sexta-feira, 30 de abril de 2010

O sentimento de culpa

Existem as culpas pequenas e as grandes. As que ficam por algumas horas e as que perseguem para o resto da vida. As primeiras são os pequenos pecados do dia-a-dia, as mentiras bobas, os deslizes, que até nos impedem de dormir muitas vezes... mas são passageiras e acabam tornando-se banais e nem se pensa muito. As últimas são terrivelmente pesadas de se carregar, elas podem destruir a vida toda de uma pessoa.
São raras as pessoas que recebem uma condenação de outros por algum ato cometido, que não tentem se defender ou se justificar. Mas não há quem se condena a si mesmo que procure aliviar sua culpa com desculpas.
A questão não está nas coisas sem conseqüências. Essas coisas fazem parte das marés do dia-a-dia e perdoamo-nos tão facilmente como cometemos os erros. A questão está nas culpas que chegam sozinhas, os acidentes pelos quais as pessoas se responsabilizam, as perdas e sofrimentos os quais as pessoas se dizem que poderiam ter evitado se tivessem feito isso ou aquilo e se condenam a cada instante.
As auto-punições não resolvem. O recusar-se a felicidade não corrige erros, não compensa as dores. O abandonar-se não faz ir adiante. Dormir mais horas para não ver passar o tempo não vai diminuir o tempo determinado por Deus para a vida de cada um. E tentar encurtar esse tempo, dom de Deus, pelos próprios meios, só pode trazer uma condenação eterna, que ninguém merece.
Somos nós nossos juízes mais severos se somos também nossos promotores mais duros. Mesmo com toda compreensão, com todo amor, toda ajuda possível, não podemos nos livrar de culpas se essa libertação não vem do nosso interior, se ela não vem com a ajuda dAquele que sendo tudo, ainda nos prometeu um coração novo.
Então... o Anjo que o Senhor prometeu estar à nossa volta, nos diz isso:
Não importa em quantos pedaços seu coração foi quebrado, Jesus pode restaurá-lo.
Não importa o que você fez, onde você andou, nem os caminhos que escolheu, Jesus ama você acima das suas escolhas.
Não importa quantas vezes você caiu e quantas se levantou, Jesus pode levantar você de uma vez por todas.
Não importa qual foi seu pecado, se os homens te condenaram ou absolveram, Deus te absolve.
E se Deus absolve... acredite nEle: você é livre!

Sem comentários: