domingo, 15 de novembro de 2009

Despedida de um Gênio

Se por um instante Deus esquecesse de
que sou uma marionete de pano e me presenteasse com mais um pouco de
vida, possivelmente não diria tudo o que penso, mas definitivamente
pensaria em tudo o que digo. Daria valor às pequenas coisas, não pelo
que valem, mas sim, pelo que significam. Dormiria pouco, sonharia
mais, entendendo que por cada minuto que fechamos os olhos,
perdemos sessenta segundos de luz.

Andaria quando os demais se deteriam,
despertaria quando os demais dormiriam. Escutaria quando os demais
falariam, e como iria saborear um delicioso sorvete de chocolate! Se
Deus me concedesse mais um pouco de vida, vestir-me-ia simplesmente.
Deitaria de bruços ao sol, deixando descoberto, não somente meu corpo,
senão minha alma.

Deus meu, se eu tivesse um coração,
escreveria meu horror ao frio, e esperaria que saísse o sol. Pintaria
como em um sonho de Van Gogh, sobre as estrelas, um poema de
Benedetti, e uma canção de Serrat. Seria a serenata que ofereceria à
lua. Regaria com minhas lágrimas as rosas, para sentir a dor de seus
espinhos, e o beijo
vermelho de suas pétalas.

Deus meu, se eu tivesse um pouco mais
de vida... Não deixaria passar um só dia sem dizer a toda gente, que
as quero muito. Viveria apaixonado pelo amor. Aos homens, provaria o
quanto estão equivocados ao pensar que deixam de apaixonar-se quando
envelhecem, sem saber que envelhecem quando deixam de apaixonar-se.

A uma criança, daria asas, mas deixaria
que ela sozinha aprendesse a voar. Aos idosos, ensinaria que a morte
não chega com a velhice, mas sim, com o esquecimento. Tantas coisas
aprendi com vocês homens... Aprendi que quando um recém-nascido aperta
com seu pequeno punho, pela primeira vez, o dedo de seu pai, o tem
conquistado para sempre. Aprendi que um homem somente tem direito de
olhar outro de cima para baixo, quando for ajudá-lo a levantar-se.

Sempre diga o que sentes e faça o que
pensas. Se soubesse que hoje seria a última vez que te veria dormir,
te abraçaria fortemente e rezaria ao Senhor para poder ser o guardião
de tua alma. Se soubesse que esta seria a última vez que te veria sair
pela porta, te daria um abraço, um beijo e te chamaria novamente para
dar-te mais.

Se soubesse que esta foi a última vez
que escutaria tua voz, gravaria cada uma de tuas palavras para poder
ouvi-las, uma à uma, outra vez, indefinidamente. Se soubesse que estes
são os últimos minutos que te veria, diria: te quero, e assumiria
completamente o que já sabes. Sempre há um amanhã e a vida nos dá mais
uma oportunidade para fazermos as coisas bem, mas se não me engano,
hoje é tudo que nos resta, então gostaria de dizer-te o quanto te
quero e que nunca te esquecerei.

O amanhã é incerto. Velho ou jovem,
ninguém tem certeza se o viverá. Hoje pode ser a última vez que você
verá as pessoas que ama. Por isso não
espere mais para demonstrar amor. Faça-o hoje, já que o amanhã nunca
chega. Com certeza lamentarás o dia que não tomastes tempo para um
sorriso, um abraço, um beijo e que estivestes muito ocupado para
conceder a quem amas, um último desejo.

Mantém a todos que amas perto de ti.
Diga-lhes ao ouvido, o quanto precisa deles, o quanto os quer e
trate-os bem. Tome tempo para dizer-lhes: sinto muito, perdoe-me,
obrigado, e todas as palavras de amor que você conhece. Ninguém
lembrará de você por seus
pensamentos secretos. Pede ao Senhor a
força e a sabedoria para expressá-los. Demonstra a teus amigos quanto
você se importa com eles.

Lembre-se sempre:
Viva hoje intensamente!
Coloque em prática os seus sonhos.
O momento é este!

Sem comentários: