domingo, 31 de maio de 2009

Mensagem do dia - Compreenda e perdoe.

"Errar é humano", diz o adágio.

De fato, todos nós erramos.

A toda hora a vida pede algo a você.
São muito os afazeres que o esperam.
É quase impossível não errar.

Então, por que censurar os deslizes alheios?

Não anote os erros dos outros, assim como você não gosta
que censurem os seus.
Compreenda. Perdoe.
Lembre-se de que Deus o perdoa sempre.

Seguir o impulso de Deus, no coração, é o melhor meio
para acertar sempre.

BOM DIA/31/05

O maior dom que você vai receber na vida é o de acreditar em si mesmo. Guarde-o com todas as suas forças, pois ele é a única coisa que será sempre realmente sua.

Colhemos o que plantamos

A nossa vida é semelhante a um jardim.
Temos em nossas mãos a cada dia novas sementes.
Cada uma delas representa um sentimento,
sentimentos bons e também sentimentos ruins...

Se a cada sol que nascer soubermos
cultivar bem cada sementinha do nosso jardim,
o mesmo sempre estará cheio de belas flores,
porém, se cultivarmos sementes como o ódio,
o rancor, a mágoa, o egoísmo...
Nunca chegaremos a ver no jardim uma bela flor.
Ela sempre estará murcha...
Se plantarmos sementes como o amor, a amizade,
a solidariedade, o companheirismo, a sensibilidade,
a cada dia, ao acordarmos, veremos lindas flores a brotar,
a enfeitar os nossos jardins e as nossas vidas.
Precisamos cultivar, cuidar bem das flores,
sempre com muito amor ,dedicação e carinho,
para que elas permaneçam sempre belas e jamais murchem...
Saiba que as sementes estão em suas mãos
e seu jardim será resultado daquilo que você plantar...
Se no seu jardim as flores estão sempre murchas,
arranque-as e plante novas sementes
permitindo que assim belas flores nasçam
a cada raiar do sol.

Ao pé do Farol

Li, certa vez que, ao pé do Farol, não há luz. Mas, e o que dizer, quando falamos não de uma proximidade geográfica, mas emocional, como na relação entre pai e filho, por exemplo?

Somente hoje, distante de meu pai, vejo o suficiente para enxergar, com relativa nitidez, a luz de seu Farol e para compreender a liberdade acolhedora de seu amor que, à época, eu percebia como sufocante e limitador.

Foi preciso jogar-me ao mar, navegar nas ondas e intempéries daquilo a que chamamos vida, para vislumbrar não somente em que me tornei, mas também para reconhecer a segurança do porto de onde parti.

Só assim pude entender não apenas o que hoje sou, mas de que raízes brotei... Lembro-me de, quando jovem, ter dado a meu pai um livro do genial poeta Kahlil Gibran. No capítulo "Dos Filhos", Gibran escreve: "Vossos filhos não são vossos filhos. São filhos e filhas da ânsia da vida por si mesma." Eu, como todo jovem, clamava por liberdade.

E,como jovem, ignorante e esquecido dos perigos do desconhecido, enxergava apenas o mar que à minha frente se expandia.

Dar o livro a meu pai era como dizer a ele: "me deixa viver, me conceda a liberdade plena da experiência."
Lembro que toda vez que discutíamos sobre liberdade ele me falava dos perigos que a vida nos reserva.

Mas eu, que estava ao pé do Farol, enxergava apenas a beleza do horizonte e meus olhos não percebiam a dureza do percurso...

Hoje sou pai.

Os filhos crescem, amadurecem, e percebo que, como muitos pais, continuo a tratá-los como se tivessem sempre a mesma idade, a mesma mentalidade, as mesmas fraquezas... Como hoje eu entendo que, para aprender a navegar, precisamos desafiar os tormentos e as borrascas do mar, é chegada a hora de aceitar um dos inevitáveis desígnios da vida: se nossos filhos estão ao pé do Farol, eles só poderão ver a luz se entrarem mar adentro...

E o melhor que podemos fazer, é desejar-lhes boa viagem. E torcer para que carreguem consigo um pouco de suas raízes.

O que é Pentecostes?

Já se passaram 50 dias desde que celebramos a Festa da Ressurreição. Para o cristão estes 50 dias devem ser cada ano um tempo de alegria, um tempo que vivemos intensamente a grande verdade: somos salvos pela entrega de Jesus. Este tempo se fecha com a festa de Pentecostes.
Na primeira leitura deste domingo escutamos dos Atos dos Apóstolos como o Espírito Santo vem sobre a pequena comunidade reunida numa sala fechada - eles estavam cheios de medo. Acompanhamos as transformações que acontecem nestes tímidos amigos de Jesus e admiramos depois as consequências da presença do Espírito neles.
Mas primeiro quero recordar que esta festa era, como a Páscoa, uma festa judaica. O povo de Israel celebrava neste dia que Deus fez uma aliança no monte Sinai. A descrição da vinda do Espírito lembra o acontecimento do monte Sinai: Deus aparece nos raios e trovões e na tempestade. No Sinai se firma a Aliança entre Deus e o povo de Israel, o pove escolhido, que tem como missão muito especial esperar o Messias e preparar sua vinda.
Também em Jerusalém vemos línguas de fogo: o vento enche a casa. Mas é tudo muito manso. Não é um povo numeroso, mas um pequeno grupo de gente tímida. O importante é que esta gente se deixa transformar pelo Espírito de Deus. Sua missão é, como vamos escutar no Evangelho, continuar a obra de Jesus. Ele disse a seus amigos, e o diz a nós também: Eu envio vocês. É um novo povo de Deus, agora não formado por um nacionalidade, mas pos toda a humanidade. Quem recebe o Espírito que Jesus nos enviou tem o dever de anunciar sua Boa Nova.
Se em Babel os homens não se entenderam mais, era porque queriam chegar com sua obra até o céu; com a vinda do Espírito muda-se a situação: todos se entendem. É a língua do amor. O Espírito não abre apenas as portas de uma sala, mas os corações daqueles que se trancam no egoísmo e no individualismo.
O Espírito nos dá muitos dons. Paulo nos fala na segunda leitura. Sua pergunta é: Como reconhecer a autenticidade de um carisma, como saber se um dom vem de Deus?. Ele diz que o verdadeiro dom do Espírito fortifica nossa fé em Cristo e deve sempre servir ao bem comum e à unidade da comunidade.
Num mundo que por um lado é uma grande aldeia onde todos recebem as notícias de todo lado, mas que por outro lado é dominado por múltiplos medos – num mundo que a comunicação é sumamente importante e muito fácil e por outro lado muitas vezes não nos entendemos: nas famílias, nas comunidades, nos grupos sociais.
Precisamos a presença e a força do Espírito que nos ajude a acunciar a Boa Nova do Amor de Deus.

Nunca mais entulhe seus dias ou noites

Nunca mais entulhe seus dias ou noites com tantas coisas menores e sem importância, a tal ponto que o impeçam de ter tempo para encarar os desafios reais quando eles aparecem.



Isso se aplica não só à divisão, mas também ao trabalho. O ódio em que apenas se sobrevive não só é motivo para comemoração.



Você não está aqui para desperdiçar seu precioso tempo, quando tem a capacidade de realizar muito mais com uma simples modificação da sua rotina.



Acabe com o trabalho que não leva a nada. Não mais se esconda do sucesso. Abra tempo e espaço para seu crescimento.

O sorriso é muito útil.

Apara divergências, extingue discórdias, faz nascer oportunidades, fortalece amizades,
coopera na hora do bem, modifica o rumo dos negócios, dá consolo, esperança e paz.

Assim é que, se te encontras entre o fazer e o não fazer, o teu sorriso de confiança te
indica a melhor opção; se "armações" estão contra ti, o teu sorriso de amor derruba
as articulações do mal; se estás em ambiente de "gelo", como numa sala de espera,
o teu sorriso é senha que dá acesso a conversação; se te envolves em incidente
desagradável, o teu sorriso de compreensão modifica o ânimo geral.

Sorrir é fundamental.

Um sorriso sincero atrai o bem e afasta o mal.

Não deixes a tua felicidade em mãos alheias.

Nunca digas que não podes ser alegre porque não te tratam bem; que não podes ter paz porque não te dão liberdade; que não podes
ter ânimo porque não compreendem os teus problemas; que não podes ser operoso porque não te dão os meios de agir.

Os outros não são os donos da tua felicidade. A felicidade é obra tua, pois tudo está sujeito ao teu exame e aceitação.
És tu mesmo que a crias ao pensar e agir.

Faze-te feliz.

Usa as ferramentas da alegria, da paz e do progresso que estão em tuas próprias mãos, e toma as rédeas da tua felicidade.

A felicidade de amanhã está nas tuas mãos, hoje.

Os trabalhadores da última hora

1. O reino dos céus é semelhante a um pai de família que saiu de madrugada, a fim de assalariar trabalhadores para a sua vinha. - Tendo convencionado com os trabalhadores que pagaria um denário a cada um por dia, mandou-os para a vinha. -Saiu de novo à terceira hora do dia e, vendo outros que se conservavam na praça sem fazer coisa alguma, - disse-lhes: Ide também vós outros para a minha vinha e vos pagarei o que for razoável. Eles foram. - Saiu novamente à hora sexta e à hora nona do dia e fez o mesmo. - Saindo mais uma vez à hora undécima, encontrou ainda outros que estavam desocupados, aos quais disse: Por que permaneceis aí o dia inteiro sem trabalhar? - É, disseram eles, que ninguém nos assalariou. Ele então lhes disse: Ide vós também para a minha vinha.
Ao cair da tarde disse o dono da vinha àquele que cuidava dos seus negócios: Chama os trabalhadores e paga-lhes, começando pelos últimos e indo até aos primeiros. - Aproximando-se então os que só à undécima hora haviam chegado, receberam um denário cada um. - Vindo a seu turno os que tinham sido encontrados em primeiro lugar, julgaram que iam receber mais; porém, receberam apenas um denário cada um. -Recebendo-o, queixaram-se ao pai de família, - dizendo: Estes últimos trabalharam apenas uma hora e lhes dás tanto quanto a nós que suportamos o peso do dia e do calor..
Mas, respondendo, disse o dono da vinha a um deles: Meu amigo, não te causo dano algum; não convencionaste comigo receber um denário pelo teu dia? Toma o que te pertence e vai-te; apraz-me a mim dar a este último tanto quanto a ti. - Não me é então lícito fazer o que quero? Tens mau olho, porque sou bom?
Assim, os últimos serão os primeiros e os primeiros serão os últimos, porque muitos são os chamados e poucos os escolhidos. (S. MATEUS, cap. XX, vv. 1 a 16. Ver também: "Parábola do festim das bodas", cap. XVIII, nº 1.)

INSTRUÇÕES DOS ESPÍRITOS
Os últimos serão os primeiros
2. O obreiro da última hora tem direito ao salário, mas é preciso que a sua boa-vontade o haja conservado à disposição daquele que o tinha de empregar e que o seu retardamento não seja fruto da preguiça ou da má-vontade. Tem ele direito ao salário, porque desde a alvorada esperava com impaciência aquele que por fim o chamaria para o trabalho. Laborioso, apenas lhe faltava o labor.
Se, porém, se houvesse negado ao trabalho a qualquer hora do dia; se houvesse dito: "tenhamos paciência, o repouso me é agradável; quando soar a última hora é que será tempo de pensar no salário do dia; que necessidade tenho de me incomodar por um patrão a quem não conheço e não estimo! quanto mais tarde, melhor"; esse tal, meus amigos, não teria tido o salário do obreiro, mas o da preguiça.
Que dizer, então, daquele que, em vez de apenas se conservar inativo, haja empregado as horas destinadas ao labor do dia em praticar atos culposos; que haja blasfemado de Deus, derramado o sangue de seus irmãos, lançado a perturbação nas famílias, arruinado os que nele confiaram, abusado da inocência, que, enfim, se haja cevado em todas as ignominias da Humanidade? Que será desse? Bastar-lhe-á dizer à última hora: Senhor, empreguei mal o meu tempo; toma-me até ao fim do dia, para que eu execute um pouco, embora bem pouco, da minha tarefa, e dá-me o salário do trabalhador de boa vontade? Não, não; o Senhor lhe dirá: "Não tenho presentemente trabalho para te dar; malbarataste o teu tempo; esqueceste o que havias aprendido; já não sabes trabalhar na minha vinha. Recomeça, portanto, a aprender c, quando te achares mais bem disposto, vem ter comigo e eu te franquearei o meu vasto campo, onde poderás trabalhar a qualquer hora do dia.
Bons espíritas, meus bem-amados, sois todos obreiros da última hora. Bem orgulhoso seria aquele que dissesse: Comecei o trabalho ao alvorecer do dia e só o terminarei ao anoitecer. Todos viestes quando fostes chamados, um pouco mais cedo, um pouco mais tarde, para a encarnação cujos grilhões arrastais; mas há quantos séculos e séculos o Senhor vos chamava para a sua vinha, sem que quisésseis penetrar nela! Eis-vos no momento de embolsar o salário; empregai bem a hora que vos resta e não esqueçais nunca que a vossa existência, por longa que vos pareça, mais não é do que um instante fugitivo na imensidade dos tempos que formam para vós a eternidade. - Constantino, Espírito Protetor. (Bordéus, 1863.)
3. Jesus gostava da simplicidade dos símbolos e, na sua linguagem máscula, os obreiros que chegaram na primeira hora são os profetas, Moisés e todos os iniciadores que marcaram as etapas do progresso, as quais continuaram a ser assinaladas através dos séculos pelos apóstolos, pelos mártires, pelos Pais da Igreja, pelos sábios, pelos filósofos e, finalmente, pelos espíritas. Estes, que por último vieram, foram anunciados e preditos desde a aurora do advento do Messias e receberão a mesma recompensa. Que digo? recompensa maior. Últimos chegados, eles aproveitam dos labores intelectuais dos seus predecessores, porque o homem tem de herdar do homem e porque coletivos são os trabalhos humanos: Deus abençoa a solidariedade. Aliás, muitos dentre aqueles revivem hoje, ou reviverão amanhã, para terminarem a obra que começaram outrora. Mais de um patriarca, mais de um profeta, mais de um discípulo do Cristo, mais de um propagador da fé cristã se encontram no meio deles, porém, mais esclarecidos, mais adiantados, trabalhando, não já na base e sim na cumeeira do edifício. Receberão, pois, salário proporcionado ao valor da obra.
O belo dogma da reencarnação eterniza e precisa a filiação espiritual. Chamado a prestar contas do seu mandato terreno, o Espírito se apercebe da continuidade da tarefa interrompida, mas sempre retomada. Ele vê, sente que apanhou, de passagem, o pensamento dos que o precederam. Entra de novo na liça, amadurecido pela experiência, para avançar mais. E todos, trabalhadores da primeira e da última hora, com os olhos bem abertos sobre a profunda justiça de Deus, não mais murmuram: adoram.
Tal um dos verdadeiros sentidos desta parábola, que encerra, como todas as de que Jesus se utilizou falando ao povo, o gérmen do futuro e também, sob todas as formas, sob todas as imagens, a revelação da magnífica unidade que harmoniza todas as coisas no Universo, da solidariedade que liga todos os seres presentes ao passado e ao futuro. - Henri Heine. (Paris, 1863.)

Missão dos espíritas
4. Não escutais já o ruído da tempestade que há de arrebatar o velho mundo e abismar no nada o conjunto das iniqüidades terrenas? Ah! bendizei o Senhor, vós que haveis posto a vossa fé na sua soberana justiça e que, novos apóstolos da crença revelada pelas proféticas vozes superiores, ides pregar o novo dogma da reencarnação e da elevação dos Espíritos, conforme tenham cumprido, bem ou mal, suas missões e suportado suas provas terrestres.
Não mais vos assusteis! As línguas de fogo estão sobre as vossas cabeças. O verdadeiros adeptos do Espiritismo!... sois os escolhidos de Deus! Ide e pregai a palavra divina. É chegada a hora em que deveis sacrificar à sua propagação os vossos hábitos, os vossos trabalhos, as vossas ocupações fúteis. Ide e pregai. Convosco estão os Espíritos elevados. Certamente falareis a criaturas que não quererão escutar a voz de Deus, porque essa voz as exorta incessantemente à abnegação. Pregareis o desinteresse aos avaros, a abstinência aos dissolutos, a mansidão aos tiranos domésticos, como aos déspotas! Palavras perdidas, eu o sei; mas não importa. Faz-se mister regueis com os vossos suores o terreno onde tendes de semear, porquanto ele não frutificará e não produzirá senão sob os reiterados golpes da enxada e da charrua evangélicas. Ide e pregai!
Ó todos vós, homens de boa-fé, conscientes da vossa inferioridade em face dos mundos disseminados pelo infinito!... lançai-vos em cruzada contra a injustiça e a iniqüidade. Ide e proscrevei esse culto do bezerro de ouro, que cada dia mais se alastra. Ide, Deus vos guia! Homens simples e ignorantes, vossas línguas se soltarão e falareis como nenhum orador fala. Ide e pregai, que as populações atentas recolherão ditosas as vossas palavras de consolação, de fraternidade, de esperança e de paz.
Que importam as emboscadas que vos armem pelo caminho! Somente lobos caem em armadilhas para lobos, porquanto o pastor saberá defender suas ovelhas das fogueiras imoladoras.
Ide, homens, que, grandes diante de Deus, mais ditosos do que Tomé, credes sem fazerdes questão de ver e aceitais os fatos da mediunidade, mesmo quando não tenhais conseguido obtê-los por vós mesmos; ide, o Espírito de Deus vos conduz.
Marcha, pois, avante, falange imponente pela tua fé! Diante de ti os grandes batalhões dos incrédulos se dissiparão, como a bruma da manhã aos primeiros raios do Sol nascente.
A fé é a virtude que desloca montanhas, disse Jesus. Todavia, mais pesados do que as maiores montanhas, jazem depositados nos corações dos homens a impureza e todos os vícios que derivam da impureza. Parti, então, cheios de coragem, para removerdes essa montanha de iniqüidades que as futuras gerações só deverão conhecer como lenda, do mesmo modo que vós, que só muito imperfeitamente conheceis os tempos que antecederam a civilização pagã.
Sim, em todos os pontos do Globo vão produzir-se as subversões morais e filosóficas; aproxima-se a hora em que a luz divina se espargirá sobre os dois mundos.
Ide, pois, e levai a palavra divina: aos grandes que a desprezarão, aos eruditos que exigirão provas, aos pequenos e simples que a aceitarão; porque, principalmente entre os mártires do trabalho, desta provação terrena, encontrareis fervor e fé. Ide; estes receberão, com hinos de gratidão e louvores a Deus, a santa consolação que lhes levareis, e baixarão a fronte, rendendo-lhe graças pelas aflições que a Terra lhes destina.
Arme-se a vossa falange de decisão e coragem! Mãos à obra! o arado está pronto; a terra espera; arai!
Ide e agradecei a Deus a gloriosa tarefa que Ele vos confiou; mas, atenção! entre os chamados para o Espiritismo muitos se transviaram; reparai, pois, vosso caminho e segui a verdade.
Pergunta. - Se, entre os chamados para o Espiritismo, muitos se transviaram, quais os sinais pelos quais reconheceremos os que se acham no bom caminho?
Resposta. - Reconhecê-los-eis pelos princípios da verdadeira caridade que eles ensinarão e praticarão. Reconhecê-los-eis pelo número de aflitos a que levem consolo; reconhecê-los-eis pelo seu amor ao próximo, pela sua abnegação, pelo seu desinteresse pessoal; reconhecê-los-eis, finalmente, pelo triunfo de seus princípios, porque Deus quer o triunfo de Sua lei; os que seguem Sua lei, esses são os escolhidos e Ele lhes dará a vitória; mas Ele destruirá aqueles que falseiam o espírito dessa lei e fazem dela degrau para contentar sua vaidade e sua ambição. - Erasto, anjo da guarda do médium. (Paris, 1863.) (1)
(1) Na terceira edição francesa esta mensagem saiu incompleta e sem assinatura. Completamo-la em confronto com a 1ª edição do original. - A Editora da FEB, em 1948..

Os obreiros de Senhor
5. Aproxima-se o tempo em que se cumprirão as coisas anunciadas para a transformação da Humanidade. Ditosos serão os que houverem trabalhado no campo do Senhor, com desinteresse e sem outro móvel, senão a caridade! Seus dias de trabalho serão pagos pelo cêntuplo do que tiverem esperado. Ditosos os que hajam dito a seus irmãos: "Trabalhemos juntos e unamos os nossos esforços, a fim de que o Senhor, ao chegar, encontre acabada a obra", porquanto o Senhor lhes dirá: "Vinde a mim, vós que sois bons servidores, vós que soubestes impor silêncio aos vossos ciúmes e às vossas discórdias, a fim de que daí não viesse dano para a obra!" Mas, ai daqueles que, por efeito das suas dissensões, houverem retardado a hora da colheita, pois a tempestade virá e eles serão levados no turbilhão! Clamarão: "Graça! graça!" O Senhor, porém, lhes dirá: "Como implorais graças, vós que não tivestes piedade dos vossos irmãos e que vos negastes a estender-lhes as mãos, que esmagastes o fraco, em vez de o amparardes? Como suplicais graças, vós que buscastes a vossa recompensa nos gozos da Terra e na satisfação do vosso orgulho? Já recebestes a vossa recompensa, tal qual a quisestes. Nada mais vos cabe pedir; as recompensas celestes são para os que não tenham buscado as recompensas da Terra."
Deus procede, neste momento, ao censo dos seus servidores fiéis e já marcou com o dedo aqueles cujo devotamento é apenas aparente, a fim de que não usurpem o salário dos servidores animosos, pois aos que não recuarem diante de suas tarefas é que ele vai confiar os postos mais difíceis na grande obra da regeneração pelo Espiritismo. Cumprir-se-ão estas palavras: "Os primeiros serão os últimos e os últimos serão os primeiros no reino dos céus." -O Espírito de Verdade. (Paris, 1862.)

Velha Sombra.

A grande e velha sombra que oculta habitualmente a candeia bruxuleante de nossa fé, muitas vezes, se exprime na espessa neblina da ociosidade mental, que nos entorpece os melhores impulsos para a construção do bem.

Preguiça de pensar com a própria cabeça...
Preguiça de sentir com o próprio coração...
Preguiça de auxiliar...
Preguiça de fazer...
Preguiça de aprender...
Preguiça de ensinar...

Não acredites que bastaria a confissão em Cristo para dar aos outros o necessário testemunho de comunhão com o Evangelho de Amor e Luz.

Em muitas ocasiões, a própria palavra é um asilo à preguiça despistadora, que se envolve no verbalismo fulgurante, para continuar arrojada à inutilidade e à prostração.

Que a nossa frase se estenda em abençoada luz, revelando o Eterno Benfeitor que nos rege os destinos, mas que não nos exonere do dever do exemplo vivo, de vez que apenas na linguagem convincente das obrigações corretamente cumpridas é que seremos entendidos pelos companheiros de jornada no grande caminho da evolução.

Dissipemos o nevoeiro da preguiça que nos esconde o ideal de servir e avancemos, com diligência, no terreno da ação.

Evitemos seja colocada a lâmpada de nosso conhecimento sob o antigo velador do desculpismo e, exumando os braços e os recursos que estejamos conservando no frio da inércia, façamos da inteligência o arado de nosso amor, unindo cérebro e coração, alma e corpo, vida e entendimento, na construção da verdadeira fraternidade sobre a Terra, na certeza de que somente pelo trabalho incansável no bem é que nos transformaremos em instrumentos vivos nas realizações do Senhor.

A ALMA TAMBÉM !

Casas de saúde espalham-se em todas as direções com o objetivo de sanar as moléstias do corpo e não faltam enfermos que lhes ocupem as dependências.


Entretanto, as doenças da alma, não menos complexas, escapam aos exames habituais de laboratório e, por isso, ficam em nós, requisitando a medicação, aplicável apenas por nós mesmos.

Estimamos a imunização na patologia do corpo.

Será ela menos importante nos achaques do espírito?

Surpreendemos determinada verruga e recorremos, de imediato, à cirurgia plástica, frustrando calamidades orgânicas de extensão imprevisível.

Reconhecendo uma tendência menos feliz em nós próprios é preciso ponderar igualmente que o capricho de hoje não extirpado será hábito vicioso amanhã e talvez criminalidade em futuro breve.

Esmeramo-nos por livrar-nos da neurastenia capaz de esgotar-nos as forças.

Tratemos também de nossa afeição temperamental para que a impulsividade não nos induza à ira fulminatória.

Tonificamos o coração, corrigindo a pressão arterial ou ampliando os recursos das coronárias a fim de melhorar o padrão de longevidade.

Apuremos, de igual modo, o sentimento para que emoções desregradas não nos precipitem nos desvãos passionais em que se aniquilam tantas vidas preciosas.

Requintamo-nos, como é justo, em assistência dentária na proteção indispensável.

Empenhemo-nos de semelhante maneira, na triagem do verbo para que a nossa palavra não se faça azorrague de sombra.

Defendemos o aparelho ocular contra a catarata e o glaucoma. Purifiquemos igualmente o modo de ver. Preservamos o engenho auditivo contra a surdez.

No mesmo passo, eduquemos o ouvido para que aprendamos a escutar ajudando.

A Doutrina Espírita é instituto de redenção do ser para a vida triunfante. A morte não existe.

Somos criaturas eternas. Se o corpo, em verdade, não prescinde de remédio, a alma também.

Oração para a defesa da casa.

Senhor Jesus Cristo,
fazei entrar nesta casa:
a felicidade sem fim,
a alegria serena,
a caridade benfazeja,
a saúde duradoura,
a harmonia familiar,
a bonança financeira.

Retirem-se daqui
todos os anos maus,
defende para sempre
a minha casa para que nunca mais
anjos do mal retornem
e penetrem no meu lar.

Venham para meu lar,
os anjos portadores da paz.
Desapareça desta casa toda a discórdia.
Manifestai, em nós
o poder do Vosso Santo Nome,
e abençoai esta casa !!!!
(faz o sinal da cruz)
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Amém.

Sucesso

“Os cinco “Ds” do sucesso são:
(1) Disciplina. É essencial para uma vida valiosa. Pratique-a e veja o benefício.
(2) Devoção. Todo esforço deve ter devoção ou paixão. Ela elimina a emoção negativa e cria uma mente perfeita.
(3) Dedicação. Seja o que você esteja fazendo, faça com dedicação. Não deixe que os obstáculos o provoquem. Concentre esforços na meta e você alcançará elevação.
(4) Determinação. Ela não permitirá que seu entusiasmo diminua.
(5) Discernimento. É a habilidade de julgar e tomar a decisão correta.”

Prece de Cipriana

Senhor Jesus,
Permanente inspiração de nossos caminhos,
Abre-nos, por misericórdia,
Como sempre,
As portas excelsas
De tua providência incomensurável...

Doador da vida,
Acorda-nos a consciência
Para semearmos ressurreição
Nos vales sombrios da morte;

Distribuidor do Sumo bem,
Ajuda-nos a combater o mal
Com as armas do espírito;

Príncipe da Paz,
Não nos deixes indiferentes
À discórdia
Que vergasta o coração
De nossos companheiros sofredores;

Mestre da Sabedoria,
Afugenta para longe de nós
A sensação de cansaço
À frente dos serviços
Que devemos prestar
Aos nossos irmãos ignorantes;

Emissário do Amor Divino,
Não nos concedas paz
Enquanto não vencermos
Os monstros da guerra e do ódio,
Cooperando contigo,
Em tua augusta obra terrestre;

Pastor da Luz Imortal,
Fortalece-nos,
Para que nunca nos intimidemos
Perante as angústias e desesperos das trevas;

Distribuidor da Riqueza Infinita,
Supre-nos as mãos
Com teus recursos ilimitados,
Para que sejamos úteis
A todos os seres do caminho,
Que ainda se sentem minguados
De teus dons imperecíveis;

Embaixador Angélico,
Não nos abandones ao desejo
De repousar indébitamente,
E converte-nos
Em teus servidores humildes,
Onde estivermos;

Mensageiro da Boa Nova,
Não permitas
Que nossos ouvidos adormeçam
Ao coro dos soluços
Dos que clamam por socorro
Nos círculos do sofrimento;

Companheiro da Eternidade,
Abençoa-nos as responsabilidades e deveres;
Não nos relegues à imperfeição
De que ainda somos portadores!

Dá-nos, amado Jesus, o favor de servir-te
E que o Supremo Senhor do Universo Te glorifique
Para sempre.

Assim Seja!...

Aprenda a calar...

Há muita necessidade de silêncio nos dias atuais...

As pessoas ansiosas por se fazer ouvir, falam cada vez mais alto, como se isso bastasse para que os outros as escutassem.

Em restaurantes, shoppings, filas, salas de espera, salões de beleza, aeroportos, se ouvem os falatórios. E, para aumentar o ruído, em alguns lugares tem um som ambiente mais alto ainda...

E, quando não se tem alguém para falar, o celular serve. A pessoa faz uma ligação e se esquece de que está dividindo o ambiente com outros indivíduos, que não estão interessados no seu assunto.

É impressionante como as pessoas falam muito, e falam alto...

Além de ser um grande desrespeito aos ouvidos alheios, essa gritaria torna impossível um diálogo entre pessoas de voz moderada, nesses ambientes comuns.

Mas não é só a falta de silêncio exterior que assola muitas pessoas hoje em dia. É também a falta de silêncio interior.

Poucos indivíduos ouvem a própria voz e analisam seus pensamentos antes de exteriorizá-los.

O hábito de meditar antes de expor uma opinião ou um julgamento, é muito pouco cultivado em nossa sociedade.

E isso tem sido motivo de desarmonia e intrigas, de mal-entendidos e hostilidades.

Saber calar, saber ouvir, ser senhor de suas palavras e de seus sentimentos é um desafio que merece ser pensado.

Talvez, foi por ter percebido essa necessidade em nosso meio, que um Espírito amigo nos trouxe a seguinte mensagem:

Aprenda a silenciar a palavra que sai gritada de seus lábios, ferindo a sensibilidade alheia e lhe deixando à mercê das companhias inferiores.

Aprenda a calar...

Aprenda a silenciar a palavra suave, mas cheia de ironia, que sai de sua boca ridicularizando, humilhando a quem se dirige e que lhe intoxica, provocando a dor de estômago, as náuseas ou a enxaqueca.

Aprenda a calar...

Aprenda a silenciar o murmúrio que sai entre dentes, destilando raiva e rancor e atingindo o alvo, que fere como punhal, ao tempo que lhe fragiliza a ponto de não se reconhecer, de se assustar consigo mesmo.

Aprenda a calar...

Aprenda a calar o pensamento cruel que lhe passa na mente e que, por invigilância, nele você se detém mais do que deveria. Você se assustaria se pudesse ver sua máscara espiritual distorcida.

Aprenda a calar...

Aprenda a calar o julgamento que extrapola o que vê e o que sabe, levando-o a conjeturar sobre o outro, o que não sabe e não viu, plasmando idéias infelizes que são aproveitadas pelos opositores daquele que é julgado.

Aprenda a calar...

Aprenda a calar todo e qualquer sentimento indigno, zelando pelas nascentes do seu coração, para que não macule e não seja maculado.

Aprenda a vigiar os sentimentos para que cada dia, mais atento e vigilante, saia da esfera mesquinha a que se aprisiona voluntariamente, e possa alçar vôos mais altos e sublimes.

Aprenda a calar...

E, enquanto não consegue deixar de gritar, falar, murmurar, pensar cruelmente e julgar, insista em orar nesses momentos. Nem que as frases lhe pareçam desconexas e vazias de sentimento.

Insista na oração até que, um dia, orará não com palavras nem pensamentos, mas será sentimento por inteiro, amor, amor puro e verdadeiro em ação, dinâmico, envolvendo os outros e a si mesmo, verdadeiro discípulo que conseguirá ser.

Aprenda, definitivamente, a calar!

Não Importa

Busca fazer com amor tudo aquilo que faças.
Não importa se varres a rua ou se espanas as estrelas.
Não priorizes o dinheiro na escolha de tua profissão.
Nem tampouco o status.
Em que podes se mais útil? - Eis a pergunta a ser formulada.
Quem contraria a sua aptidão produzirá sempre aquém de suas possibilidades.
A ambição material é péssima conselheira vocacional.
Por esta razão, para muitos, o trabalho deixa de ser motivo de alegria.
Se o que fazes melhor, por exemplo, é costurar, por que queres construir
prédios?
O CRISTO era carpinteiro.
Simão Pedro, pescador.
Paulo de Tarso, tecelão.

A BELEZA DA VIDA

Momentos variados são fundamentais

para crescer e aprender,

que a vida é feita de etapas,

partes necessárias para que

o todo se complete...

E nesta trajetória,

tenha sempre na memória:

sendo criatura,

não esqueça O Criador,

humana, não perca a humildade,

emoção, seja a sensibilidade

e sendo amor, seja um só,

sublime, intenso e verdadeiro!

Abrace o mundo com garra e graça,

trace sua estrada com determinação

e não esmoreça ou se desvie

com os obstáculos do caminho.

Ouça a voz do coração,

mas não esqueça o som da razão.

A beleza da vida está contida

em simples detalhes,

nos pequenos gestos,

num sorriso franco e sincero.

Na arte de fabricar sonhos

sem fugir da realidade.

No olhar transparente

que revela sem receio,

o que pensa e sente

a alma nua,

onde a luz, flui

naturalmente...

O MINUTO

A conduta indica a orientação espiritual da criatura.
Surge o ideal realizado, consoante o esforço de cada um.
Amplia-se o ensino, conforme a aplicação do estudante.
Eternidade não significa inércia, mas dinamismo incessante.
O caminho é infinito.
Quem estabelece a rota da viagem é o viajor.
Continua, pois, em marcha perseverante, gastando sensatamente o tesouro dos dias.
Em sessenta segundos, a lágrima pode transformar-se em sorriso, a revolta em resignação e o ódio em amor.
Nessa mínima parcela da hora, liberta-se o espírito do corpo humano, a flor desabrocha, o fruto maduro cai da árvore e a semente inicia a germinação da energia latente.
Analisa o que fazes de tão valiosa partícula de tempo.
Num só momento, o coração escolhe roteiro para o caminho.
Com o Evangelho na consciência, o lazer é tão-somente renovação de serviço sem mudança de rumo.
Não desprezes o tempo, em circunstância alguma, pois quem espera a felicidade se esmera em construí-la.
A hora perdida é lapso irreparável.
Dominar o relógio é coordenar os sucessos da vida.
Nos domínios do tempo, controlamos a hora ou somos ignorados por ela.
Por isso, quanto mais a alma se eleva em conhecimento, mais governa os próprios horários.
Lembra-te de que as edificações mais expressivas são formadas por agentes minúsculos e de que o século existe em função dos minutos.
Não faz melhor quem faz mais depressa, mas sim quem faz com segurança e disciplina, articulando ordenadamente os próprios instantes.
Observa os celeiros de auxílio de que dispões e não hesites.
Distribui os frutos da inteligência.
Colabora nas tarefas edificantes.
Estende a solidariedade a benefício de todos.
Fortalece o ânimo dos companheiros.
Não te canses de ajudar para que se efetue o melhor.
O manancial do bem não tem fundo.
A paz coroa o serviço.
E quem realmente aproveita o minuto constrói caminho reto para a conquista da vitória na Divina Imortalidade.

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Mensagem do dia - Boa intenção.

A boa intenção é o que vale.

Se você tem um projeto de vida, mesmo pequeno, e o
executa com boa intenção, o êxito está garantido.

Se obstáculos aparecem no decorrer do projeto, a boa
intenção ganha ainda mais importância e valor.

Ela engrandece você.

A sua intenção é boa quando o pensamento principal é de
ajuda a você, sem prejuízo a outros; ou, melhor ainda,
de ajuda aos outros, sem a espera de recompensas.

A boa intenção é o caminho de flores
que nos leva a uma vida melhor.

BOM DIA/29/05

As pessoas felizes não agridem.

As que agridem são portadoras de uma insatisfação.
No momento da agressão, talvez nem possam explicar o que lhes vai na alma.

O ofensor está sempre em situação de inferioridade ao ofendido.
Reclama auxílio e não revide.

Por isso, não condene quem desfere palavras ou comete atos de violência
contra você. Lembre-se de que as pessoas felizes são calmas e pacientes.
Não partem para a agressão. Recorde-se do perdão de Jesus, na cruz.

Compreender a necessidade do ofensor revela maturidade no amor

Renasce!

Enquanto o dia corre, trabalha sem cessar,
não desanime enquanto restar forças.
Enquanto o corpo permite, levanta-te,
não fique no chão da reclamação fácil.
Enquanto a alma resiste, se encha de amor,
amor por você mesmo, pelo que você é,
e você é muito mais do que imagina,
mais do que dizem e conhecem.

Renasce!
Sai da sombra do quarto escuro,
foge da depressão com um sorriso renovador,
com a certeza de que o mundo tem muito mais
para te oferecer e devolver para a sua vida.
Enquanto pode, reconcilia-te com todos,
não deixe intriga nenhuma te afastar de alguém,
não deixe a família se separar,
junte sempre, não espalhe...

Renasce!
Que esta noite é sua, a chuva fina que cai,
a lua que ilumina os caminhos,
prepararam o chão para as sementes,
que estavam adormecidas e quando o amanhã chegar,
o sol vai despertá-las para uma nova vida,
para um novo tempo, tempo de colher,
de ser novo e novidade, riso e alegria,
para amar e ser amado,
no tempo de ser simplesmente você,
que com o amor renasce.

Mantém a alegria.

Às vezes, pensas ser impossível manter a alegria porque tens muitos
problemas que te prendem a atenção e não dão espaço para sorrisos.

No entanto, sê alegre conforme as circunstâncias. Assim, nos instantes de
problema e busca de soluções, usa de uma alegria amena; nos de dor, de uma
alegria silenciosa e paciente; nos de reflexão, de uma alegria de expectativa; nos
de urgência, de uma alegria ativa; nos de exaltação, de uma alegria vibrante;
nos de prece, de uma alegria divina.

Nunca percas a alegria.

Manter constante alegria é preservar o Espírito de Deus no coração.

Não fique a pedir coisas...

Os braços parados nada produzem.
As mãos que não ajudam criam ferrugem.
Trabalhe com entusiasmo e alegria, e o próprio trabalho trará, com seus resultados positivos, a solução de todas as suas dificuldades.

Procure gostar do trabalho que lhe cabe realizar, e dentro de pouco tempo terá a alegria morando em seu coração.

EM PRECE

Senhor, Jesus.

Com a nossa jubilosa gratidão pela assistência de todos os minutos - humildes servos daqueles servidores que te sabem realmente servir - , aqui te ofertamos o nosso louvor singelo, a que se aliam as nossas súplicas incessantes.

No campo de atividade em que nos situas, por acréscimo de confiança e misericórdia, faze-nos sentir que todos os patrimônios da vida te pertencem, a fim de que a ilusão não nos ensombre o roteiro.

Mostra-nos, senhor, que nada possuímos além das nossas necessidades de regeneração, para que aprendamos a cooperar contigo, em nosso próprio favor.

E, na ação a que nos convocas, ilumina-nos o passo para que não estejamos distraídos.

Que a nossa humildade não seja orgulho.

Que o nosso amor não seja egoísmo.

Que a nossa fé não seja discórdia.

Que a nossa justiça não seja violência.

Que a nossa coragem não seja temeridade.

Que a nossa segurança não seja preguiça.

Que a nossa simplicidade não seja aparência.

Que a nossa caridade não seja interesse.

Que a nossa paz não seja frio enregelante.

Que a nossa verdade não seja fogo destruidor.

Em torno de nós, Mestre, alonga-se, infinito, o campo do bem, a tua gloriosa vinha de luz, em que te consagras com os homens, pelos homens e para os homens à construção do reino de Deus.

Dá-nos o privilégio de lutar e sofrer em tua causa e ensina-nos a conquistar, pelo suor da cada dia, o dom da fidelidade, com o qual estejamos em comunhão contigo em todos os momentos de nossa vida.

Assim seja.

Faz cada manhã

Faze cada manhã uma lista dos bens que Deus já colocou à tua disposição e observarás que o mal é nuvem passageira no céu de tuas idéias e emoções; então te desvencilharás, rapidamente, de todos os laços que ainda te prendam, porventura, à sombra de ontem para encontrares hoje o.melhor tempo de sentir o bem, conhecer o bem, crer no bem e praticar o bem, na romagem evolutiva em que todos nos achamos, buscando, passo a passo, a vida perfeita para a felicidade maior

COMPREENSÃO

As freqüentes guerras que ocorrem em certas partes do mundo costumam causar estupefação.

Será que os habitantes desses países não percebem o quanto seu comportamento é desarrazoado?

Para viver em paz, não compensaria um esforço com vistas ao entendimento?

Por que não ceder em algumas coisas, em nome de uma vida mais digna?

Tais reflexões freqüentemente povoam nosso pensamento.

Assumindo a postura de virtuosa indignação com os desatinos desses irmãos de longe, não percebemos que cometemos o mesmo equívoco que eles, em nosso dia-a-dia.

Felizmente, não jogamos bombas nos vizinhos e nem metralhamos os parentes.

Mas muito pouco nos esforçamos para compreender os valores e as dificuldades do próximo.

A falta de compreensão é a origem de toda discórdia, grande ou pequena.

Se nos colocássemos no lugar do outro, antes de condená-lo, certamente seríamos menos rigorosos em nosso julgamento.

Há em nossa sociedade o lamentável hábito da maledicência.

Quando alguém comete um equívoco, não tardam os comentários maldosos sobre sua pessoa.

Isso ocorre com quem demonstra desequilíbrios na área da sexualidade, não possui bom desempenho profissional ou enfrenta dificuldades financeiras, dentre inúmeras outras situações.

A falha de alguém parece ser a senha que autoriza a sociedade a comentar sua vida, denegrindo-o.

As virtudes e os esforços do faltoso são desconsiderados, realçando-se os seus pretensos defeitos.

O espantoso é que esse hábito nefasto grassa em uma sociedade cuja maioria absoluta afirma-se cristã.

Ocorre que ser cristão não significa apenas afirmar-se como tal, mas se revela no esforço para seguir as lições e os exemplos do cristo.

E Jesus, quando confrontado com a multidão que desejava apedrejar a pecadora, foi muito claro.

Ante a surpresa geral, o amigo divino sentenciou:

“Aquele que estiver sem pecado atire a primeira pedra”.

Malgrado a clareza da lição, quase dois milênios mais tarde, a apressada condenação do semelhante ainda é uma constante.

Entretanto, para fazer juízo sobre determinada situação, é necessário conhecer todos os seus aspectos.

Em relação a alguém que nos parece leviano, o que sabemos de sua vida?

Temos conhecimento da educação e dos exemplos que recebeu em casa, durante a infância?

Cogitamos sobre as inúmeras tentações a que resistiu, antes de sucumbir?

Conhecemos a solidão que lhe caracteriza os dias?

Temos noção das dificuldades com que diariamente convive?

Podemos vislumbrar a enormidade de seu desconforto ou de seu remorso?

Tais reflexões bem evidenciam o quanto somos rasos e apressados em julgar o semelhante, que talvez possua uma fibra moral bem maior do que a nossa.

Na verdade, para julgar alguém seria necessário ter vivido a sua tragédia, partilhado a sua dor, em toda a extensão.

Somente assim saberíamos o real motivo de suas ações.

Na falta desse conhecimento, é medida salutar abstermo-nos de comentar a vida alheia.

Façamos um esforço para compreender quem nos parece em falta.

Reflitamos sobre a condição humana de nossos semelhantes, falhos como nós mesmos, colocando-nos na posição de irmãos, não de juízes.

Afinal, como afirmou Jesus, apenas aquele que está sem pecado pode atirar a primeira pedra.

Portanto, antes de atirar pedras em alguém, faça uma analise da sua própria conduta.

E, por fim, lembre-se: Jesus não tinha pecados, e ainda assim não atirou pedras na mulher equivocada.

COMPETÊNCIA E HUMILDADE

No dia 14 de março de 2004, um fato ocorrido em Recife, capital pernambucana, no Hospital da Restauração, o maior pronto-socorro público do Nordeste, se tornou notícia nacional.

A reportagem dizia o seguinte:

“Uma mulher que levou um tiro no coração sai andando do quarto do hospital!” Quem viu a cena ficou imaginando: como é possível alguém escapar vivo de uma situação dessas?

Naquela segunda-feira de carnaval, o cirurgião João Veiga só deveria dar plantão às 4h da madrugada. Mas ele teve insônia e resolveu ir mais cedo para o trabalho. Era pra chegar na unidade de trauma às 4h da manhã. Voltei à meia-noite, contou João.

Uma hora depois, a turista israelense Moran Bomflek deu entrada na emergência baleada no coração, em estado gravíssimo.

Ela não respirava, o coração não batia, a pupila estava dilatada, quer dizer, o cérebro estava sofrendo. Então é morte aparente. Não tinha nenhum reflexo, lembrou o cirurgião.

Um plantonista menos experiente poderia ter dado o caso como perdido. Mas João Veiga, 17 anos de profissão, agiu rápido: abriu o peito de Moran e tentou um procedimento arriscado. Massageou o coração da paciente com as próprias mãos.

Eu só fiz puxar um pouquinho o coração para expor melhor a lesão e fiz dois pontos. Costurei a parte atingida e o coração ficou sem bater. Foi aí que eu comecei o procedimento de massagem cardíaca, ou seja, segurar o coração e ficar fazendo um movimento em torno de dois a quatro minutos, relatou o médico.

A vida da paciente dependia de uma transfusão de sangue, urgente. O tipo de sangue necessário já estava disponível.

Eu tinha pedido, há 20 minutos, sangue para outra paciente que estava estável mas precisava de sangue e quando este sangue chegou para a outra paciente eu usei pra ela. O sangue “o” negativo, que foi fundamental, contou Dr. João.

* * *

Importante lembrar que o médico, que deveria chegar ao hospital somente às 4h da madrugada, teve insônia e resolveu ir logo para o trabalho.

Somente um profissional que ama o que faz é capaz de tomar uma decisão dessas.

Ele poderia ter ficado em casa descansando, assistindo televisão, ouvindo música, fazendo algo para passar o tempo...

Mas ele preferiu ir para o hospital. Diga-se, um hospital público.

Não é de admirar que um homem com tamanha competência e humildade, tenha tanto amparo do alto em suas tarefas.

Por causa da sua extremada dedicação, ele havia solicitado sangue para outra paciente, e isso o ajudou a salvar uma vida.

Sem dúvida, podemos afirmar que não houve sorte nem coincidências. Houve competência e dedicação, aliadas á providência divina.

Acostumado a lidar com casos graves, João Veiga não quer ser tratado como herói.

Mais uma prova de que ele é realmente um grande homem, um profissional competente e um coração generoso.

Ao final da reportagem, João Veiga diz, com simplicidade e sincera humildade: "eu gosto de fazer exatamente isso, foi para isso que eu treinei.”

Somente pessoas verdadeiramente abnegadas conseguem fazer coisas grandiosas com a naturalidade de quem resolve pequenas questões.

Um fato que nos leva a crer que este mundo tem jeito. Que existem profissionais que desempenham suas tarefas com competência e dedicação.

E, acima de tudo, que Deus atende seus filhos através dos seus filhos. Sejam eles médicos, cientistas, agricultores, ou simplesmente um homem bom.

Pensemos nisso!

CALAR A DISCÓRDIA

A harmonia plena ainda constitui um sonho distante de qualquer organização humana.

Os homens guardam grandes diferenças entre si.

Diversos fatores induzem a distintas formas de entender e viver a vida.

A educação recebida no lar, as experiências profissionais e afetivas, os professores e os amigos.

Todos esses elementos contribuem para a singularidade da personalidade humana.

A diversidade produz a riqueza.

Se todos os homens pensassem do mesmo modo, o marasmo e a mesmice tomariam conta do mundo.

Uma assembléia ou equipe composta de forma heterogênea possui grande potencial.

Ocorre que conviver em harmonia com o diferente pressupõe maturidade.

Em qualquer gênero de relacionamento humano, é necessário respeitar o próximo.

Mas é preciso também manter o foco em um objetivo maior.

Toda associação humana possui uma finalidade.

No âmbito profissional, busca-se o crescimento da empresa na qual se participa.

Na esfera familiar, colima-se a educação e o preparo de seus membros para a vida, em um contexto de dignidade.

Em uma associação filantrópica, tem-se por meta a prática do bem.

A noção clara do objetivo que se persegue facilita a convivência.

O fato de alguém discordar de suas idéias não significa que esteja contra você.

O relevante é verificar qual o modo mais eficiente de atingir a meta almejada pelo grupo.

A convivência humana raramente deixa de produzir algum atrito.

Mas é preciso saber calar a discórdia.

Se o embate de idéias e posições não é ruim, a agressividade e o radicalismo sempre o são.

Pense sobre as instituições que você integra.

Sua presença em tais ambientes visa ao interesse coletivo, ou à exaltação de seu ego?

É melhor afastar-se delas do que, por mesquinharia, ser causa de desestabilização e brigas.

Mas o ideal é aprender a sacrificar seu interesse pessoal em prol de uma causa maior.

Se uma controvérsia surge, reflita com serenidade sobre os pontos de vista envolvidos.

Caso sua posição não seja defensável, abdique dela.

Procure ser um elemento pacificador nos meios em que se movimenta.

Há pouca coisa tão cansativa quanto um altercador contumaz.

Certas posturas são toleráveis apenas em pessoas muito jovens.

Na maturidade, a rebeldia e a vaidade sistemáticas são ridículas.

Não canse seus semelhantes, com posições inflexíveis e injustificáveis.

Aprenda a ceder e a compatibilizar, quando isso não comprometer sua honestidade e sua ética.

De que lhe adianta vencer um debate, se a causa que você defende sofre com isso?

O homem sábio identifica quando deve avançar e quando deve recuar.

Mas sempre o faz de forma sincera e digna.

De nada adianta afetar concordância e semear a discórdia nos bastidores.

A dissimulação e a intriga são indignas de uma pessoa honrada.

Reflita sobre isso, quando se vir envolvido em debates e contendas.

Quando se engajar em uma causa, sirva-a com desinteresse.

Jamais se permita servir-se dela para aparecer.

Mas principalmente nunca a prejudique por radicalismo e imaturidade.

AVE MARIA...CHEIA DE GRAÇA!

Ave Maria! Nossa Senhora!
Mãezinha nossa que está no Céu...
Minha mãezinha deve estar pertinho
e, do Seu amor bem juntinho...
Onde devem estar todos
que na vida acreditaram
e, que muito trabalharam
para muitos prêmios merecer...

Hoje senti uma vontade enorme
de chegar aos Seus pés
e, pedir docemente
que cuide dos que já foram...
Que eles possam de lá sentir
o carinho imenso que sentimos aqui...
Que eles possam usufruir
de um amor puro
sem qualquer culpa,
sem qualquer mácula,
mas um amor incondicional...

Que eles possam sentir
que sempre fazemos o melhor de nós...
Que mesmo depois que partiram
ainda os sentinmos pertinho...
Diga-lhes que falo com eles a toda hora
e, escuto a resposta sem demora...

Mãezinha do Céu
cuida destes seus filhos
que na terra batalham
para vencer os dragões...
Cuida dos que ainda
não terminaram a sua Missão...
Que lutam para manter o amor
dentro do seu coração...
Que batalham sempre
para merecer o perdão...
Que oram com muita fé
para sempre merecer
um grande amor
no jardim da vida colher...

A Vida

A vida é leve, nós é que nos apegamos à forma.

O caminho sabe por onde seguir,

nós é que não temos fé para acompanhá-lo.

A palavra sabe o que dizer,

nós é que desconfiamos de sua força e acreditamos

que sabemos o que é melhor para nós!

Solte o pensamento e deixe que ele siga

o seu próprio impulso...

Ouça o que a vida tem a lhe dizer

e observe o ritmo do universo.

Não consegue ouvir a "verdade oculta na vida",

nem acredita que o mundo possa ser o seu caminho,

se esquecendo que Deus é o Criador

e o Condutor de nossas vidas?

A mente está ligada ao passado,

por que acredita que a vida é

uma repetição de acontecimentos,

assim amanhã será igual a hoje.

Mas é o desconhecido que rege o universo,

não adianta querer antever os fatos,

eles sempre nos surpreenderão.

A única forma equilibrada de se viver a vida

é através da entrega total e incondicional.

ERA MEU FILHO

Havia um povo que morava ao pé da montanha. Suas vidas transcorriam em paz, enquanto eles se esmeravam no amanho da terra, cultivando flores e árvores frutíferas.

Formavam uma grande família, onde uns auxiliavam os outros, no cuidado com as crianças, a disciplina aos jovens, a educação da madureza.

No alto da montanha, uma outra comunidade se desenvolvia.

Eram criaturas não tão gentis, nem tão disciplinadas.

Um povo desconhecia o outro, porque as vias de acesso eram íngremes, tomadas por densa mata.

Um belo dia, o povo da montanha resolveu descer ao vale, na busca de riquezas. Surpreendeu-se ao descobrir pessoas trabalhadoras, de bom trato e tão solidárias.

Encantou-se com seus pomares e jardins e, por observar como eles enfrentavam tudo com disposição, auxiliando-se mutuamente, decidiram levar uma semente daquela preciosidade para a sua vila.

Assim, escolheram uma criança. Um bebê lindo de olhos brilhantes, através dos quais parecia traduzir a sua inteligência aguçada. E, quando empreenderam sua viagem de retorno, o raptaram, desaparecendo entre a vegetação abundante, montanha acima.

A pobre mãe, ao descobrir o berço vazio, caiu em quase desespero. O conselho da comunidade se reuniu. Os homens optaram por se unirem e resgatar o pequenino.

Juntaram provisões, cobertores, roupas quentes, pois imaginavam que à medida que subissem, teriam que enfrentar os ventos gélidos, que soprariam violentos.

Partiram. Os dias passaram lentos e angustiantes para toda a pequena cidade. Os olhos a cada instante se voltavam para cima, no intuito de ver se a expedição retornaria vitoriosa.

Finalmente, os homens regressaram... Mas de mãos vazias. Embora seus esforços, as várias tentativas, eles haviam se perdido entre as trilhas da montanha e não tinham conseguido encontrar o caminho que os conduziria ao povo de cima.

Estavam arrasados, sentindo-se fracassados e até envergonhados em ter que confessar sua incapacidade em vencer a montanha e trazer de volta o pequenino habitante raptado.

Foi então que um leve choro de bebê lhes chamou a atenção. Voltaram-se todos na direção do som e viram a pobre mãe que tivera seu bebê raptado vir ao encontro deles.

Nos braços, ela trazia um invólucro precioso. Era o seu bebê. Ela estava com as roupas rasgadas pelos espinheiros, a pele queimada pelo frio, mas o bebê estava todo enrodilhado em uma manta, protegido. São e salvo.

- Como você conseguiu? - Foi a pergunta de todos. - Como, se nós, homens vigorosos e treinados em andanças, não conseguimos encontrar a trilha certa e vencer a montanha? Como você uma mulher, sozinha, conseguiu ir até o topo e resgatar o bebê?”

E a mãe, aconchegando ainda mais ao peito o fardo pequenino, sorriu e respondeu:

“Muito simples. Eu consegui porque era o meu bebê que estava lá em cima.”

* * *


Para o amor verdadeiro não existem barreiras intransponíveis. Nada que ele não possa vencer, transpor, conquistar.

E de todos os amores que existem na terra, o amor de irmãos, de amigos, de namorados, de esposos, nada mais sublime do que o amor de mãe.

É o amor que ama, mesmo que não receba retorno algum do ser a quem se dedica. Tem a capacidade de sobreviver a todas as tragédias e continuar fiel, mesmo diante de guerras de ingratidão e de sofridas batalhas de solidão.

Felizes todos aqueles de nós que valorizamos o amor grandioso e incondicional dessa mulher chamada mãe.

Pensamento

As mães, sem dúvida, são como estrelas nos céus da humanidade, iluminando as horas de sombra e as noites tormentosas do mundo.

Enquanto permaneçam no ideal de servir, na condição de co-criadoras com Deus, a alegria e a esperança estarão de braços dados edificando o futuro, por mais cruéis que sejam as ameaças de extinção da raça humana, pelos ódios, pelos vícios, pelos crimes, pelas guerras.

Por todas essas razões é que muitas mães são consideradas anjos protetores da humanidade.

Abra os olhos para a vida.

Aprecie a natureza.
Laranjeiras produzem laranjas.
Animais geram animais.
As colheitas sucedem-se às semeaduras.
Sábias leis conduzem o processo da Vida.
Em tudo, causa e efeito.
Quem planta ventos colhe tempestades.
O bem, gerando créditos.
A esperança, trazendo realizações.
O trabalho, brotando possibilidades.
Não desdenhes das leis da vida.
Acerte-as. Entenda-as.
Elas também agem dentro de você.
Se plantar amor, colherá paz.
Se egoísmo, atrairá sofrimento.
Adquirindo a certeza de que as
leis da vida agem para o seu bem,
você está se integrando ao mundo de
Deus.

OBSERVAI OS PÁSSAROS DO CÉU

6. Não acumuleis tesouros na Terra, onde a ferrugem e os vermes os comem e onde os ladrões os desenterram e roubam; – acumulai tesouros no céu, onde nem a ferrugem, nem os vermes os comem; – porquanto, onde está o vosso tesouro aí está também o vosso coração.

Eis por que vos digo: Não vos inquieteis por saber onde achareis o que comer para sustento da vossa vida, nem de onde tirareis vestes para cobrir o vosso corpo. Não é a vida mais do que o alimento e o corpo mais do que as vestes?

Observai os pássaros do céu: não semeiam, não ceifam, nada guardam em celeiros; mas, vosso Pai celestial os alimenta. Não sois muito mais do que eles? – e qual, dentre vós, o que pode, com todos os seus esforços, aumentar de um côvado a sua estatura?

Por que, também, vos inquietais pelo vestuário? Observai como crescem os lírios dos campos: não trabalham, nem fiam; – entretanto, eu vos declaro que nem Salomão, em toda a sua glória, jamais se vestiu como um deles. – Ora, se Deus tem o cuidado de vestir dessa maneira a erva dos campos, que existe hoje e amanhã será lançada na fornalha, quanto maior cuidado não terá em vos vestir, ó homens de pouca fé!

Não vos inquieteis, pois, dizendo: Que comeremos? ou: que beberemos? ou: de que nos vestiremos? – como fazem os pagãos, que andam à procura de todas essas coisas; porque vosso Pai sabe que tendes necessidade delas.

Buscai primeiramente o reino de Deus e a sua justiça, que todas essas coisas vos serão dadas de acréscimo. – Assim, pois, não vos ponhais inquietos pelo dia de amanhã, porquanto o amanhã cuidará de si. A cada dia basta o seu mal. (S. MATEUS, 6:19 a 21 e 25 a 34.)

7. Interpretadas à letra, essas palavras seriam a negação de toda previdência, de todo trabalho e, conseguintemente, de todo progresso. Com semelhante princípio, o homem limitar-se-ia a esperar passivamente. Suas forças físicas e intelectuais conservar-se-iam inativas. Se tal fora a sua condição normal na Terra, jamais houvera ele saído do estado primitivo e, se dessa condição fizesse ele a sua lei para a atualidade, só lhe caberia viver sem fazer coisa alguma. Não pode ter sido esse o pensamento de Jesus, pois estaria em contradição com o que disse de outras vezes, com as próprias leis da Natureza. Deus criou o homem sem vestes e sem abrigo, mas deu-lhe a inteligência para fabricá-los. (Cap. XIV, nº 6; cap. XXV, nº 2.)

Não se deve, portanto, ver, nessas palavras, mais do que uma poética alegoria da Providência, que nunca deixa ao abandono os que nela confiam, querendo, todavia, que esses, por seu lado, trabalhem. Se ela nem sempre acode com um auxílio material, inspira as idéias com que se encontram os meios de sair da dificuldade. (Cap. XXVII, nº 8.)

Deus conhece as nossas necessidades e a elas provê, como for necessário. O homem, porém, insaciável nos seus desejos, nem sempre sabe contentar-se com o que tem: o necessário não lhe basta; reclama o supérfluo. A Providência, então, o deixa entregue a si mesmo. Freqüentemente, ele se torna infeliz por culpa sua e por haver desatendido à voz que por intermédio da consciência o advertia. Nesses casos, Deus fá-lo sofrer as conseqüências, a fim de que lhe sirvam de lição para o futuro. (Cap. V, nº 4.)

8. A Terra produzirá o suficiente para alimentar a todos os seus habitantes, quando os homens souberem administrar, segundo as leis de justiça, de caridade e de amor ao próximo, os bens que ela dá. Quando a fraternidade reinar entre os povos, como entre as províncias de um mesmo império, o momentâneo supérfluo de um suprirá a momentânea insuficiência do outro; e cada um terá o necessário. O rico, então, considerar-se-á como um que possui grande quantidade de sementes; se as espalhar, elas produzirão pelo cêntuplo para si e para os outros; se, entretanto, comer sozinho as sementes, se as desperdiçar e deixar se perca o excedente do que haja comido, nada produzirão, e não haverá o bastante para todos. Se as amontoar no seu celeiro, os vermes as devorarão. Daí o haver Jesus dito: "Não acumuleis tesouros na Terra, pois que são perecíveis; acumulai-os no céu, onde são eternos." Em outros termos: não ligueis aos bens materiais mais importância do que aos espirituais e sabei sacrificar os primeiros aos segundos. (Cap. XVI, nos 7 e seguintes.)

A caridade e a fraternidade não se decretam em leis. Se uma e outra não estiverem no coração, o egoísmo aí sempre imperará. Cabe ao Espiritismo fazê-las penetrar nele.

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Mensagem do dia - O teor das intenções.

Há pessoas ricas que vivem infelizes e se
perguntam por que estão neste mundo,
e outras, pobres, que se sentem
alegres com a vida...

A diferença entre elas reside na maneira
como se deixam tocar pelos acontecimentos
e no teor de suas intenções.

Em que direção caminhamos?
Para quem fazemos as coisas?
Como nos comportamos quando os
esforços que empreendemos são em vão?

Tudo depende da intenção
com que vivemos e agimos.

BOM DIA/28/05

Você não suporta os dissabores?

De fato, viver é encontrar pesares, dúvidas, desassossegos,
atrativos para o mal, esperanças frustradas e tudo o mais.

Mas também a concretização ne ideiais, surpresas agradáveis,
momentos de paz, grandes amores e alegrias as mais diversas.

Tudo depende de como você vê as situações.
Para ser feliz deve enxergar, por trás de tudo o que lhe acontece,
uma ajuda divina e um treino de suas qualidades e aptidões.

A vida ensina.

A vida é mais do que boa para quem
descobre nela um Deus de Amor.

Para sempre..

A eternidade é o dia de hoje,
a hora de realizar, seja o que for, é agora,
não dá para prever o futuro, que pode nem chegar,
por isso, viva livre de amarras,
esqueça qualquer tipo de preconceito,
viva o presente como presente mesmo,
que chega a cada manhã, com seu nome escrito,
com laço de fita e papel bonito.

E já que o tempo é curto para tantos sonhos;
se for amar, ame intensamente,
se for se divertir, ria até chorar,
se for trabalhar, aplique-se até realizar,
se for para ser pai, seja o melhor companheiro,
e se for para ser mãe, seja doce e protetora,
se for para ser amigo, seja irmão,
se for para ajudar, estenda a mão,
e se for para ser feliz, insista mais um pouco,
felicidade sempre vale a pena...

E já que a vida e breve, se é para deixar marcas,
seja uma marca das melhores, quase invisível,
e de tanto amor pela vida e pelas pessoas,
seja você uma pessoa especial,
seja INESQUECÍVEL!

Competência

Competência, planejamento, determinação, espírito de equipe e amor são as qualidades essenciais para ser dono do futuro. Mas também é preciso ter fé, acreditar.

Descobre-te e descobrirás a vida

A vida de encantamentos, belezas e atrativos ressoa dentro de ti.
E ela em tudo depende de ti

Para ser bem vivida, usufruída e degustada, a vida te exige preparo interior,
aceitação e um grande carinho. Ela se te mostra leve, graciosa e esplêndida, quando, persistentemente dedicas-te ao pensamento
positivo, à educação dos sentimentos, à tolerância, aos bons tratos com outros, à oração e ao agradecimento a Deus.

Age, pois, em bom sentido, domina-te, trabalha e espera, que Deus, vendo a tua parte bem feita, abençoa-te abundantemente.

Progride.

O Esplendor da tua vida nasce da força da tua ação.

Deus é tão responsável que te garante a felicidade eterna.

A vontade realiza prodígios

Está a tua disposição a potência, o poder de bem realizar, de vencer adversidades, reduzir atritos, convencer nos negócios honestos,
melhorar de emprego, ampliar amizades, obter a paz no lar e tudo o mais.

Quanto mais te convences de que podes ser feliz, de que tens em ti os atributos
da paz, ação, resistência e amor, mais as facilidades chegam a ti. No entanto,
se preferes viver em lamentações, na recusa a prática do bem ou no
cultivo de vícios, ergues, desnecessariamente, barreiras a ti mesmo.

Crê em ti, age e verás os resultados.

Quando te esforças, a vida também se esforça para te ajudar.

A sua imagem

Não se preocupe com a sua imagem. Quem se preocupa com a própria imagem da a impressão de ser uma pessoa vazia, que põe sua felicidade nas aparências e naquilo que os outros dizem. Tal pessoa poderá até cair no ridículo.

Seja autêntico. Aceite ser o que você é. Se não estiver contente com sua realidade, coragem: Mude de vida! Mas mude de dentro para fora, sem camuflagem.

A pessoa feliz é transparente e segura de si mesma. Irradia paz e alegria, sem disfarce. Ela é o que é. E isto lhe basta.

A preocupação exagerada oprime você.

Cansa a sua mente. Consome energias. Desgasta o sistema nervoso. Faz você entrar num círculo vicioso. Torna mas difícil encontrar a solução.

Ela afasta seus amigos. Diminui as oportunidades que poderiam lhe aparecer. Gera atrapalhos no trabalho. complica a sua vida no lar.

Para as questões difíceis, use a calma. Só em condições de raciocinar é que surgem as brechas. Desponta a solução.

Pense em Deus. Busque inspirações. Acredite na vida.

A preocupação é vencida quando entregamos a Deus o comando de nossa mente,

NÃO IMPORTA

Busca fazer com amor tudo aquilo que faças.
Não importa se varres a rua ou se espanas as estrelas.
Não priorizes o dinheiro na escolha de tua profissão.
Nem tampouco o status.
Em que podes se mais útil? - Eis a pergunta a ser formulada.
Quem contraria a sua aptidão produzirá sempre aquém de suas possibilidades.
A ambição material é péssima conselheira vocacional.
Por esta razão, para muitos, o trabalho deixa de ser motivo de alegria.
Se o que fazes melhor, por exemplo, é costurar, por que queres construir
prédios?
O CRISTO era carpinteiro.
Simão Pedro, pescador.
Paulo de Tarso, tecelão.


"A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no
amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada
arrisca, e que, esquivando-se do sofrimento, perdemos também a felicidade."

Madalena

“Disse-lhe Jesus: Maria! — Ela, voltando-se, disse-lhe: Mestre!” - (JOÃO, capítulo 20, versículo 16.)

Dos fatos mais significativos do Evangelho, a primeira visita de Jesus, na ressurreição, é daqueles que convidam à meditação substanciosa e acurada.

Por que razões profundas deixaria o Divino Mestre tantas figuras mais próximas de sua vida para surgir aos olhos de Madalena, em primeiro lugar?

Somos naturalmente compelidos a indagar por que não teria aparecido, antes, ao coração abnegado e amoroso que lhe servira de Mãe ou aos discípulos amados...

Entretanto, o gesto de Jesus é profundamente simbólico em sua essência divina.

Dentre os vultos da Boa Nova, ninguém fez tanta violência a si mesmo, para seguir o Salvador, como a inesquecível obsidiada de Magdala. Nem mesmo “morta” nas sensações que operam a paralisia da alma; entretanto, bastou o encontro com o Cristo para abandonar tudo e seguir-lhe os passos, fiel até ao fim, nos atos de negação de si própria e na firme resolução de tomar a cruz que lhe competia no calvário redentor de sua existência angustiosa.

É compreensível que muitos estudantes investiguem a razão pela qual não apareceu o Mestre, primeiramente, a Pedro ou a João, à sua Mãe ou aos amigos. Todavia, é igualmente razoável reconhecermos que, com o seu gesto inesquecível, Jesus ratificou a lição de que a sua doutrina será, para todos os aprendizes e seguidores, o código de ouro das vidas transformadas para a glória do bem. E ninguém, como Maria de Magdala, houvera transformado a sua, à luz do Evangelho redentor.

CONHECIMENTO DE SI MESMO

Os adultos geralmente não lêem revistas em quadrinhos, mas algumas delas trazem ensinamentos profundos, de maneira lúdica e inteligente.

Com desenhos bem feitos e cores vivas, os personagens criados pelos artistas vão passando lições de filosofia e conceitos importantes para a formação de uma geração mais consciente.

Por vezes, numa única página encontramos grandes lições.

E uma dessas começa com o personagem chamado Horácio, um pequeno dinossauro verde, que caminha por entre as rochas e de repente se vê diante de um grande espelho.

Olha para sua imagem refletida diante de si, e algo lhe chama a atenção.

Depois de uma observação atenta, exclama para si mesmo: “perninhas curtinhas...

Olha mais detidamente e pensa: “bracinhos minúsculos!”

Uma olhada a mais e se dá conta: “olhos esbugalhados e um cabeção enorme!”

Observa-se um pouco mais e depois se vai, feliz da vida, pensando consigo mesmo:

“Ah, tudo bem! Deve ser um daqueles espelhos que deformam a gente!”

* * *

Nós também nos deparamos constantemente com o espelho da nossa própria consciência, que não só aponta as nossas deformidades morais, como indica a melhor conduta que deveríamos adotar.

Quando não é o espelho da consciência, são as pessoas que convivem conosco que nos falam sobre os nossos defeitos.

No entanto, muitos de nós fazemos como Horácio, damos as costas e dizemos que a deformidade é culpa do espelho.

Quando a consciência nos alerta sobre a inveja que enfeia a nossa imagem, nós nos desculpamos dizendo que o outro não tem direito ou merecimento, e que fomos preteridos pela divindade.

Se o ciúme projeta uma imagem deformada e o espelho íntimo nos assinala o problema, dizemos que é excesso de amor ou bem-querer, e que temos o direito de exigir posse exclusiva.

Se a avareza mostra sua face distorcida em nosso espelho íntimo, conformados, nos consolamos: “sou apenas econômico e previdente!”

Quando o orgulho alardeia sua soberania, e a consciência faz o alerta, a desculpa surge de imediato: “em mim só há dignidade!”

Mas se as nossas deformidades morais são apontadas pelos outros, que são nossos espelhos externos, nós dizemos que isso não passa de inveja, ciúme, despeito...

Não há dúvida de que o auto engano é uma realidade, e ocorre em nível inconsciente, mas existem maneiras de verificar se nossa conduta está ou não equivocada.

Também não há dúvida de que o autoconhecimento é a chave do progresso individual.

Para quem deseja realmente se autoconhecer, para fazer em si a reforma moral necessária à felicidade eterna, eis algumas dicas do grande filósofo santo agostinho:

Quando estiver indeciso sobre o valor de uma de suas ações, pergunte como a qualificaria se fosse praticada por outra pessoa.

Se você a censura noutrem, não a poderia ter por legítima quando for o seu autor, pois Deus não usa de duas medidas na aplicação de sua justiça.

Procure também saber o que dela pensam os seus semelhantes e não despreze a opinião dos seus inimigos.

Os inimigos nenhum interesse têm em mascarar a verdade e deus muitas vezes os coloca ao seu lado como um espelho, a fim de que seja advertido com mais franqueza do que o faria um amigo.

Todo aquele que se sinta possuído do desejo sério de melhorar-se, a fim de extirpar de si os maus pendores, como do seu jardim arranca as ervas daninhas, deve indagar a sua consciência sempre e sem receio de ouvi-la.

É justo que se gastem alguns minutos para conquistar uma felicidade eterna.

Não trabalhamos todos os dias com o objetivo de juntar haveres que nos garantam repouso na velhice, que geralmente é cheia de dores e sofrimentos?

Seguramente valerá muito mais a pena investir alguns esforços para conquistar a felicidade sem fim.

Pensemos nisso!

ERA MEU FILHO

Havia um povo que morava ao pé da montanha. Suas vidas transcorriam em paz, enquanto eles se esmeravam no amanho da terra, cultivando flores e árvores frutíferas.

Formavam uma grande família, onde uns auxiliavam os outros, no cuidado com as crianças, a disciplina aos jovens, a educação da madureza.

No alto da montanha, uma outra comunidade se desenvolvia.

Eram criaturas não tão gentis, nem tão disciplinadas.

Um povo desconhecia o outro, porque as vias de acesso eram íngremes, tomadas por densa mata.

Um belo dia, o povo da montanha resolveu descer ao vale, na busca de riquezas. Surpreendeu-se ao descobrir pessoas trabalhadoras, de bom trato e tão solidárias.

Encantou-se com seus pomares e jardins e, por observar como eles enfrentavam tudo com disposição, auxiliando-se mutuamente, decidiram levar uma semente daquela preciosidade para a sua vila.

Assim, escolheram uma criança. Um bebê lindo de olhos brilhantes, através dos quais parecia traduzir a sua inteligência aguçada. E, quando empreenderam sua viagem de retorno, o raptaram, desaparecendo entre a vegetação abundante, montanha acima.

A pobre mãe, ao descobrir o berço vazio, caiu em quase desespero. O conselho da comunidade se reuniu. Os homens optaram por se unirem e resgatar o pequenino.

Juntaram provisões, cobertores, roupas quentes, pois imaginavam que à medida que subissem, teriam que enfrentar os ventos gélidos, que soprariam violentos.

Partiram. Os dias passaram lentos e angustiantes para toda a pequena cidade. Os olhos a cada instante se voltavam para cima, no intuito de ver se a expedição retornaria vitoriosa.

Finalmente, os homens regressaram... Mas de mãos vazias. Embora seus esforços, as várias tentativas, eles haviam se perdido entre as trilhas da montanha e não tinham conseguido encontrar o caminho que os conduziria ao povo de cima.

Estavam arrasados, sentindo-se fracassados e até envergonhados em ter que confessar sua incapacidade em vencer a montanha e trazer de volta o pequenino habitante raptado.

Foi então que um leve choro de bebê lhes chamou a atenção. Voltaram-se todos na direção do som e viram a pobre mãe que tivera seu bebê raptado vir ao encontro deles.

Nos braços, ela trazia um invólucro precioso. Era o seu bebê. Ela estava com as roupas rasgadas pelos espinheiros, a pele queimada pelo frio, mas o bebê estava todo enrodilhado em uma manta, protegido. São e salvo.

- Como você conseguiu? - Foi a pergunta de todos. - Como, se nós, homens vigorosos e treinados em andanças, não conseguimos encontrar a trilha certa e vencer a montanha? Como você uma mulher, sozinha, conseguiu ir até o topo e resgatar o bebê?”

E a mãe, aconchegando ainda mais ao peito o fardo pequenino, sorriu e respondeu:

“Muito simples. Eu consegui porque era o meu bebê que estava lá em cima.”

* * *


Para o amor verdadeiro não existem barreiras intransponíveis. Nada que ele não possa vencer, transpor, conquistar.

E de todos os amores que existem na terra, o amor de irmãos, de amigos, de namorados, de esposos, nada mais sublime do que o amor de mãe.

É o amor que ama, mesmo que não receba retorno algum do ser a quem se dedica. Tem a capacidade de sobreviver a todas as tragédias e continuar fiel, mesmo diante de guerras de ingratidão e de sofridas batalhas de solidão.

Felizes todos aqueles de nós que valorizamos o amor grandioso e incondicional dessa mulher chamada mãe.

Pensamento

As mães, sem dúvida, são como estrelas nos céus da humanidade, iluminando as horas de sombra e as noites tormentosas do mundo.

Enquanto permaneçam no ideal de servir, na condição de co-criadoras com Deus, a alegria e a esperança estarão de braços dados edificando o futuro, por mais cruéis que sejam as ameaças de extinção da raça humana, pelos ódios, pelos vícios, pelos crimes, pelas guerras.

Por todas essas razões é que muitas mães são consideradas anjos protetores da humanidade.

UMA OU VÁRIAS VIDAS?

Em entrevista dada pouco antes de morrer, Vittorio Gassman (1922/2000) afirmou que a vida tinha de ser duas: uma para ensaiar e outra para viver. É que nem sempre se tem tempo de colocar em prática muitas das coisas aprendidas na vida, tão curta ela é. Se depois do ensaio, a gente pudesse ter uma outra existência, esta pra valer mesmo, por certo ela seria bem mais fascinante e produtiva.

Não consta que o ator e diretor italiano tenha se preocupado com a questão teórica de se a vida é única ou se são muitas as existências da alma humana. Mas, ao expressar seu desejo de uma vida-ensaio e de outra para concretizar o que antes se ensaiou, Gassman aponta para uma angústia que é de todos nós e que envolve a busca do verdadeiro sentido da vida humana.

O significado da vida, mesmo que a maioria das pessoas não passe se questionando a respeito disso, preocupadas que estão com as exigências do aqui e agora, está intimamente ligado à velha questão do destino do que chamamos alma. Sobre o tema, em breve síntese, podemos identificar três alternativas:

Alternativa "a": é a que decorre da interpretação materialista do universo. A alma, nesse caso, é, ela mesma, um produto da matéria. Foi esta que gerou a consciência, que movimentou a história, que produziu a cultura. Os chamados valores espirituais do homem outra coisa não são que o resultado final da lenta evolução da matéria. O universo é, em última e definitiva interpretação, matéria. A consciência dela depende e sem ela não sobrevive.

A alternativa "b", ligada a crenças que forjaram nossa cultura, admite duas substâncias fundamentais: o espírito e a matéria. Ambas criações divinas. A primeira imperecível. A segunda instrumento indispensável à vida na Terra. Finda, aqui, a jornada da alma que com o corpo fora criada, a matéria se extingue. Mas a alma ou espírito, sede da consciência, parte em busca do que a fé denomina sobrenatural. Nessa dimensão, a alma estará sujeita, alternativamente, a duas sortes distintas: a primeira, reservada aos justos, será de bem-aventurança; a segunda, castigo dos maus, é a do eterno sofrimento. Em nenhuma das duas hipóteses há lugar para uma ou mais chances de retorno à vida material para emendar erros ou retificar caminho.

A alternativa "c" vê o espírito como o princípio inteligente do universo.. A consciência, aí, é a realidade fundamental. Forjado a partir do lento processo evolutivo, o princípio inteligente atinge a condição hominal no momento em que é iluminado pela razão. Embora imaterial sua natureza essencial, a consciência ou espírito depende da matéria para impulsionar-lhe a evolução. Valendo-se dela para sua vida de relação, transmigra pelos diversos estágios da substância energético/material, presente nos diferenciados mundos que compõem o universo. A Terra é apenas um dos mundos em que a alma experencia a vida, aperfeiçoando-a e apreendendo-lhe com melhor precisão o verdadeiro sentido, na medida em que avança em conhecimento e moralidade. Sede adequada a um longo estágio do processo evolutivo da alma, a Terra é, desta forma, sua casa planetária por sucessivas existências. Um olhar assim sobre o fenômeno da vida desconsidera o sobrenatural. A natureza e suas leis soberanas, emanadas de uma suprema inteligência, tudo regulam, de forma natural e harmônica.

Das três alternativas, a última, malgrado sofrendo o preconceito das ciências, ainda submetidas a um paradigma materialista (alternativa "a"), e dos dogmas da religião (alternativa "b"), pouco a pouco, se firma como a de mais crescente aceitação entre nós. Não por outra razão, recente pesquisa de opinião do Datafolha, sobre as crenças dos brasileiros, apontou que só 3% deles se declaram ateus e materialistas. Mesmo assim, o maior contingente (2% do universo pesquisado) diz não descrer, mas apenas duvidar da existência dessa consciência suprema, da qual emanam todas as consciências, e que chamamos Deus. Restou o mirrado percentual de 1% para a posição convictamente materialista do universo. Mais, e aí o dado definitivo a confirmar a tendência à terceira alternativa: nada menos de 44% dos declaradamente católicos (grupo majoritário teoricamente situado na alternativa "b") declararam crer na tese da reencarnação do espírito.

Ampliando o sonho de Vittorio Gassman, a vida, assim concebida, seria bem mais que um ensaio para uma única representação. Seus personagens são os verdadeiros artífices de uma realidade universal, fundada nos valores do espírito, em permanente busca do bem e do belo.

Confia em Deus..

Nunca percas a esperança, por pior a situação em que te vejas. E jamais condenes alguém que se haja embarafustado no labirinto da provação...

O momento mais áspero de um problema pode ser aquele em que se lhe descobre a solução. E, em casos numerosos, a pessoa que te parece mais censurável, no mais grave delito, será talvez aquela que menos culpa carregue na trama do mal que as sombras entreteceram.

Decerto haverá corrigenda para o erro nas trevas, pelos mecanismos da ordem, tanto quanto surgirá remédio para os enfermos pelos recursos da medicina.

Observa, no entanto, o poder misericordioso de Deus, nos menores distritos da Natureza.

A semente sufocada é a que te sustentará o celeiro.

A pedra colocada em disciplina é o agente que te assegura firmeza na construção.

Aflições e lágrimas são processos da vida, em que se te acrescentam as energias, a fim de que sigas à frente, na quitação dos compromissos esposados, para que se te iluminem os olhos, no preciso discernimento.

Nos dias difíceis de atravessar, levante-te para a vida, ergue a fronte, abraça o dever que as circunstâncias te deram e abençoa a existência em que a Providência Divina te situou.

Por maiores se façam a dor que te visite, o golpe que te fira, a tribulação que te busque ou o sofrimento que te assalte, não esmoreças na fé e prossegue fiel às próprias obrigações, porque se todo o bem te parece perdido, na face da tarefa em que te encontras, guarda a certeza de que Deus está contigo, trabalhando no outro lado.

A verdadeira amizade

Você já parou para pensar sobre o que é a verdadeira amizade?



A palavra amigo é usada de maneira muito ampla pela maioria de nós.



Apresentamos como amigos os colegas de escola ou de faculdade; os colegas de trabalho, os amigos que conosco praticam esporte, ou aqueles com quem nos relacionamos em várias atividades.



E é bom que assim seja, pois ao chamarmos de amigos, de alguma forma os aceitamos, e passamos a tentar conviver bem com eles.



Mas será que esses são os nossos verdadeiros amigos? Será que nós somos os verdadeiros amigos dessas pessoas?



Nossos verdadeiros amigos têm uma real conexão conosco. São aqueles que realmente gostam de nós e de quem nós gostamos verdadeiramente.



O verdadeiro amigo nos aceita como somos, mas não deixa de nos dar conselhos para que mudemos, sempre para melhor. E nós aceitamos esses conselhos porque sabemos que vêm de quem se importa conosco.



O verdadeiro amigo se alegra com nossas alegrias, com nossos sucessos, e torce pela realização de nossos sonhos.



O verdadeiro amigo preocupa-se quando estamos tristes e, frente a situações difíceis para nós, está sempre disposto a ajudar.



O verdadeiro amigo não precisa estar presente em nossas vidas todos os dias, mas sabemos que está ao nosso alcance quando sentirmos saudades, quando quisermos saber se ele está bem, ou quando precisarmos dele.



Distâncias não encerram amizades sólidas, em uma época onde a comunicação é tão fácil. Mas, mesmo sem um contato constante, o sentimento de afeto não se abala.



É do livro O pequeno príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry, a famosa frase: Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas.



Se cativamos um amigo, então somos responsáveis por essa amizade. Devemos saber retribuir as atenções e o carinho recebidos, com a mesma dedicação.



Afinal, a real amizade é como uma estrada de duas mãos: nos dois sentidos os sentimentos são semelhantes.



Com o verdadeiro amigo temos a chance de praticar o real amor para com o próximo, ainda tão difícil de praticar com todos, como Jesus recomendou.



Temos a chance de praticar o perdão, pois nosso caro amigo tem o direito de errar como qualquer ser humano o tem. E, se errar conosco, que o perdoemos, pois amanhã talvez sejamos nós a pedir perdão.



Jesus e Seus apóstolos formaram um grupo de dedicados amigos. Muitos deles, sem se conhecerem previamente, desenvolveram, naqueles curtos três anos da pregação do Mestre, uma amizade que duraria até o fim de suas vidas.



Quando, após a morte de Jesus, se viram aparentemente sozinhos, ajudaram-se mutuamente, deram forças uns aos outros para a dura missão que teriam pela frente.



Amigos são verdadeiros presentes que Deus nos dá. Muitas vezes são antigos companheiros de jornada que reencontramos, para que continuemos juntos, nos apoiando nesta nova caminhada.



Não busquemos quantidade, mas, sim, a qualidade, certos de que a verdadeira amizade deve ser cultivada e cuidada como algo de real valor em nossa vida, algo que não nos pode ser tirado, e que levaremos conosco eternamente.

Acredite no poder do Otimismo

Para uma vida feliz, precisamos de domínio sobre nós mesmos.

Um domínio que se apresente no relacionamento com os outros,
na expressão de fé em Deus e no enfrentamento de problemas.

Um pouco de agitação ante o que fazer de imediato ou no futuro não faz mal.

É a força do progresso que, dentro de nós, quer se exteriorizar e produzir ações.

Devemos acreditar no poder do otimismo, das palavras de
afirmação, de incentivo, de esperança e pôr um basta no pessimismo.

Mantenhamos o pensamento alto, o coração vibrante e as mãos generosas.

Conectados na Alma

Certa vez recebi uma mensagem a qual dizia que receber e-mails faz bem à saúde. Inclusive, parece que isto já foi até comprovado. Se isto tem algum embasamento científico, não sei. Mas, se eu olhar para os meus sentimentos, não tenho dúvida alguma de que isto é uma realidade. Nos últimos tempos tenho tido o privilégio de conhecer pessoas simplesmente fantásticas que entraram na minha vida (e eu na delas) nos momentos mais inesperados, trazendo mensagens de otimismo, de qualidade de vida, de humor, de exemplos.

Todos os dias tenho estado perto, mesmo que a milhares de quilômetros, de pessoas que se tornaram importantes em minha vida através do computador e da boa vontade.
Fico impressionado por conhecermos pessoas com disposição e disponibilidade para serem generosas e afetivas, dizendo-nos palavras de conforto, ajuda e incentivo.

Quem não gosta do computador é porque ainda não se familiarizou com as possibilidades de aconchego que ele pode proporcionar. Já me disseram que ele não substitui um bom abraço. Mas, vou lhes dizer que, nas últimas semanas, tenho me sentido muito abraçado.

São pessoas que me encaminham poemas, músicas e crônicas. Chamam isto de amizade virtual? Pois vou lhes dizer que algumas pessoas de virtual não têm nada!
Já colocaram no concreto, de maneira palpável, seu afeto.

Onde eu poderia imaginar uma coisa assim?
Em pouco tempo muitas pessoas entraram no meu computador, deram o seu recado e saíram. Outras se mantém constantes e já não fazem somente parte da agenda do computador. Confesso que ocupam um lugar cativo no meu coração.

Espero suas mensagens como se eu fosse um adolescente a espera dos "amigos". Se isto realmente é coisa de adolescente, vou lhes dizer que, para algumas coisas, não deveríamos crescer nunca! Lógico, como tudo na vida, a intensidade e a freqüência com que usamos este recurso, este tipo de possibilidade de encontro e relacionamento, devem ser levados em consideração.

O inesperado de sermos surpreendidos com uma mensagem carinhosa que vem carregada de afeto, causa uma verdadeira corrente positiva, a qual pode, em muitos momentos, ser terapêutica. Num determinado momento pode até parecer enfadonha ou sem propósito, extensa demais, demorada demais para "abrir“. Mas, pode ter certeza que quando você menos espera, lá estará você precisando daquela palavrinha ou daquela imagem.

Às vezes você já nem espera um retorno e, de repente, lá está a mensagem que tanto esperava. Você pode até dizer que também recebemos muita porcaria através do computador. Mas não é assim também na vida? Nossa tarefa é fazermos a seleção do que é bom ou ruim. O que sei é que não tenho esquecido muitos nomes devido a duas palavras fundamentais: iniciativa e investimento.

Estas pessoas passaram a ter espaço garantido na minha vida. Algumas vezes fica difícil responder a todos na hora em que se quer. Mas, estou certo que vale a pena dedicarmos parte do nosso tempo para espalhar carinho e amor, com um simples comando de enviar.
***

Maturidade

“Maturidade cria força interior e aumenta a capacidade de enfrentar situações. Quando avançamos com base na honestidade, entendimento e sabedoria, nos tornamos maduros. Entendimento vem quando nosso intelecto é limpo; quando olhamos e absorvemos as virtudes dos outros. Não devemos deixar que os outros depositem em nós seus assuntos desnecessários. Nós também não devemos relatar coisas inúteis aos outros. Entendimento diz que cada um está aprendendo e fazendo esforço. Precisamos cuidar bem de nossa cabeça. Ela deveria ser muito tranqüila e ter a fortuna de só pensar coisas boas.”

Senhores da liberdade

"Somos senhores e escravos dos nossos atos."
Temos a chave que abre e que fecha a porta da prisão.
Entramos ou saímos quando queremos,
mas não é possível retornar ao passado,
no máximo podemos rever nossos passos,
para evitar os mesmos percalços.



Por isso hoje, eis a chave da liberdade:
a sua consciência é quem a traz:
você escolhe por onde quer seguir.
Mas saiba que normalmente,
o caminho das facilidades,
é o caminho mais espinhoso.



O que parece tão difícil, tão complicado,
pode ser apenas o incomodo inicial em aceitar a verdade.



Optar pela verdade é a verdadeira liberdade.
Optar pelo seu caráter é a paz.
Optar pela solidariedade é o amor.
Optar por você é a dignidade.
Optar pela fé com obras é ação,
optar pela fé sem obras é apenas oração.



Dois caminhos, duas portas, duas janelas,
escolha a sua sabendo que nada existe sem trocas.
Não há colheita sem semeadura,
nem semeadura sem o preparo da terra.
Preparar a terra é cansativo,
Lançar sementes é trabalhoso,
mas colher os frutos do nosso esforço,
é sempre um grande prazer.



Por isso, não desanime do caminho do bem.
Ele sempre traz os frutos mais doces,
e sabiamente, a natureza enche seus cestos.
Por vezes, o silêncio fala mais que mil palavras,
e a sabedoria está em ouvir e aprender.
Seja sábio, ouça a vida ensinando.



(singela homenagem a Edith Stein - proclamada Santa Teresa Benedita da Cruz)

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Mensagem do dia - O perdão é mais que um ato cristão, é um ato de inteligência.

Você pensa em se vingar?
Causar dor a quem o fez sofrer?

Utilizando o raciocínio puro e simples, nada nos parece mais
justo do que fazer aos outros o mesmo que nos fazem.

Mas, e a consciência?

Ela não aceita transferira a sua dor.

Então, você, ao se vingar, além de não se livrar da
dor de agora ainda carregará outra maior: a de não
haver aproveitado a oportunidade de perdoar.

E sempre melhor perdoar.

O perdão alivia o coração e enobrece a alma.

BOM DIA/27/05

Os sete pecados capitais responsáveis
pelas injustiças sociais são:
riqueza sem trabalho;
prazeres sem escrúpulos;
conhecimento sem sabedoria;
comércio sem moral;
política sem idealismo;
religião sem sacrifício e
ciência sem humanismo.

Persistência...

Nas lutas diárias da vida,
lembre-se de que tudo tem um tempo próprio
para realizar-se.
A árvore mais alta do mundo, um dia foi semente.
O mar gigantesco é formado por pequenos rios que
despejam suas águas em um encontro marcado.
A hora do relógio é formada por segundos que se
juntam para formar o minuto.
A casa mais bela e rica, um dia foi apenas projeto.
Assim, tudo segue um cronograma e na Lei Divina nada
segue aos pulos ou com privilégios, tudo é justiça pura.
Sabendo que o mundo é construído por etapas,
que tudo está em seu devido lugar e no
devido momento certo,
não abandone seus sonhos,
não desistas de lutar pelo seu crescimento.
Refaça seus planos se preciso for,
ajuste-o ao momento atual e se agarre com Deus.
Acredite na sua força,
mas acredite também que você nunca está sozinha;
em nenhum momento os anjos te abandonaram,
talvez você não tenha deixado eles se aproximarem,
mas eles sempre estarão perto de você.
Não se assuste com as atitudes das pessoas
que te cercam;
nem sempre elas estão no seu melhor dia,
e todos nós temos o direito de estarmos chateados
ou até tristes e sem vontade de falar com ninguém.
Portanto,
respeite o indivíduo que existe em cada pessoa;
não crie expectativas com a vida dos outros,
você acaba se machucando e fazendo com que as pessoas
se sintam responsáveis por atitudes
que só você esperava,
que você nem sequer comunicou a pessoa interessada,
apenas desejou em seu íntimo.
Tudo tem seu tempo!
E o seu tempo de plantar é todos os dias;
é a cada minuto.
Semeie amor,
distribua sementes de carinho e em breve
você irá ter a maior colheita de felicidade
que um ser humano pode ter.
Nada supera o amor,
velhas mágo as desaparecem sob a ação do amor;
inimigos se abraçam em nome do amor;
parentes afastados se reencontram
em nome do amor,
e você será abençoado pelo amor que Deus derrama,
todos os dias,
sobre a sua cabeça em sinal de que Ele
acredita em você, sempre!

Já pensaste num bom projeto para a tua vida?

Num projeto de felicidade?

Se vais construir uma casa, não a queres iluminada, arejada e linda?

Faze assim também com a vida.

Viver sem projeto é estar à solta no mar, ao sabor das águas e dos ventos; com projeto, é possível afastar um futuro duvidoso, reunir energias e impor sistemas que fazem progredir e ser feliz.

Todo dia, reserva alguns minutos e pensa no que vinhas fazendo, no que fazes e no
que poderá fazer. Recorda as experiências antigas, pede ajuda a Deus e
estabelece o que te dá mais proveito e te amplia os horizontes.

Projeta a felicidade.

Quando projetas a felicidade,
ela se aproxima de ti.

Vibre com a Esperança

Aja com esperança.

Não permita que entre em você a desesperança, a descrença nas melhorias, no progresso.



Acredite no restabelecimento da saúde, no bom relacionamento dentro da família, no aumento das amizades, na paz de espírito, na solução de
problemas e nas satisfações em geral.

Quando você se mexe por dentro, pondo em ação as
forças de que dispõe, e resolve, de verdade, vencer e ser mais como pessoa, começam a aparecer as mudanças
e as bênçãos divinas.

Vibre com a esperança.

A esperança mobiliza as forças do espírito e põe em
você os benefícios de que precisa.

Tudo vai bem quando você vai bem.

Quando você tem os nervos à flor da pele, tudo em volta parece agredi-lo.
Se tem perfeita calma, a ordem reina ao redor, e as pessoas se mostram amando você.

É assim.
O seu exterior segue o seu interior.
É um reflexo do seu íntimo.

Assim sendo, vigie-se para estar sempre bem, não chegar a extremos, preparar-se para tudo, falar, ouvir e agir com inteligência e ajudar para ser ajudado.
Estar bem é um dever de amor para consigo mesmo e para com os outros.

Velha Sombra.

A grande e velha sombra que oculta habitualmente a candeia bruxuleante de nossa fé, muitas vezes, se exprime na espessa neblina da ociosidade mental, que nos entorpece os melhores impulsos para a construção do bem.

Preguiça de pensar com a própria cabeça...
Preguiça de sentir com o próprio coração...
Preguiça de auxiliar...
Preguiça de fazer...
Preguiça de aprender...
Preguiça de ensinar...

Não acredites que bastaria a confissão em Cristo para dar aos outros o necessário testemunho de comunhão com o Evangelho de Amor e Luz.

Em muitas ocasiões, a própria palavra é um asilo à preguiça despistadora, que se envolve no verbalismo fulgurante, para continuar arrojada à inutilidade e à prostração.

Que a nossa frase se estenda em abençoada luz, revelando o Eterno Benfeitor que nos rege os destinos, mas que não nos exonere do dever do exemplo vivo, de vez que apenas na linguagem convincente das obrigações corretamente cumpridas é que seremos entendidos pelos companheiros de jornada no grande caminho da evolução.

Dissipemos o nevoeiro da preguiça que nos esconde o ideal de servir e avancemos, com diligência, no terreno da ação.

Evitemos seja colocada a lâmpada de nosso conhecimento sob o antigo velador do desculpismo e, exumando os braços e os recursos que estejamos conservando no frio da inércia, façamos da inteligência o arado de nosso amor, unindo cérebro e coração, alma e corpo, vida e entendimento, na construção da verdadeira fraternidade sobre a Terra, na certeza de que somente pelo trabalho incansável no bem é que nos transformaremos em instrumentos vivos nas realizações do Senhor.