domingo, 1 de fevereiro de 2009

Linha de Conduta

Filho meu, não rejeites a disciplina do Senhor, nem te enfades da sua repreensão. Pv. 3, v. 11.



As inquietações da vida são disciplinas engendradas pela lei, visando à educação da alma.

Não pode existir evolução sem problemas. Eles despertam, em cada ser, recursos maiores, e, depois, são eliminados pelo progresso, deixando um saldo de experiências compensadoras.

Quando a dor bater em teu tabernáculo de carne, não te revoltes contra o Senhor. Pois é nela e por ela que poderás entrar na intimidade das leis mais sutis e obedecê-las.

Aparentemente, ninguém gosta da disciplina. No entanto, é ela que mais nos serve, empenhando-se, desde o princípio, na nossa elevação.

Quando fores repreendido por alguém, não rejeites a repreensão. Tira dela, com humildade, valores educativos para a tua conduta. Os que não te gostam, vêem, com mais freqüência, os teus defeitos, e os anunciam. Não revides; o procedimento dos ofendidos deve ser orar pelos ofensores.

Não rejeitar educação é motivo de grande entendimento. Aceitar as repreensões, com paciência, é prova de que já te encontraste com o Cristo. Avança mais um pouco, aprendendo e ensinando, e avança mais um tanto, ensinando pelo exemplo.

A tua linha de conduta te revela à comunidade de que fazes parte. Os teus atos para com os outros te medem a evolução. E os teus pensamentos, no silêncio de ti mesmo, mostrar-te-ão o nível a que pertences, na escala dos Espíritos.

Sem comentários: