura da fraternidade, florindo como amor nos reinos dos corações que expandem esses sentimentos salvadores.

Quem começa a melhorar, somente pode dar início à renovação, pela caridade.