terça-feira, 14 de outubro de 2008

EVANGELHO DO DIA

Ano A
Dia: 14/10/2008
Jesus, os fariseus e os mestres
da Lei
Lc 11, 37-41

Quando Jesus acabou de falar, um fariseu o convidou para jantar na casa dele. Jesus foi e sentou-se à mesa. O fariseu ficou admirado quando viu que Jesus não tinha se lavado antes de comer. Então o Senhor disse a ele:
- Vocês, fariseus, lavam o copo e o prato por fora, mas por dentro vocês estão cheios de violência e de maldade. Seus tolos! Quem fez o lado de fora não é o mesmo que fez o lado de dentro? Portanto, dêem aos pobres o que está dentro dos seus copos e pratos, e assim tudo ficará limpo para vocês.

Comentário do Evangelho
As ações de Jesus

Os evangelistas frequentemente usam um estilo literário sintético e próprio para exprimir as ações e as mensagens de Jesus. Neste texto de Lucas isto pode ser percebido. Jesus está falando às multidões, um fariseu o convida para jantar em casa, pondo-se à mesa Jesus não lava as mãos, o fariseu se escandaliza, e Jesus lhe dirige uma contundente increpação genérica. Ao pé da letra esta narrativa teria pouca viabilidade. Com este texto Lucas procura instruir as comunidades sobre a prática comum de Jesus em advertir e esclarecer seus discípulos quanto aos desvios e à incoerência da doutrina dos chefes religiosos de Israel, fariseus e escribas. Lucas escreve em um contexto de forte conflito entre os cristãos e os fariseus líderes das sinagogas, na década de oitenta.
A Deus não interessa as purificações externas rituais. Estas foram criadas para dar boa consciência aos líderes religiosos. O que agrada a Deus é um coração puro, libertado das ambições e maldades, que transborda em atos concretos de amor aos irmãos. A última frase é de difícil interpretação. Mas percebe-se seu sentido. É a prática da partilha (esmola) que leva à pureza de todo seu ser.

Oração

Pai, purifica de todo pecado e egoísmo o mais íntimo de meu ser, pois eles me tornam incapazes de viver em comunhão contigo e com o meu semelhante.


A Bíblia é a Palavra de Deus.
"Passará o céu e a terra,
porém as minhas palavras
não passarão."
(Lucas 21:3)

Jesus lhes disse:
"Ide por todo o mundo e pregai o
Evangelho a toda criatura".
(Mc 16,15)

Sem comentários: