terça-feira, 25 de novembro de 2008

Parar de sofrer

Todo ser humano anseia pela felicidade.

Mas, para libertar-se do sofrimento é preciso, antes de tudo, perguntar a si mesmo se você quer realmente se separar de sua dor.

Esta parece, à primeira vista, uma pergunta absurda, visto que não tem sentido alguém resistir em separar-se da dor.

Isto seria verdadeiro se todos os nossos anseios fossem plenamente conscientes.

Mas não é o que ocorre.

A maior parte das motivações que guiam o comportamento da humanidade é inconsciente.

Entender que existem mecanismos inconscientes que nos mantém presos à nossa infelicidade e que acabam até mesmo nos levando a sentir certo conforto no convívio com o sofrimento, é o primeiro passo no caminho da libertação.

Se você deseja de fato livrar-se da dor, precisa, antes de qualquer coisa, estar cansado de sofrer.

Somente quando o sofrimento não lhe trouxer mais nenhuma vantagem, e há quem encontre vantagens no sofrimento, como por exemplo, para obter a atenção das pessoas ou para não enfrentar os desafios da vida e manter-se apoiado nos outros, então você se sentirá motivado por uma vontade inabalável de alcançar o equilíbrio interior.

A vontade precisa ser muito grande para que alguém se disponha a enfrentar seja o que for, para alcançar a paz, visto que as dificuldades serão muitas e a mente se encarregará de mandar inúmeras mensagens para que a pessoa desista no meio do caminho.

A auto-observação permanente sobre as motivações que guiam cada uma de nossas atitudes diante da vida, nos permite perceber quais as amarras que nos prendem às situações de sofrimento e não nos deixam avançar no encontro com nossa paz interior.

Sempre que você sentir dificuldades em alcançar seus objetivos, observe atentamente se não existe dentro de você uma parte que por medo, covardia, comodismo ou outra razão qualquer, deseja que tudo permaneça exatamente como está.

Aos poucos, você perceberá claramente se existem motivos inconscientes que vêm determinando suas limitações e por que você não tem tido sucesso no caminho da libertação.

Desejar ardentemente a paz interior é o segundo passo, antes dele, é preciso estar verdadeiramente cansado do sofrimento, pois somente isto nos dará a perseverança e disciplina necessárias para iniciar a busca.

Sem comentários: