segunda-feira, 13 de abril de 2009

"GRATIDÃO"

Esta estratégia, que leva apenas alguns segundos para ser completada, vem se tornando um dos hábitos mais importantes que aprendi a desenvolver.
Tento me lembrar de começar meu dia pensando em alguém a quem deva agradecer.
Para mim, gratidão e paz interior caminham de mãos dadas.
Quanto mais genuinamente grato me sinto pelo dom da vida, mais pacífico eu me sinto.
A gratidão vale, portanto, algum exercício.

Se você for ligeiramente parecida comigo, provavelmente tem muitas pessoas em sua vida, a quem deve gratidão: amigos, membros da família, pessoas em seu passado, professores, colegas de trabalho, alguém que a ajudou e muitas outras.
Você pode querer agradecer um poder maior pelo dom da própria vida, ou pela beleza da natureza.

Quando você pensar em quem agradecer, pense que pode ser um alguém que permitiu que você passasse num engarrafamento, alguém que manteve a porta aberta para você num elevador, um médico que salvou sua vida.
Todo o sentido do exercício é fazer convergir sua atenção para a gratidão, de preferência no primeiro momento do dia.

Aprendi há muito tempo que é muito fácil permitir que minha mente escorregue para várias formas de negativismo.
Quando isso acontece, a primeira coisa que perco é o senso de gratidão. Começo a achar que as pessoas em minha vida não são nada de mais, e o sentimento que sinto começa a ser substituído por ressentimento e frustração.
O que esse exercício me faz lembrar é que devo manter o foco de minha vida nas coisas boas.
Invariavelmente, quando penso em uma pessoa a quem devo gratidão, a imagem de outra surge em minha mente, e outra, e outra.
Logo estou pensando em outras coisas que devo agradecer: miha saúde, minhas filhas, minha casa, minha carreira minha liberdade, e assim por diante.

Pode parecer uma sugestão ridiculamente simples, mas realmente funciona!
Se você acordar todas as manhãs com gratidão em seu pensamento, será difícil, quase impossível, não ser invadida por um sentimento de paz total.

1 comentário:

Jessy disse...

COm certeza desfrutavel, mt boom o seu texto ! obrigada por compartilhar palavras inteligentes conosco :D