quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

A RESPEITO DO SEU CANSAÇO

É compreensível que haja dias em que você se sinta, realmente, muito cansado, levando-se em consideração a vida agitada, os compromissos exigentes e a multiplicidade dos seus afazeres. Nobre será você, caso consiga dar conta de tudo com entusiasmo, por poder ser útil à existência. Feliz você é porque dispõe de energia e saúde para essas realizações.

Contudo, na faixa do seu cansaço, evite seguir reclamando. Afinal, os seus amigos apenas suportam a sua gentileza que apregoa o seu cansaço.

Recomendam as divinas leis a obediência à lei do repouso. Desse modo, caso esteja com as forças físicas em queda digna de atenção; ou se as suas capacidades psicológicas o ameaçam com sinais de pane, o caminho mais recomendável é o que o leva ao descanso ou aos cuidados profissionais compatíveis com a sua necessidade.

Perceba que a lamentação por cansaço não muda os quadros da sua vida.

Observe que quando você assume o mote do desgaste, costuma-se fazer repetitivo, impondo aos que o homenageiam com atenção algumas atitudes diante das suas lamúrias: ou concordam com você, para não desgostá-lo, ou silenciam, pensando no tempo que você joga fora, reclamando sem qualquer providência, ou se mostram indiferentes, porque nada podem fazer por você, ou se irritam e verbalizam o aborrecimento ou se afastam para não mais ouvir, porque ao reclamar em demasia você se torna inoportuno, excessivo, aborrecido.

Se o seu cansaço o preocupa, de fato, tome o caminho mais conveniente. Caso não possa fazê-lo por qualquer motivo, silencie, trabalhe e ore, buscando apoio e refazimento nas Fontes benfazejas do Reino do Espírito.

Procure Jesus e entregue a Ele o seu cansaço e o seu descanso trabalhando sempre, já que você sabe que toda e qualquer ocupação, que se faça útil, isso é trabalho.

Aprenda com os Avançados Espíritos que repousam, modificando as atividades, renovando desse modo as alegrias da alma.

O seu cansaço excessivo pode denotar a somatização dos seus aborrecimentos, frustrações, desgostos, incapacidades e limitações. Pode ser caminho para fugir de si mesmo, sem sucesso. Por isso é que encontramos os perenes cansados que, tendo tempo e chance para o lazer e o relaxamento, costumam regressar sempre mais cansados, invariavelmente, requerendo períodos cada vez maiores para isso.

Cuide-se, trate-se, mas renove-se também, ilumine os campos internos da alma por meio de atividades que o enriqueçam espiritualmente, que o plenifiquem verdadeiramente. Evite reclamações sobre o seu estado de esgotamento e procure as suas verdadeiras razões para tratá-lo e viver feliz, tanto quanto a Terra pode permitir.

Meditação: O sono foi dado ao homem para reparação das forças orgânicas e também para a das forças morais. Enquanto o corpo recupera os elementos que perdeu por efeito da atividade

Sem comentários: