terça-feira, 4 de março de 2008

CALMA ATIVA

“E por vontade não entendemos aqui um desejo efêmero e inconseqüente, a cada momento interrompido por outras preocupações, mas uma vontade séria, perseverante, sustentada com firmeza, sem impaciência nem ansiedade.” O Livro dos Médiuns, cap. 17 — 204.



Um lago agitado eternamente acabará distorcendo as imagens refletidas em seu espelho d’água.

O exemplo, embora pobre, ilustra a importância da disciplina emocional para o intercâmbio mediúnico.

Ansiedade é ruído interior, interferindo na comunicação com o Além.

Impaciência é agitação na alma, perturbando o campo psíquico.

A mente inquieta bloqueia os canais mediúnicos, impedindo a expansão da consciência para além dos sentidos sensoriais.

Por essa razão, Allan Kardec recomenda calma e recolhimento, sustentados numa vontade séria, a fim de que o intercâmbio ocorra em condições favoráveis.

A pressa é ponte para a frustração, tanto quanto a precipitação responde, muitas vezes, pelos desvirtuamentos.

Olha para ti mesmo, examinando o cenário que te caracteriza o interior.

Estuda e estuda-te.

Constatarás que a tua personalidade resulta de experiências muito particulares no ciclo constante de amadurecimento espiritual, o que faz de ti um ser único, portador de ritmo próprio no campo mental e emocional.

Por essa razão, evita comparações de qualquer tipo, respeitando os próprios limites, certo de que cada pessoa atende aos propósitos da vida segundo o momento evolutivo em que se encontra.

Aprende a fazer silêncio interior, para que a sintonia mediúnica se consolide de forma natural, espontânea e segura. Assim, “ouvirás” melhor os espíritos que buscam sintonizar contigo para as tarefas edificantes.

Não confundas, porém, serenidade com inércia. A prática mediúnica direcionada para os objetivos elevados requer esforço e dedicação, impondo ao trabalhador não apenas uma atitude calma, mas também uma calma ativa, capaz de conjugar equilíbrio e trabalho em favor do bem integral.

Sem comentários: