quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Você já disse hoje: Eu te amo?

"O meu mandamento é este:
Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei."
(Evangelho de João 15:21)


Aprendi que há três palavras gregas usadas na Bíblia para designar
"amor": ágape (o amor de Deus para com os homens), fileo (o amor
fraternal entre os homens), e eros (o amor responsável pela união
entre os casais).
Desde cedo fui incentivado por minha família a fazer um simples
exercício que consiste em não deixar que o dia passe sem que eu tenha
dito a alguém que o amo. Especialmente aos de casa.
É uma prática sadia. Mas confesso que pode ser complicada quando as
nuances e correrias da vida nos tomam tempo, vigor e paciência.

Mas não é simplesmente o dizer "eu te amo" que atende à recomendação
desse exercício. Antes de mais nada deve ser sincero, não só para
"cumprir tabela".
Mas qual dos três tipos de amor deve ser levado em consideração nesse
exercício?
Os três! Para Deus é bom dizer sempre que O amamos. Como parte dos
nossos momentos diários de comunhão com Deus. Pode ser numa oração de
louvor, ou de gratidão... bem, em qualquer instante. É bom termos em
mente que Deus nos amou primeiro. O amor ágape é o amor sublime, puro,
santo, eterno.
"Há muito que o SENHOR me apareceu, dizendo: Porquanto com amor eterno
te amei, por isso com benignidade te atraí." Jeremias 31.3

Para a pessoa amada, nosso cônjuge, ou quem estiver a caminho de
sê-lo, isso pode até ser feito de forma criativa. Grande parte das
pessoas acha difícil, piegas, retrógrado e quadrado verbalizar essas
três palavrinhas, mas por vezes nem é preciso verbalizar. Os atos
podem significar mais que várias palavras. Um gesto, um afago, uma
flor, até mesmo um chocolate deixado em cima do travesseiro pode ser o
suficiente para que a outra pessoa entenda o "eu te amo".

E ainda temos a facilidade de poder declarar para outras pessoas nosso
amor fileo para com elas. É o carinho que sentimos por nossos irmãos
chegados, por nossos familiares. Dizer "eu te amo" pode significar
oferecer o ombro amigo na hora da angústia. É andar mais uma milha, ou
seja, fazer sempre um pouco a mais do que solicitado, ou do que
esperado. Lembrando que, fazer com interesse próprio deixa de ser amor
apenas e pode até mesmo ser hipocrisia. O apóstolo João é enfático
quanto à sinceridade do sentimento:
"Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois
quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem
não viu?" 1 João 4.20

Se quiser adotar esse exercício, uma boa sugestão é começar durante os
fins de semana, quando passamos mais tempo com a nossa família, e,
além disso, quando encontramos várias pessoas queridas num só lugar: a
igreja.
"Eu te amo". Apenas uma frase, mas que poder fazer uma grande
diferença quando dita na hora certa, da forma correta.

Sem comentários: