quarta-feira, 31 de março de 2010

Reflexão

Refletir é pensar!

Reflexão!

É o que os dias de hoje
mais pedem.
É o que a situação atual
solicita com urgência.

Quando a dor se faz mais forte,
quando julgamos que
chegamos perto do fim do poço,
quando tudo parece emperrado,
complicado,
quando começamos acreditar
que todos estão contra nós,
é o momento de parar
e olhar para dentro de si mesmo,
encontrar a resposta
nessa visão,
no olho interior que
é a reflexão.

Refletir é pensar,
ter tempo para questionar:

Por que eu faço isso
repetidas vezes?

Por que eu só me apaixono por
pessoas complicadas?

Por que não consigo
um emprego como eu desejo?

Por que vivo cheio
de dívidas se ganho
tão bem?

Por que os amigos
se afastam quando
mais preciso?

Por que minha família
é tão desunida?

Por que estou tão feliz,
ou triste assim?

É preciso coragem para
questionar a si mesmo!

Normalmente temos um conselho
pronto para os outros,
sabemos indicar caminhos,
rotas e direções,
sempre para os outros?

Mas, por favor,
não confunda reflexão com
auto-acusação.

Refletir não é se martirizar,
pois isso leva ao erro,
faz com que você assuma
o papel de vítima,
e nada é pior do que ser
?a eterna vítima?,
o ?coitadinho ou coitadinha de Jesus?.
?Só eu apanho.
Só eu sofro assim.
Nada dá certo pra mim?.
Oh! dor, oh! dia,
oh! desgraça sem fim?

Reflexão não combina
com lamentação.
Reflexão é o uso da razão!
É assumir conflitos e buscar
uma solução.
Tentar mais de uma vez,
usar o perdão.

Recomeçar quantas vezes
forem necessárias,
sempre com um desejo:
acertar!

Virar o jogo,
deixar de ser pedra que fica,
para ser a pedra que rola,
aquele que se transforma.

Se tudo está cinza,
refletir pode colorir
a sua história.

Sem comentários: