terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

UMA TRADIÇÃO CANADENSE

Na cidade de Calgary, existe um talentoso grupo de jovens bailarinas canadenses chamado Michelle's Dance. No verão de 2001, dez meninas do grupo viajaram para New York para estudar dança. Quando lá estavam, as jovens, com idades entre 16 e 22 anos, tiveram uma experiência que tocou fundo em seus corações e que trouxeram para casa com novas perspectivas.

Uma das bailarinas, Carla, tinha estado recentemente no México. Comentou da pobreza que viu por lá. Tudo que testemunhara tocou profundamente a sensível jovem e Carla achava terrível ver a comida sendo desperdiçada. Quando chegaram em New York, Carla observou um grupo de mendigos. O martírio daquelas pessoas bateu pesadamente nela.

Na primeira noite, quando as meninas saíram para jantar, Carla notou que muita comida estava sendo deixada, sanduíches pela metade e fatias inteiras de pizza. Carla lançou uma idéia para suas colegas: sugeriu que todas pedissem sacos plásticos para guardarem a comida intocada. As meninas gostaram da idéia de Carla e logo dez meninas canadenses estavam pelas ruas de New York em busca de mendigos. Tinham decidido dar a comida intocada para aquelas pessoas menos afortunadas. Durante o dia as meninas tinham visto várias destas pessoas, assim sabiam que as encontrariam sem nenhum problema.

- Mas nós tivemos um pouco de problema. Conta Mandy, uma das bailarinas. - era como se todos os mendigos tivessem desaparecido de repente. Lá estávamos nós, dez canadenses entusiasmadas, com toda aquela comida naqueles sacos brancos e ninguém a vista para receber.

As bailarinas tiveram que andar, e andar muito, até que encontrassem algumas pessoas que aceitaram agradecidas aquele alimento. De fato, aquelas pessoas apreciaram o ato gentil, vindo do fundo do coração das bailarinas canadenses.

Lágrimas vieram-me aos olhos enquanto escutava minha sobrinha contar sobre a quente recepção que estas jovens meninas tiveram dos que receberam a comida.
- Tia Ellie, fez com que eu queira fazer mais, dar comida e ajuda. Aquelas pessoas, que momentos antes procuravam comida no lixo, realmente apreciaram o que fizemos. Você podia literalmente sentir a felicidade deles.

A idéia de Carla motivou as bailarinas naquela noite e desde então pelas noites seguintes. A cada noite, após jantarem, as meninas saíam pelas ruas da cidade procurando por pessoas desabrigadas, de modo que pudessem compartilhar de sua refeição e fazer uma pequena diferença. Tinha-se transformado em uma tradição canadense.

Dez meninas viajaram à New York para estudar dança e aprender novas técnicas. Retornaram com mais do que esperavam. Ao reconhecer o problema e com o incentivo de Carla, todas as meninas estão empenhadas em ajudar repetidas vezes. Ao atender as necessidades dos desabrigados, as meninas descobriram a tremenda alegria de doar à quem precisa. Elas provavelmente deixaram um pouco delas mesmas em New York City e ganharam um entendimento mais profundo do significado de servir ao próximo.

Sem comentários: