segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Nossa Senhora de Lourdes

11 de fevereiro
Nossa Senhora de Lourdes
[]
A primeira aparição de Nossa Senhora de Lourdes aconteceu no dia 11 de fevereiro de 1858.
Maria se revelou para Bernadette Soubirous, uma menina pobre e analfabeta de 14 anos, que havia saído com a irmã e uma amiga para catar gravetos em um lugar chamado Massabielle, próximo à cidade de Lourdes, na França.
Segundo a descrição de Bernadette, ao atravessar um pequeno riacho, ouviu um estalido e viu maravilhada, diante de uma gruta, a Senhora resplandecente, vestida de branco e com um cinto azul na cintura.
Ela convidou a menina para rezarem juntas o terço.
Como era de se esperar, ninguém acreditou na história de Bernadette, mas as aparições continuaram a se repetir.
Em 25 de fevereiro, a Senhora pediu a Bernadette que raspasse um lugar na rocha para beber água. A menina obedeceu, raspou a pedra com as unhas e dali brotou um filete de água: a fonte milagrosa de Lourdes.
No dia 2 de março a Virgem pediu-lhe que convencesse as autoridades do povoado a construírem uma capela para Ela. Mas até o pároco custou a acreditar nas aparições e a gruta foi interditada para o público.
O lugar só foi liberado para visitação por Napoleão III.
Na manhã do dia 25 de março Bernadette dirigiu-se novamente para a gruta e insistiu em fazer uma pergunta que havia ficado sem resposta : "Senhora, quereis ter a bondade de me dizer quem sois ?" Na terceira vez que perguntou, Nossa Senhora juntou as mãos, ergueu-as... olhou para o céu... depois separando lentamente as mãos e inclinando-as para Bernadette disse: "Eu sou a Imaculada Conceição".
Foram 18 aparições no total, de 11 de fevereiro a 10 de julho de 1858. Segundo Laurentin, grande teólogo da Virgem, o elemento principal das mensagens deixadas em Lourdes é a manifestação de Maria na sua Imaculada Conceição. Embora seja inimiga do pecado, Ela é amiga dos pecadores, não enquanto estão ligados às suas faltas ou se gloriam delas, mas enquanto se vêem esmagados pelo sofrimentos físicos e morais, conseqüência do pecado. Reduzida à sua expressão mais simples, a mensagem de Lourdes pode ser sintetizada como a Virgem sem pecado, que vem socorrer os pecadores.
Desde 1858 até hoje, contínuas multidões se têm reunido em Lourdes, que se tornou o maior santuário da França. Em 1925, o Papa Pio XI declarou Bernadette bem-aventurada e, em 1933, tornou-a Santa.
A festa de Nossa Senhora de Lourdes é celebrada no dia 11 de fevereiro.
Nossa Senhora de Lourdes rogai por nós!

1 comentário:

Anónimo disse...

Oi,sou eu nossa senhora de lourdes