quinta-feira, 30 de outubro de 2008

EVANGELHO DO DIA

Ano A
Dia: 30/10/2008
O amor de Jesus por Jerusalém
Lc 13, 31-35


Naquele momento alguns fariseus chegaram perto de Jesus e disseram:
- Vá embora daqui, porque Herodes quer matá-lo.
Jesus respondeu:
- Vão e digam para aquela raposa que eu mandei dizer o seguinte: "Hoje e amanhã eu estou expulsando demônios e curando pessoas e no terceiro dia terminarei o meu trabalho."
E Jesus continuou:
- Mas eu preciso seguir o meu caminho hoje, amanhã e depois de amanhã; pois um profeta não deve ser morto fora de Jerusalém.
- Jerusalém, Jerusalém, que mata os profetas e apedreja os mensageiros que Deus lhe manda! Quantas vezes eu quis abraçar todo o seu povo, assim como a galinha ajunta os seus pintinhos debaixo das suas asas, mas vocês não quiseram! Agora a casa de vocês ficará completamente abandonada. Eu afirmo que vocês não me verão mais, até chegar o tempo em que dirão: "Deus abençoe aquele que vem em nome do Senhor!"

Comentário do Evangelho
O rei Herodes

Jesus está a caminho de Jerusalém. Com o seu ensinamento revelava a sua rejeição pelo judaísmo e a sua acolhida por parte dos gentios. Alguns fariseus se aproximam e sugerem a Jesus que fuja, pois está ameaçado de morte por parte de Herodes. Este já executara João e teria também em sua mira a Jesus que se assemelhava ao Batista. Estes fariseus vêm como amigos que aconselham ou com malícia para intimidarem Jesus? A resposta de Jesus é um recado a ser dado a Herodes por estes fariseus, que Jesus percebe estarem fazendo o jogo de Herodes. Jesus chama Herodes de raposa (ardiloso e vil) e, com uma frase repetida, afirma que continuará seu ministério e seu caminho rumo a Jerusalém. A morte não o intimida. Sabe que está mais próxima a morte por parte dos chefes religiosos de Jerusalém do que por parte de Herodes. Com uma sentença em estilo profético Jesus faz ainda um apelo à conversão a Jerusalém, capital do judaísmo, caracterizando-a como a cidade que mata os profetas.

Oração

Pai, predispõe-me, pela força do teu Espírito, a acolher a salvação que teu Filho Jesus me oferece, fazendo-me digno deste dom supremo de tua bondade.


A Bíblia é a Palavra de Deus.
"Passará o céu e a terra,
porém as minhas palavras
não passarão."
(Lucas 21:3)

Jesus lhes disse:
"Ide por todo o mundo e pregai o
Evangelho a toda criatura".
(Mc 16,15)

Sem comentários: