sábado, 18 de outubro de 2008

EVANGELHO DO DIA

Ano A
Dia: 18/10/2008
A missão dos setenta e dois
Lc 10, 1-9


Depois disso o Senhor escolheu mais setenta e dois dos seus seguidores e os enviou de dois em dois a fim de que fossem adiante dele para cada cidade e lugar aonde ele tinha de ir. Antes de os enviar, ele disse:
- A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, peçam ao dono da plantação que mande trabalhadores para fazerem a colheita. Vão! Eu estou mandando vocês como ovelhas para o meio de lobos. Não levem bolsa, nem sacola, nem sandálias. E não parem no caminho para cumprimentar ninguém. Quando entrarem numa casa, façam primeiro esta saudação: "Que a paz esteja nesta casa!" Se um homem de paz morar ali, deixem a saudação com ele; mas, se o homem não for de paz, retirem a saudação. Fiquem na mesma casa e comam e bebam o que lhes oferecerem, pois o trabalhador merece o seu salário. Não fiquem mudando de uma casa para outra.
- Quando entrarem numa cidade e forem bem recebidos, comam a comida que derem a vocês. Curem os doentes daquela cidade e digam ao povo dali: "O Reino de Deus chegou até vocês."

Comentário do Evangelho
Os discípulos em missão

Lucas apresenta várias características que lhe são próprias: o evangelho da infância centrado em Maria, com o paralelo entre Jesus e João Batista; a denúncia da ambição dos ricos; a misericórdia do Pai, revelada em Jesus; os freqüentes momentos de oração de Jesus, e a universalidade de seu anúncio.
Esta narrativa do envio dos setenta e dois em missão, em território gentílico, é exclusiva de Lucas. Ela prepara as narrativas das missões que se seguirão na sua obra de Atos dos Apóstolos. As instruções aos missionários, nesta narrativa, tem semelhanças com as que são mencionadas no episódio anterior do envio dos doze apóstolos em missão (cf. 24 set.).
São características do missionário a humildade, o acolhimento sem discriminações, e a comunicação da paz.

Oração

Pai, que a perspectiva de dificuldades a serem encontradas no apostolado não me faça recuar da missão de preparar o mundo para acolher teu Filho Jesus.



A Bíblia é a Palavra de Deus.
"Passará o céu e a terra,
porém as minhas palavras
não passarão."
(Lucas 21:3)



Jesus lhes disse:
"Ide por todo o mundo e pregai o
Evangelho a toda criatura".
(Mc 16,15)

Sem comentários: