sexta-feira, 9 de maio de 2008

RETRATO DE MÃE

"Uma simples mulher existe que, pela imensidão de seu amor, tem um pouco de Deus; e pela constância de sua dedicação, tem muito de anjo;

Que, sendo moça, pensa como anciã e, sendo velha, age com todas as forças da juventude, melhor que qualquer sábio desvenda os segredos da vida, e quando sábia, assume a simplicidade das crianças.

Pobre, sabe enriquecer-se com a felicidade dos que ama, e rica, empobrecer-se para que seu coração não sangre ferido pelos ingratos.

Forte, entretanto, estremece ao choro de uma criancinha, e fraca se alteia com a bravura dos leões.

Viva, não lhe sabemos dar valor porque à sua sombra todas as dores se apagam, e morta, tudo daríamos para vê-la de novo, e dela receber um aperto de seus braços, uma palavra de seus lábios.

Não exijam de mim que digam o nome dessa mulher, se não quiserem que ensope de lágrimas este pergaminho, porque eu a vi passar no meu caminho.

Apenas lhes peço: quando seus filhos crescerem, leiam para eles esta página, e eles lhes cobrirão de beijos a fronte, e dirão que um pobre viandante, em troca da suntuosa hospedagem recebida, deixou para todos o retrato de sua própria

MÃE. "

Sem comentários: