segunda-feira, 19 de maio de 2008

TRÍDUO A SANTÍSSIMA TRINDADE

O Tríduo consiste em adorar e dar as graças a Santíssima Trindade, com estas palavras tiradas do missal romamo
(Santa Missa)

Santo, Santo, Santo, Senhor Deus dos Exércitos:
Cheios estão o céu e a terra de vossa Glória.

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.

Oferecimento:

Vos rogamos, Senhor, pela Santa Igreja e Prelados, pela exaltação da fé católica, extirpação das heresias, paz e concórdia entre os Príncipes cristãos, conversão de todos os infiéis, herejes e pecadores;
Pelos agonizantes e doentes;
Pelas Benditas Almas do Purgatório e demais piedosos atos de nossa Santa Mãe a Igreja.
Amém.

Bendita seja a Santa e Individual Trindade e, agora e sempre, e pelos séculos dos séculos.
Amém.

Abri, Senhor, meus lábios.
E minha voz pronunciará vossa Glorificação.
Deus meu, vem em minha ajuda.
Apressai-Vos, Senhor, a socorrei-me.
Glória ao pai, Glória ao eterno Filho, Glória ao Espírito Santo.

Pelos séculos dos séculos.
Amém. Aleluia.

Ato de contrição

Amorisíssimo Deus, Trino e Um, Pai, Filho e Espírito Santo, em quem creio, a quem amo com todo meu coração, corpo, alma, potencias e sentidos, por ser Vos meu Senhor e meu Deus, infinitamente bom e digno de ser amado sobre todas as coisas;
Me pesa, Trindade Santíssima, me pesa, Trindade amabilíssima, me pesa Trindade misericordisíssima, de ter Vos ofendido, somente por ser quem sois.
Proponho e Vos dou palavra de nunca mais ofender-Vos e de morrer antes que pecar.
Por essa suma bondade e misericórdia infinita me haveis de perdoar todos os meus pecados, e me dareis a graça para perseverar em um verdadeiro amor e uma cordialíssima devoção a vossa sempre amabilíssima Trindade. Amém.

Hino

Já se aparta o sol ardente,
E assim, Oh! luz perene unida,
Em nossos peitos infunde
Amor, Trindade divina.
Na aurora te glorificamos,
e também ao meio dia ;
Suspirando por aproveitar
No céu de Vós vista.
Ao Pai, ao Filho e a Ti,
Espírito que dás vida,
Agora e sempre se dêem
Glorificações infinitas.
Amém

Oração ao Pai

Oh! Pai Eterno! princípio e fonte de todo bem.
Incriado, centro de toda felicidade;
Me alegra de ver-Vos tão superior a toda a criação, que meu entendimento se perde no oceano de vossas perfeições infinitas.
Permiti que unidos aos Anjos, Arcanjos e Tronos, celebremos vosso imenso poder.
Oh!, Pai Eterno!
Fora de vossa posse, eu não vejo outra coisa que tristezas e tormentos.
Vos sois minha única felicidade, meu tesouro e minha Glória.
Fazei que jamais me separe de Vos, para que possa sempre adorar-Vos.
Um Pai-Nosso, Ave-Maria e nove vezes:
Santo, Santo, Santo, Senhor Deus dos Exércitos: Cheios estão o céu e a terra de vossa Glória.
E se responde cada vez:
Glória ao Pai, Glória ao Filho, Glória ao Espírito Santo.

Ao final das nove vezes se diz:
Santo Deus, Senhor forte, Santo imortal;
Livrai-nos, Senhor, de todo mal.

Oração ao Filho:

Oh! Filho Divino! Em tudo igual ao Pai, verdade inefável caminho seguro e vida felicíssima do homem;
Vos glorifico por todos vossos soberanos atributos, e Vos glorifico por vossas misericórdias infinitas.
Jesus meu, que não tenho sido discípulo vosso senão de nome!
Mas querendo ser na realidade, permiti que una minha voz a das Dominações, Principados e Potestades, e exalte com eles vossa sabedoria infinita.
Oh! Verdade eterna, fora da qual eu não vejo outra coisa que enganos e mentiras!
Ah! Quando será a hora em que Vos me falareis claramente no seio de vossa Glória ?.
Um Pai-Nosso, Ave-Maria e nove vezes:
Santo, Santo, Santo, Senhor Deus dos Exércitos:
cheios estão o céu e a terra de vossa Glória.
E se responde cada vez:
Glória ao pai, Glória ao Filho, Glória ao Espírito Santo.
Ao final das nove vezes se diz:
Santo Deus, Senhor forte, Santo imortal; livrai-nos, Senhor, de todo mal.

Oração ao Espírito Santo

Oh! Espírito consolador!, que procedeis do Pai e do Filho, amor incriado, manancial de todas as graças, centro de todas as doçuras e não obstante, tão pouco amado.
Ao menos, me alegro do amor com que Vos amam as Virtudes, os Querubins e Serafins.
Oh! Quem dera amar-Vos todos os homens da terra, como estes Espíritos Vos amam no céu!
Oh! Amor, Oh! dom do Altíssimo, centro das doçuras e da felicidade do mesmo Deus!
Quando derramareis vosso bem como um torrente sobre minha alma ?
Quando será isto?, Oh! meu Deus!, Quando será?
Um Pai-Nosso, Ave-Maria e nove vezes:
Santo, Santo, Santo, Senhor Deus dos Exércitos:
Cheios estão o céu e a terra de vossa Glória.
E se responde cada vez:
Glória ao Pai, Glória ao Filho, Glória ao Espírito Santo.
Ao final das nove vezes se diz:
Santo Deus, Senhor forte, Santo imortal; livrai-nos, Senhor, de todo mal.

Antífona

A Vos, Deus Pai; a Vos, Filho Unigênito; a Vos, Espírito Santo Paráclito, Santa e Individual Trindade, de todo coração Vos confessamos, glorificamos e bendizemos.
A Vos se dê a Glória, pelos séculos dos séculos. Amém.
Bendizemos ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.
Adoremos e exaltemos por todos os séculos.

Oração

Senhor Deus, um e Trino; dai-nos continuamente vossa graça, vossa caridade a comunicação com Vos, para que em tempo e na eternidade Vos amemos e glorifiquemos, Deus Pai, Deus Filho, Deus Espírito Santo, em uma Deidade, por todos os séculos dos séculos.
Amém.

Onipotente e sempitermo Deus, que te dignastes revelar a Vosso servos a Glória de Vossa eterna Trindade, e fazer que confessando uma só fé verdadeira, adorássemos a unidade em Vós augusta Majestade;
Te rogamos, Senhor, que em virtude desta fé, nos vejamos livres de toda adversidade e perigo. Amém.

Hino a Trindade Santíssima

Deus um e Trino,
a quem tantos Arcanjos, Querubins,
Anjos e Serafins dizem:
Santo, Santo, Santo.
A vossa imensa Deidade,
Indivisível em três Pessoas,
Clamamos, pois nos perdoais
Nossa miséria e maldade:
Por essa benignidade
Anjos e Serafins dizem:
Santo, Santo, Santo.
Interminável bondade,
Suma essencia soberana,
Santíssima Trindade:
Pois Vós divina piedade
Pôe fim a nosso pranto:
Anjos e Serafins dizem:
Santo, Santo, Santo.
O Trino que Isaías
descreve com grande céu,
Ele ouviu cantar no céu
As angélicas Hierarquias:
Para que em suas melodias
Repita nossa voz quanto
Anjos e Serafins dizem:
Santo, Santo, Santo.
Este Trino Sagrado,
Voz do Coro celestial,
Contra o poder infernal
A Igreja tem celebrado:
Com este elogio exaltado:
Que em fé e amor adelanto,
Anjos e Serafins dizem:
Santo, Santo, Santo.
Da súbita morte,
Livra este Trino,
Que por esta feliz sorte
Neste mar de quebranto,
Anjos e Serafins dizem:
Santo, Santo, Santo.
É o Iris que no mar,
Na terra e no fogo,
No ar ostenta logo
Que nos quer libertar:
Por favor tão singular
Deste prodigio e encanto,
Anjos e Serafins dizem:
Santo, Santo, Santo.
É escudo soberano,
Da divina justiça,
E da infernal malicia
Triunfa devoto o cristão:
E o demônio ruge
De terror e espanto,
Anjos e Serafins dizem:
Santo, Santo, Santo.
Em vossa bondade me escondo,
Senhor, Deus forte e imortal,
Que no coro celestial
Cantarei este Hino ;
Pois nos riscos do mundo
Me cubris com vosso manto,
Anjos e Serafins dizem:
Santo, Santo, Santo.
Deus um e Trino a quem tantos
Arcanjos, Querubins,
Anjos e Serafins dizem:
Santo, Santo, Santo.

Antífona

Bendita seja a santa e indivisível Trindade que todas as coisas cria e governa, agora e sempre, e pelos séculos dos séculos. Amém.
Bendizemos ao Pai, e ao Filho com o Espírito Santo.
Adoremos e exaltemos em todos os séculos.

Oração

Onipotente e sempitermo Deus, que te dignastes revelar a teus servos na confissão da verdadeira fé a Glória de Vos a eterna Trindade e, e que adorassem a unidade, em Vos a Majestade:
Te rogamos, Senhor, que pela força dessa mesma fé, nos vejamos sempre livres de todas as adversidades e perigos.
Por Cristo Senhor nosso. Amém.
Bendita e adorada seja a Santíssima Trindade, Pai, Filho, e Espírito Santo, o Santíssimo Sacramento do altar e a Puríssima Conceição de Maria Santíssima, Senhora nossa, concebida sem mancha de pecado original desde o primeiro instante de concepção. Amém.

Sem comentários: