quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

PERSEVERANÇA NA LUTA

Não vos inquieteis nem desanimeis ante as lutas afligentes do caminho redentor.

Afeiçoa-vos ao arado das provações, colocando o óleo do sacrifício nas suas engrenagens para que a terra da renovação seja sulcada sem cessar, oferecendo campo para as sementes de luz na construção do Bem Eterno no âmago dos corações.

Enquanto jornadeamos nas sombras do corpo, amparados pelas oportunidades de serviço, não valorizamos em toda a sua significação a dádiva do sofrimento. Cada percalço, cada frustração, quando sabemos superar, se transforma em bênção de inestimável valor que se incorpora ao patrimônio do nosso espírito.

Lutar, portanto, é a honra que nos cabe disputar.

Convidados por Jesus ao labor intransferível da sublimação, não regateemos as moedas do esforço iluminativo, de modo a atestar-Lhe fidelidade e devotamento.

Muitas vezes, a serviço da Sua Doutrina, somos defrontados pelos débitos do pretérito que ressurgem com o grave aspecto da aflição e lamentamos a necessidade de lapidar o espírito com os instrumentos do sofrimento...

Infortúnio e desassossego nos parecem letras de débitos em regime de cobrança urgente. Ansiedade e desconforto assumem papéis de valioso cobrador. E avançamos assinalados, não poucas vezes, por tristeza incoercível que nos tolda a face e espezinha os melhores sentimentos.

Hoje, aficionados do Espiritismo libertador que nos convoca à antemanhã do porvir, encontramos o fardo das provações que logo cai sobre os nossos ombros e nos pesa amargamente.

Gostaríamos de fruir as concessões da oportunidade facilitada, do bem cômodo e da alegria contínua.

Somente conseguimos porfiar de ânimo robusto por possuirmos o lenitivo da consoladora certeza imortalista.

Convém, no entanto, não esquecer, à guisa de ilustração sempre necessária, que o Príncipe Divino, quando veio ter conosco, escolheu uma noite silenciosa da estrelas refulgentes para começar o Seu ministério numa casa reservada aos animais, de modo a honrar a simplicidade e a humildade, elegendo-as como símbolos característicos da Sua tarefa, - insígnias insuperáveis do Seu amor a desdobrar-se pela Terra inteira... E era o Excelso Filho de Deus! Não se resguardou sob um nome principesco da Terra, nem se deixou amparar pelos representantes das águias dominadoras do Império temporário de César, ensinando com discrição a técnica sublime da ascensão - o amor incondicional - com desdém às coisas efêmeras. Logo depois dele, os Seus discípulos afervorados à Verdade, igualmente não se permitiram o suborno dos homens poderosos para lhes facilitarem a tarefa de extensão do Reino de Deus entre as criaturas...

...E quando mais tarde os lidadores da Boa Nova se consorciaram com os triunfadores do mundo, a Mensagem perdeu o aroma evangélico que impregnava os corações e mantinha os espíritos, qual fosse o oxigênio sublime da vida...

Não vos afadigueis, pois, ante as ásperas provações.

Tende coragem e avançai!

O caminho daquele que aspira à plenitude da paz interior e da alegria espiritual se faz, compreensivelmente, assinalado pela constante da ação dos instrumentos lapidadores das arestas e imperfeições que afeiam o espírito, após o que, aprimorado e sem jaça, qual diamante filtra a luz da verdade, tornando-se gema de rara beleza.

Os verdadeiros heróis e os legítimos operários da vida estão sempre assinalados pelas feridas da luta redentora: condecorações valiosas que lhes atestam a intensidade do combate, o valor da dedicação no campo em que funcionaram, desvelados.

Aqueles que passam tranqüilos, armazenando sorrisos, espalhando bonomia ou insensatez ainda não conheceram de perto as experiências sublimantes, caminhando para encontrá-las mais tarde.

Não os invejeis, não lhes cobiceis os lauréis.

Tomais por modelo os anjos da renúncia e os mártires da caridade e do sacrifício pessoal: conheceis a mensagem vigorosa da Imortalidade.

Vivei-a no silêncio de todas as horas, embora experimentando ápodos, desdéns, vergastadas da ironia e da calúnia.

Perseverai na luta com desassombro! O que hoje vos pareça sombras, amanhã será claridades no vosso dia infinito. E aqueles que se vos fizeram inimigos ou cobradores que enlouqueceram em plena tarefa, logo mais vos parecerão benfeitores anônimos, que em nome da Justiça Divina vos alcançaram, libertando-vos das matrizes pretéritas da dor e da amargura.

Prossegui com Jesus, o libertador de todos nós, fiéis até a morte, pois que "morrendo é que vivemos para a Vida Eterna."

Sem comentários: