sábado, 27 de setembro de 2008

EVANGELHO DO DIA

Ano A
Dia: 27/09/2008
Jesus fala outra vez da sua morte
Lc 9, 43b-45


Todos estavam admirados com o que Jesus fazia, e ele disse aos discípulos:
- Não esqueçam o que vou dizer a vocês: o Filho do Homem será entregue nas mãos dos homens.
Mas eles não entenderam isso, pois o que essas palavras queriam dizer tinha sido escondido deles para que não as entendessem. E eles estavam com medo de fazer perguntas a Jesus sobre o assunto.

Comentário do Evangelho
Anúncio da paixão

Os três evangelistas sinóticos registram três "anúncios da paixão". São as falas de Jesus aos seus discípulos, enquanto caminhavam para Jerusalém, prevenindo-os sobre a previsível perseguição e agressão que sofreria nesta cidade. Os chefes das sinagogas e do Templo já vinham procurando uma ocasião de eliminar Jesus. Hoje temos o segundo "anúncio", no evangelho de Lucas.
Lucas faz um contraste. De início registra a admiração de todos em relação ao que Jesus fazia. A seguir, o anúncio do sofrimento escapa da admiração e não é entendido. Lucas o exprime de maneira insistente: os discípulos "não compreendiam", "o sentido lhes ficava oculto", "não podiam entender" e "tinham medo de fazer perguntas"! Estes discípulos foram formados na ideologia messiânica de poder do judaísmo. Esperavam um messias que restaurasse a glória e o poder de Israel. Para dissuadi-los, Jesus apresenta-se como o Filho do Homem, o "Humano", o comum dos homens ao qual é oferecida a glória de Deus. A glória de Deus manifesta-se na fragilidade e na vulnerabilidade humana. É através de sua aceitação que se rompe com a ideologia de uma sociedade que busca sua segurança na acumulação do dinheiro e no poder opressor. Colocando-se a sua segurança em Deus encontra-se a liberdade para

Oração

Pai, dá-me a graça de considerar a paixão de Jesus a partir de teu modo de pensar. Só então compreenderei que se tratou da prova máxima de fidelidade a ti.



A Bíblia é a Palavra de Deus.
"Passará o céu e a terra,
porém as minhas palavras
não passarão."
(Lucas 21:3)

-Setembro-
Mês da Bíblia


Jesus lhes disse:
"Ide por todo o mundo e pregai o
Evangelho a toda criatura".
(Mc 16,15)

Sem comentários: