sábado, 6 de setembro de 2008

EVANGELHO DO DIA

Ano A
Dia: 06/09/2008
Jesus e o sábado
Lc 6,1-5

Num sábado, Jesus estava atravessando uma plantação de trigo. Os seus discípulos começaram a colher e a debulhar espigas, e a comer os grãos de trigo. Então alguns fariseus perguntaram:
- Por que é que vocês estão fazendo uma coisa que a nossa Lei proíbe fazer no sábado?
Jesus respondeu:
- Vocês não leram o que Davi fez, quando ele e os seus companheiros estavam com fome? Ele entrou na casa de Deus, pegou os pães oferecidos a Deus, comeu e deu também aos seus companheiros. No entanto é contra a nossa Lei alguém comer desses pães; somente os sacerdotes têm o direito de fazer isso.
E Jesus terminou, dizendo:
- O Filho do Homem tem autoridade sobre o sábado.

Comentário do Evangelho
A observância sabática

Os diversos conflitos de Jesus com os fariseus e demais líderes religiosos de Israel refletem o distanciamento de Jesus em relação à instituição religiosa do judaísmo. Depois do desaparecimento da realeza, nos últimos cinco séculos antes de Jesus, a casta sacerdotal, constituindo-se em uma teocracia, assumiu o poder sobre o povo, oprimindo-o e explorando-o. Jesus empenha-se na libertação deste povo.
A inspiração original da observância do repouso do sábado era a defesa dos escravos e dos animais, sobrecarregados de trabalhos pelos proprietários tomados pela ambição desenfreada de acumular produção e riquezas. Com o rigorismo do judaísmo e a concentração da observância sabática no culto religioso, multiplicaram-se as restrições de atividades neste dia. Esta observância passou a ser, então, um instrumento de opressão, contra a vida.
Assumindo o cultivo da vida como tarefa prioritária, Jesus proclama-se senhor do sábado. Jesus, assim, afirma sua autoridade em suprimir as observâncias legais, na medida em que favoreça a libertação das pessoas e a primazia do amor e da vida.

Oração

Pai, torna-me sensato na prática das exigências religiosas, para eu buscar, em primeiro lugar, o que realmente é do teu agrado e está a serviço da vida, cuja fonte és tu.



A Bíblia é a Palavra de Deus.
"Passará o céu e a terra,
porém as minhas palavras
não passarão."
(Lucas 21:3)

Jesus lhes disse:
"Ide por todo o mundo e pregai o
Evangelho a toda criatura".
(Mc 16,15)

Sem comentários: