terça-feira, 27 de maio de 2008

O reconciliar consigo mesmo

De que adianta ter todos os bens materiais se não tivermos o bom senso de uma vida regrada e cheia de compromissos, voltados para o bem do próximo, com caridade, amor e fraternidade?



Nem sempre, quando somos seres encarnados, podemos ter uma visão bastante clara disso tudo, Somente com o viver dos anos na matéria é que passamos a dar os primeiros passos para uma vida melhor, no sentido espiritual, moral, social ou conjugal.



Falemos primeiro da moral.

Muitos vão pensar que ter moral é se esconder debaixo de um véu em que julgamos que ninguém sabe o que somos.

Todavia, como é muito dito: "Somos o que pensamos".

Basta para isso, que tenhamos um convívio com os nossos amigos materiais, e que certamente, dentro de um princípio lógico de atos ou atitudes, logo irão dizer:

- "Fala mas não pratica".

Se não conseguimos enganar as pessoas, imaginem que para o mundo espiritual nada fica escondido e nunca conseguiremos enganar os nossos amigos espirituais.

Por isso, quando Kardec fala de

"Orai e Vigiai", é num sentido bastante amplo e irrestrito, pois devemos a cada hora, cada minuto, cada segundo, sempre estar atento aos nossos pensamentos e ver como falamos e como agimos.



A moral, em si, não está somente quando não praticamos atos que possam ofender a nós próprio ou agir de modo incorreto em certos momentos de um viver a dois.

Liga-se também a toda atitude que contraria os bons ensinamentos que Jesus tanto nos ensinou e mesmo que pensemos que estamos não praticando nada contra a moral, examinemos os nossos pensamentos diários.

O que estamos deixando que os nossos pensamentos vaguem e como damos condições para que eles se propaguem por minutos, e até horas, um absurdo que custamos a acreditar que ainda possa acontecer com certas pessoas que se dizem: "Vou ao Centro sempre, ouço as palestras, como é bom", mas depois, num momento de heresia, se deixam levar por certas leviandades que ferem o princípio de um moral elevada.

Quando estamos sozinhos, e muitos assim vivem em algumas oportunidades, como somos imprudentes em muitos sentidos.

Por isso, que a moral é um dos pontos mais importantes para que haja as mudanças que precisamos operar em nossas vidas.

Fujamos dos atalhos fáceis, busquemos as soluções das nossas dificuldades com amor, carinho e acima de tudo, respeito a nós mesmos.

Por mais que sejamos engajados dentro de um trabalho mediúnico ou somente estejamos freqüentando uma Casa Espírita ou mesmo, participando de um grupo de trabalho voluntário ou não, precisamos acima de tudo manter um certo hálito mental e de forma até criteriosa para que não venhamos a cometer certas atitudes que não condizem com os princípios morais e evolutivos que precisamos ter ainda, na vivência da Terra, ainda de provas e expiações.

Atentemos bem para esses fatos e procuremos refletir de que modo estamos vivendo, em nossos dias e como estamos nos relacionando conosco mesmo.

Ah.. Social. Como essa parte também é bastante complicada para todos os seres viventes nesta planeta Terra.

No Livro dos Espíritos, fala sobre a necessidade da vida social.

E diz: "Deus fez o homem para viver em sociedade. "

Não lhe deu inutilmente a palavra e todas as outras faculdades necessárias à vida de relação."E nessa conjunção de viver com todos os demais seres que fazem parte do seu grupo social, é preciso que se mostre, exponha -se e nunca procurar se isolar de todos os problemas que envolvem qualquer círculo de trabalho, amizade ou grupo.

Bastante difícil, sob todos os aspectos, pois sempre vemos, mesmo dentro de uma Casa Espírita, bastante contradições ainda com respeito a Doutrina Espírita e muitos ainda se deixam levar pelo egoísmo, achando que já estão "salvos"...

Será isso uma verdade?

O próprio Cristo afirma: "Nem todo homem que fala em nome de Jesus, está com lugar garantido no Reino de Deus".

Falsos profetas como bem relata a Bíblia Sagrada.

Uma coisa bastante importante no desenvolvimento mediúnico e que possa sempre receber do mundo espiritual, toda a assistência dos bons espíritos, é a HUMILDADE.

Quanto mais se aprende, deve saber que a responsabilidade aumenta, pois sabendo através dos estudos dos livros básicos do Espiritismo, vemos que o Espírito de Verdade veio para completar todo o trabalho iniciado por Jesus e Allan Kardec teve a sua participação, deixando esse imenso conhecimento de muitos fatos que ainda precisam ainda serem estudos por todos os homens de boa vontade.

Não se deixe iludir que estás acima de todo o bem e mal, é preciso que saibas que o viver social é um fato bastante significativo para alcançar o que tanto se fala:

"Amar ao próximo com a si mesmo", mesmo com os todos problemas ou vícios que possam ter e muitos ainda estão ainda nesse patamar de procurar acertar destinos de um viver feliz.

Na parte conjugal, como tem sido difícil essa trajetórias de muitos irmãos na Terra.

Devido terem mudados muitos critérios de vida a dois, muitos casais separaram-se após anos de vivência conjugal e mesmo, uniões recentes de pouco tempo e nem mesmo um ano, estão se separando.

O porquê disso tudo?

Será que, na maioria desse casos, houve realmente um motivo que pudesse acontecer essa separação?

Nada de afirmar que seja karma, o viver a dois, com uma pessoa que você vê, após o decorrer de uma existência, descobrem que nada tem a ver, são seres completamente diferentes mas não será que tiveram que completar um ciclo de vida passada que faltou para ser finalizada?

Tudo isso, deve ser analisado de forma que vejamos em nossos interiores o que queremos realmente de nossas vidas.

Cristo não quer ninguém infeliz e cabe a cada ser material que atravessa suas dificuldades nesse sentido, rever toda a sua vida e diante, do seu livre-arbítrio e liberdade que o nosso Criador deu a toda criatura humana, agir de modo consciente e responsável, não deixando dúvidas que irá responder por falhar nesse sentido.

Nada é proibido, desde que estejamos com as nossas consciências voltadas para a prática do bem, amor e caridade,

Por último, a Vida Espiritual.

Sim, vamos viver todos essas etapas de nossas vidas e quando, realmente, acordamos num sentido de um Alvorecer Espiritual, estejamos prontos para a prática desse amor que tanto Jesus pregou em seus ensinamentos.

Nada vai adiantar se não tivermos tomado todas as atitudes de um viver sadio, reformando todos os nossos pensamentos, atos e palavras.

A sinceridade, o sorriso, o olhar, o modo de tratar o próximo, fugir das mágoas, ódio, rancores, praticar o perdão de verdade, e nem precisa dizer que está mudado.

Todas as pessoas que estão com você nessa jornada, irão observar que houve mudança.

Onde chegar haverá paz, tal qual Jesus em sua pregação aqui na Terra, sempre agiu com serenidade e justiça, mesmo em muitas oportunidades sendo testado pelos doutores da Lei na época em que viveu.

Sabemos ainda que matéria é um grande obstáculo para esse viver espiritual, como bem recomenda os nossos mentores espirituais.

Apesar de muitos dos que ainda estão vivendo na Terra, sob o peso de uma matéria, tendo enormes dificuldades de se encontrar consigo mesmo, sempre chega a hora de se reconciliar com você mesmo.

Faça a sua vida melhor, entregando todos os seus problemas ao nosso Criador, não deixando de cumprir a sua parte.

Que a paz do nosso Divino Mestre Jesus possa reinar em todos os lares desse universo sem fim.

\Muita Paz com Jesus no coração

Sem comentários: