quinta-feira, 3 de abril de 2008

O Perfil de meus amigos

Meus amigos são todos assim:

metade loucura,

outra metade santidade.
Escolho-os não pela pele,

mas pela pupila,

que tem que ter brilho questionador
e tonalidade inquietante.

Escolho meus amigos

pela cara lavada e pela alma exposta.
Não quero só o ombro

ou o colo, quero também

sua maior alegria.
Amigo que não ri junto,

não sabe sofrer junto.

Meus amigos são todos assim:

metade bobeira,

metade seriedade.
Não quero risos previsíveis,

nem choros piedosos.
Quero amigos sérios,

daqueles que fazem da

realidade sua fonte de
aprendizagem, mas lutam

para que a fantasia não desapareça.

Não quero amigos

adultos, nem chatos.
Quero-os metade infância

e outra metade velhice.
Crianças, para que não

esqueçam o valor

do vento no rosto,
e velhos, para que

nunca tenham pressa.

Tenho amigos para

saber quem eu sou,

pois vendo-os loucos e santos,
bobos e sérios, crianças e velhos,
nunca me esquecerei

de que a normalidade é
uma ilusão imbecil e estéril.

Sem comentários: