quarta-feira, 4 de março de 2009

SONHOS NATALENSES

Nas águas quase paradas do rio Potengi, sinto-me descalço, sem um pingo de maldade a apreciar coisas da terra potiguar. Tenho-a como namorada, espôsa, amante, musa quase imoral a se despir a cada por do sol, linda, transparente e próspera.

Façamos, portanto um brinde à cidade natal dos potiguares onde tantas ilusões já foram depositadas em lágrimas às suas margens. Sim ela, Natal veste-se de água doce como uma grande dama casada com as águas do mar, bem ali, à nossa frente.

Nessa mistura, Natal comemorou seu grande aniversário de quatrocentos anos: longo reinado de quem luta ainda para manter-se sublime.
Observo, com nostalgia, as avenidas indo de encontro ao novo milênio, levando transeuntes a encontrarem-se numa sucessão de horas e dias com novas praças, bares, construções e edifícios erguidos por toda a parte. Cada vez que a visito, vejo-a crescendo a olhos vistos, impecável, paciente e cativante com todos. Está sempre ali, brilhando em dias de sol e alagando em meses de chuva, sem nunca perder a sua poesia.

Minha queridíssima Natal, grande Mãe de todos nós mortais que sempre retornamos para revê-la um dia, queira zelar pelos seus adorados filhos que mergulham nas depressões da vida mesmo sabendo que vivem no paraiso das dunas, mares e frutas doces. Natal do canto do mangue, da Barra do Cunhaú, da Praia da Pipa, do Mercado da Redinha, dos grandes poetas, dos que governam e desgovernam, das dunas móveis, dos turistas calmos e do peixe fresco. Tudo isso é pele, ossos e coração de uma cidade que festejou seus quatrocentos anos de vida e ainda é, sem dúvida, uma linda criancinha de olhinhos azuis.

Em algumas horas, sobre as águas do Potengi passará um pássaro me levando com minha saudade, fazendo-me mudo de emoção ao ver refletido em suas águas, os sonhos de todos os que nela acreditam, confiam e amam.

Quem vem, sempre retorna e quem vai para sempre, parte com o coração despedaçado de saudades. Festejos e fogos invadem meus pensamentos. Inicia-se a festa de mais um aniversário e lá vou eu sorrindo, sonhando, pra Genipabu. <<<<<<<<

Sem comentários: