quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Ajude a construir a paz

Um dos esquemas de segurança pública de maior sucesso em grandes metrópoles, o de Nova Iorque, ficou conhecido pela base de seus programas: a tolerância zero. Ele tem como característica evitar e, se necessário, reprimir as pequenas transgressões à lei. O motivo é que as desobediências de pouca gravidade, toleradas, encorajam a prática de crimes.
Desenvolvido em paralelo com programas sociais em favor dos carentes e marginalizados, o tolerância zero obteve uma redução significativa das ocorrências criminais violentas.
Algo parecido ocorre no âmbito das relações entre as pessoas e as nações. Quando admitimos como uma prática normal a grosseria, a violência verbal e a agressão física sem maiores conseqüências, estamos encorajando indivíduos, grupos e povos, quando em desacordo, a substituírem a conversação, o diálogo e a negociação pelo emprego da força.
A aceitação desta, no plano das relações interpessoais e intergrupais, legitima a guerra e o terrorismo político como instrumentos de ação internacional.
Individualmente, você imagina que pouco pode fazer para acabar com os conflitos bélicos iniciados ou em vias de iniciar-se ao redor do mundo. Não é verdade.
Você pode orar pedindo, em nome de Jesus, que o Altíssimo, a quem o apóstolo Paulo define como o Deus da paz, restabeleça a concórdia e a sensatez entre os seres humanos, permitindo reinar novamente a paz em toda a Terra.
Pode, também, participar do processo de construção da paz entre os povos, esforçando-se por viver em harmonia com as demais pessoas e conduzir os indivíduos e grupos em desacordo a encontrarem caminhos pacíficos para a superação dos seus conflitos.

"(...) vivei em paz uns com os outros."
Evangelho segundo Marcos 9:50


Fique com Deus!

Sem comentários: