terça-feira, 10 de novembro de 2009

Algumas afirmações de Jesus

Por isso eu digo a vocês: usem as riquezas deste mundo para conseguir
amigos a fim de que, quando as riquezas faltarem, eles recebam vocês
no lar eterno. Quem é fiel nas coisas pequenas também será nas
grandes; e quem é desonesto nas coisas pequenas também será nas
grandes. Pois, se vocês não forem honestos com as riquezas deste
mundo, quem vai pôr vocês para tomar conta das riquezas verdadeiras?
E, se não forem honestos com o que é dos outros, quem lhes dará o que
é de vocês?
- Um escravo não pode servir a dois donos ao mesmo tempo, pois vai
rejeitar um e preferir o outro; ou será fiel a um e desprezará o
outro. Vocês não podem servir a Deus e também servir ao dinheiro.
Os fariseus ouviram isso e zombaram de Jesus porque amavam o dinheiro.
Então Jesus disse a eles:
- Para as pessoas vocês parecem bons, mas Deus conhece o coração de
vocês. Pois aquilo que as pessoas acham que vale muito não vale nada
para Deus.

REFLEXÃO"Se vós não sois fiéis no uso da riqueza injusta, quem vos
confiará a verdadeira riqueza?"
Usando uma expressão antiga, Jesus chama de "injusta" a riqueza
temporal, que pode ser enganosa, ou até mesmo adquirida injustamente.
Riqueza é tudo que está a nosso uso. Importante é a questão: como usar
a riqueza temporal para ganhar a riqueza eterna? Praticando a justiça,
a moderação, o desapego e a esmola. Usando, mas sem nos tornar
escravos, sem lhes dar valor absoluto.


ORAÇÃO

Senhor, meu coração facilmente se prende às coisas materiais, tenho
sempre a tentação de acumular, de procurar o melhor. Ensinai-me a
moderação, ajudai-me para que saiba usar dos bens e das facilidades
atuais sem me tornar seu escravo. Dai-me generosidade para colocar
meus bens a serviço dos outros, principalmente dos mais necessitados.
E que eu nada coloque acima de vós. Amém.

Sem comentários: