segunda-feira, 18 de outubro de 2010

São Lucas/Dia do Médico

Nasceu em Antioquia da Síria, médico de profissão foi convertido pelo apóstolo São Paulo, do qual ficou inseparável e fiel companheiro, colaborador no apostolado, de fato o apóstolo dos gentios em diversos lugares externa a alta consideração em que tinha São Lucas como portador de zelo e fidelidade no coração. Juntamente com São Paulo, Lucas fez várias viagens apostólicas, tornando-se um dos primeiros missionários do mundo greco - romano.

Tornou-se porém, excepcional para a vida da Igreja, por ter sido dócil ao Espírito Santo, que capacitou com o Carisma da inspiração e com uma vivência comunitária, que resultaram no Evangelho segundo Lucas e na primeira história da Igreja, conhecida como Atos dos Apóstolos.

No Evangelho, encontramos o Cristo que sendo amor universal se revela a todos, e chama Zaqueu, Maria Madalena, garante o Céu para o "bom" ladrão e conta as lindas parábolas do filho pródigo, ou do pai misericordioso, e do bom samaritano. Nos Atos dos apóstolos, que poderia também chamar Atos do Espírito Santo, a deparamo-nos com a ascensão do Cristo que promete o batismo no Espírito Santo, cumpre no dia de Pentecostes e inaugurando assim sua Igreja que evangeliza com coragem a todos os povos.

Uma tradição que recolheu no século XIV Nicéfono Calisto, inspirado numa frase de Teodoro, escritor do século VI diz-nos que São Lucas foi pintor e fala-nos de uma imagem de Nossa Senhora saída do pincel e coração daquele que mais relatou o singular papel de Maria na Encarnação, até Pentecostes.

O historiador São Jerônimo diz que Lucas viveu a missão até a idade de 84 anos, terminando sua vida com o martírio. Por isso, no hino das Laudes rezamos: "Cantamos hoje, Lucas, teu martírio, teu sangue derramado por Jesus, os dois livros que trazes nos teus braços e o teu halo de luz".

[]
Oração do Médico
Vós sois o Grande Médico, Senhor!

Humildemente,
antes de iniciar o meu trabalho,
ajoelho-me diante de Vós
e Vos peço para que a Vossa inspiração
se faça presente em mim!
Dai habilidade às minhas mãos,
lucidez ao meu espírito e
compreensão ao meu coração!

Dai-me discernimento para corrigir meus erros
e força para poder aliviar, ao menos em parte,
a carga de sofrimentos dos meus semelhantes.

Concedei-me hoje e sempre,
as graças de poder continuar sendo Vosso instrumento
e levar a bom termo a sagrada missão que me confiastes,
e de ser sempre digno dela, em honra do Vosso Santo Nome!

Que nos momentos da minha limitação humana,
eu possa contar sempre com a Vossa misericórdia
e com o consôlo da certeza do dever cumprido.

Que a luz das Vossas Mãos
esteja sempre sobre as minhas!

Abençoai-me Senhor,
e a todos os que estão comigo nessa jornada.
Permiti, Pai de bondade,
que ao fim de mais este dia de trabalho,
eu possa novamente ajoelhar-me diante de Vós e dizer:
Obrigado, Senhor!

Sem comentários: