terça-feira, 11 de novembro de 2008

EVANGELHO DO DIA

Ano A
Dia: 11/11/2008
O dever do empregado
Lc 17, 7-10

Jesus disse:
- Façam de conta que um de vocês tem um empregado que trabalha na lavoura ou cuida das ovelhas. Quando ele volta do campo, será que você vai dizer: "Venha depressa e sente-se à mesa"? Claro que não! Pelo contrário, você dirá: "Prepare o jantar para mim, ponha o avental e me sirva enquanto eu como e bebo. Depois você pode comer e beber." Por acaso o empregado merece agradecimento porque obedeceu às suas ordens? Assim deve ser com vocês. Depois de fazerem tudo o que foi mandado, digam: "Somos empregados que não valem nada porque fizemos somente o nosso dever."

Comentário do Evangelho
Interpretações diferentes

Temos neste evangelho mais uma parábola exclusiva de Lucas. Sua compreensão é difícil. De início o leitor é envolvido na parábola, levado se identificar com o senhor que tem um servo ("se alguém de vós tem um servo..."). Aí coloca-se em uma posição privilegiada, característica da sociedade elitista e opressora, onde as elites acomodadas se fazem servir pelos mais pobres. E, ainda, sendo servidas, nada têm a agradecer aos servos, humilhando-os e desprezando-os. Em seguida, o leitor é convidado a colocar-se na condição do servo. Depois de fazer tudo o que lhe foi mandado, deverá dizer: "somos simples servos; fizemos o que devíamos fazer".
Duas interpretações diferentes poder ser feitas. Como uma crítica, pode ser a expressão da atitude daqueles que, como o "servo", se submete cegamente à Lei opressora e dominadora, representada pelo "senhor".
Outra interpretação, própria da espiritualidade da humilhação, seria a de que o discípulo deve se submeter às ordens de Deus como um servo obedece ao seu senhor despótico na terra. Este enfoque fragiliza a opção pelo seguimento de Jesus como um sedução por seu amor e como uma opção de vida plena para todos.

Oração

Pai, reconhecendo-me servo inútil, quero esforçar-me para ser justo e misericordioso. Somente assim serei agradável a ti.



A Bíblia é a Palavra de Deus.
"Passará o céu e a terra,
porém as minhas palavras
não passarão."
(Lucas 21:3)



Jesus lhes disse:
"Ide por todo o mundo e pregai o
Evangelho a toda criatura".
(Mc 16,15)

Sem comentários: