segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Olá, um Bom Dia HOJE para você!

Para que serve uma escada ?

A resposta mais óbvia e esperada aqui é: Para SUBIR! Resposta com a qual eu concordo em partes.

Em partes?

Sim... Pois serve também para descer. Aliás, a mesma escada tem as duas funções: Subir ou descer. Depende do que nós buscamos.

Mas, parece que para nós, intuitivamente, uma escada serve para subir. Para alcançarmos o que está acima da nossa estatura.

Por exemplo, para colhermos as melhores frutas duma arvore frutífera, usamos uma escada para alcançar, aqueles frutos que naturalmente nos parecem mais bonitos e deliciosos. O que na prática são. Por que estão mais expostos à luz do sol.

Por isso é inevitável, fazermos comparações, quando falamos de escadas, com coisas a serem alcançadas no alto.

Se neste instante, você está se perguntando sobre o porquê, deste assunto de escada, eu respondo: Uso a escada como uma metáfora para mostrar o progresso ou retrocesso em nossa evolução espiritual e de nosso crescimento pessoal.

Por isso que lhe digo, a mesma escada que nos permite subir, nos serve para descer. Quem chegou a um lugar alto, mas não tem competência, mérito ou merecimento para lá permanecer, acabará descendo.

Nessa comparação com nossa vida, podemos encontrar diversos tipos e formatos de escadas. Compostas dos mais diversos materiais e para as mais diversas finalidades.

Então em nosso processo evolutivo, a escada que nos é oferecida para subir, é a escada da sabedoria, dos estudos, do esforço próprio, da bondade, da compaixão, do amor ao próximo, da humildade.

Enfim, podemos ter tantos quantos materiais desejarmos, como também o número infinito de degraus a serem escalados.
Porém, para subi-la, é necessário que tenhamos atitudes, que vislumbremos no alto, um sonho a ser alcançado.

Outras forças que nos proporcionam subir nesta escada da vida é a forma como tratamos nossos semelhantes.

Jamais devemos usar outros seres humanos como degraus em nossa subida, que eles podem sim, ser ótimas companhias, podem nos estimular a continuar.

Com certeza, também encontraremos pessoas descendo, que queiram nos desestimular a subida.

Se aceitarmos sua opinião contrária aos nossos objetivos na vida, estaremos transferindo a elas o direito de escolher por nós. Não podendo depois acusá-las de nossa escolha errada.

Por isso não devemos construir as escadas da nossa vida com matéria ruim. Usá-la para alcançar objetivos ruins. Por que se fizermos isso, poderemos até subir. Mas da mesma foram que subimos, acabaremos por ela mesma descendo.

E se encontrarmos alguém descendo por uma escada que escolhemos subir, cabe-nos mostrar que ela poderá parar, descansar o tempo necessário e retomar sua subida. Quando alguém, que encontrarmos nessa escada da vida precisar, pode fazer-lhe companhia, até que tenha coragem para reiniciar esta subida.

Agora imagine para onde a sua escada levará você hoje!

O que você imagina alcançar quando chegar lá em cima, no topo dela?

Pense nisso !

Amanhã eu volto para contar como A-COR-DAR para a vida...

Tenha um Bom Dia HOJE!

Sem comentários: