domingo, 30 de agosto de 2009

Você conhece seus chackras?

Existem correntes vitais que nutrem nossos corpos e são ligadas ao organismo através de centros de energia chamados chackras.

Esta palavra é de origem sânscrita e significa “roda”. Quem tem clarividência, consegue visualizar os chackras como discos (vértices redondos e brilhantes).

São sete chackras que fazem parte da nossa anatomia invisível, exercendo uma função sutil no sistema nervoso e endócrino do corpo físico.

Quando os chackras estão harmonizados, as correntes da vida fluem com mais vigor através das estruturas etéreas, influenciando beneficamente os órgãos físicos.

Assim, as emoções tornam-se mais intensificadas, as atitudes mais otimistas, além da autoconfiança e amor-próprio.
Os setes chackras são assim denominados: Muladhara, Svadisthana, Manipura, Anahata, Vishuddha, Ajna e Sahasrara.


Estudo dos sete chackras


Muladhara


Este é o primeiro chackra situado na base da coluna vertebral, a meio caminho entre o orifício anal e os órgãos genitais (região do cóccix).

Deste chackra emanam quatro pétalas vermelhas, chamadas nadis. Ao centro, existe um quadrado amarelo, símbolo do elemento terra. Dentro deste quadrado, aparece um triângulo invertido que representa a energia kundalini ou poder da serpente, já que na sua forma, ela aparece enrolada em torno da base da coluna vertebral.

A kundalini é uma energia luminosa, que emite uma luz brilhante.

A energia deste chackra é a força da criação. No ser humano, governa o senso do olfato, estimula nosso conhecimento e a fala. Segundo o Tantra, a meditação sobre este centro conduz o domínio do desejo, da inveja e da paixão.


Svadisthana (Svadhishthana)


Este é o nome do segundo chackra, localizado na raiz dos órgãos genitais (3 a 5cm abaixo do umbigo). Sua cor é rubro-escarlate e possui seis nadis (pétalas). Os textos descrevem a presença de uma lua branca crescente, relacionada com o elemento água no centro do chackra.

No ser humano, este centro de energia governa o sentido do sabor, além de controlar as funções dos rins e da região abdominal inferior. Também interfere nas pernas e atua no baço, onde emana vitalidade.

Quando a meditação é feita neste chackra, a pessoa consegue (de acordo com seu nível espiritual) a capacidade de se comunicar com seres que habitam no mundo astral.

Este chackra está associado às glândulas supra-renais e exercem influência sobre elas.


Manipura


O terceiro chackra é chamado Manipura e é conhecido como loto umbilical, pelo fato dele estar situado na região lombar, no lado oposto (ou ao redor) do umbigo. Seu ritmo faz com que sua aparência tenha a cor das nuvens carregadas da chuva.
Um triângulo vermelho-alaranjado brilhante é visto no seu centro. Dez nadis emanam deste chackra que está relacionado com o elemento fogo.

As correntes de energia deste chackra fluem para dentro dos órgãos internos do corpo físico, controlando o estômago, o fígado e os intestinos. Este chackra se relaciona também com o fluxo menstrual e exerce influência na visão em ambos os sexos.

Meditar neste chackra ajuda a libertar a pessoa de todas as doenças, além de aumentar o poder de concentração. Seu ponto focal no corpo físico está no pâncreas.


Anahata


O quarto chackra é chamado Anahata e está situado no peito (intersecção da linha mediana e da linha que liga os dois mamilos). É chamado “loto do coração” por se tratar de uma região que está próxima do coração no corpo físico do homem. Sua cor é vermelho escuro e possui doze dutos que emanam energia.

Na parte central deste chackra, existem dois triângulos entrecruzados, simbolizando o micro e o macrocosmo. Dentro desses triângulos, encontra-se a verdadeira centelha do mundo divino.

Meditar neste chackra é desejar tornar-se uma pessoa mais sublime, pois aqui, reside a sílaba primordial OM. Além disso, faz com que a pessoa se torne mais atraente pelo sexo oposto, além de ser um recipiente do amor cósmico.

Este chackra está relacionado com o elemento ar e governa o sentido do tato, o pênis, o sistema circulatório e o sistema locomotor. Quem tem uma espiritualidade mais elevada, consegue ouvir e ver a grandes distâncias.


Vishuddha


Ascendendo o canal sutil dentro da coluna vertebral, chega-se ao quinto chackra, também chamado "centro da grande pureza". Este chackra é a porta de entrada para a sabedoria. Está localizado na base da garganta.
Possui dezesseis raios de cor púrpura que se espalham pelas regiões laríngea e faríngea na junção da coluna vertebral e medula. É neste centro que reluz de maneira intensa e brilhante. Ele é descrito como a região do éter, circular e branca como a lua cheia.

Este chackra controla o sentido da audição, a pele, a boca e a respiração. O órgão exotérico relacionado com vishuddha é a glândula tiroidal.


Ajna


Este chackra está localizado nos intercílios (entre as sobrancelhas) e é também chamado "terceiro olho". Sua cor é branca e possui dois canais sutis (ou raios) que emanam dele. A luz se parece com a forma de um clarão. Tem dois nadis que se dividem em duas partes: de um lado, sua cor é rosa-amarelado e do outro, azul-arroxeado. Tem a forma de asas, e ao centro sugere uma vara, como símbolo da verdade esotérica.

Neste chackra estão localizadas as faculdades mentais do ser humano, onde residem à consciência individual e o encontro com o divino. Aqui, é possível ouvir a voz interior e ser um iniciado autodidata.

A meditação neste chackra faz com que a pessoa se livre das conseqüências das ações das encarnações anteriores. A glândula pituitária se relaciona no corpo físico deste chackra.


Sahasrara


Acima do Ajna, está localizado o chackra de mil pétalas, onde as três principais artérias do corpo sutil estão presentes. Aqui, as polaridades estão unidas: o masculino e o feminino, e elétrico e o magnético, o solar e o lunar.

Muitos autores não consideram este ponto de energia como um chackra, pois ele é simbolizado como transcendental, por onde a força divina penetra livremente e de onde a alma entra e sai do corpo físico no momento do nascimento e da morte. O que mais se aproxima da sua localização é o topo da cabeça. Este ponto de energia, portanto, controlaria os seis chackras anteriores.

Na pessoa que é desenvolvida espiritualmente, é possível ver a luz deste centro de energia, como algo altamente cintilante. Ele representa a glória absoluta.

Sem comentários: