segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Orai uns pelos outros

"Orai uns pelos outros, para que sareis.
A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos."
Tiago 5 - 16

Em Genesis 2-18, Deus já traça um destino para o homem:
"Não é bom que o homem esteja só." e fez uma companheira para ele, mostrando-nos que o homem nasceu para ser, um ser sociável, para viver em meio aos outros, se ajudando e compartilhando tudo o que tem.
Em Eclesiastes 4, versículos 9 e 10, o autor chama a atenção para a vantagem de não viver em isolamento:
9 "Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho.
10 Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante.

Por isso, a palavra de hoje pede uma reflexão sobre a sua vida em sociedade. Você tem sido útil de alguma maneira para o próximo?
Como amigo, você é o que desejaria ter em uma amizade?
Você carrega mágoas ou ressentimentos de alguém?
Você fica ressentido quando alguém não faz aquilo que você esperava?

Muitos tem destruído laços familiares, de amizades e relacionamentos por esperar das pessoas aquilo que nem sempre elas podem oferecer. Fantasiamos e idealizamos pessoas e como devem ser o seu comportamento, por isso, a decepção vem e cria o clima ideal para as brigas, discussões sem fim e sem razão. Alias, razão é tudo o que buscamos numa briga, e como ninguém quer ceder, a briga entre pessoas que se gostam, costuma ser longa, dolorosa e desgastante.

O que fazer?
Você pode, ai na sua casa, no recolhimento de um cômodo, fazer muito pelo próximo, pelo local onde você trabalha, pelas perseguições que sofre e pelos doentes, fazer uma oração diária, pela manhã e pelo cair da noite, orando sem cessar, com muita determinação e fé pelos que você gosta e pelos desafetos.
Aquele chefe intolerante, o amigo mais difícil, o familiar "problema", a vizinha doente, o filho que se entregou ao vício, o marido/esposa que se deixou levar pela sedução de um relacionamento extra-conjugal, todos eles devem receber orações, que sem dúvida alguma, vão formando uma espécie de "capa de proteção" nessas vidas e ao mesmo tempo, vão dando suporte ao que ora para ultrapassar as provas mais difíceis.

Nessas orações é que podemos começar a compreender a "entrega ao Pai" que Jesus pregou e praticou. A certeza de que Ele nos ouve em nossas orações é meio caminho andado na solução do que julgamos ser um problema.
experimente o poder da oração e se conseguir reunir mais pessoas para orar uns pelos outros, a resposta será mais rápida ainda.

"Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles."
Mateus 18:20.

Palavra de salvação.

Sem comentários: