sexta-feira, 27 de junho de 2008

EVANGELHO DO DIA

Ano A
Dia: 27/06/2008
Jesus cura um leproso
Mt 8,1-4


Jesus desceu do monte, e muitas multidões o seguiram. Então um leproso chegou perto dele, ajoelhou-se e disse:
- Senhor, eu sei que o senhor pode me curar se quiser.
Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse:
- Sim, eu quero. Você está curado.
No mesmo instante ele ficou curado da lepra. Então Jesus lhe disse:
- Escute! Não conte isso para ninguém, mas vá pedir ao sacerdote que examine você. Depois, a fim de provar para todos que você está curado, vá oferecer o sacrifício que Moisés ordenou.

Comentário do Evangelho
A reintegração do leproso

Na cultura hebraica, herdeira da antiga cultura mesopotâmica, considerava-se como lepra diversas afecções da pele, bem como bolores que se manifestassem em roupas ou paredes. Os capítulos 13 e 14 de Levítico versam sobre a lepra, fazendo referência a essas diversas ocorrências. A prescrição fundamental era a exclusão do considerado leproso do convívio comunitário. Ele devia usar vestes rasgadas e ter os cabelos desgrenhados, vivendo fora das cidades e advertindo quem se aproximasse com gritos: "Impuro! Impuro!". Mais do que a própria doença, o leproso sofria a exclusão social, considerado religiosamente impuro e pecador. Quem o tocasse se tornaria também impuro. A reintegração do leproso, após sua cura, era feita diante do sacerdote, mediante ofertas, de maneira semelhante a outros ritos de sacrifício por faltas contra a Lei, que eram qualificadas de pecado.
Jesus, com sua prática libertadora e vivificante, acolhe este homem que se prostra diante dele, tocando-o, livrando-o da doença e da exclusão. A acolhida e a identificação com o excluído restitui-lhe a dignidade, integrando-o na comunidade.

Oração

Pai, purifica o meu coração, de modo que esteja a salvo do egoísmo desumanizador.

Fonte: www.paulinas.org.br


A Bíblia é a Palavra de Deus.
"Passará o céu e a terra,
porém as minhas palavras
não passarão."
(Lucas 21:3)

Jesus lhes disse:
"Ide por todo o mundo e pregai o
Evangelho a toda criatura".
(Mc 16,15)

Sem comentários: