sexta-feira, 12 de março de 2010

ORAÇÃO DO PASTOR

Senhor!...

Colocaste-me no trabalho, guiando ovelhas com as quais
procuro entender o sentido de tuas leis.

*

Agradeço a profissão que me deste, mas, em te ofertando a
minha alegria, rogo recebas todo o meu reconhecimento pelas lições com
que me enriqueces a vida.

*

Aprendo com os animais que posso conduzi-los para a estrada
certa e, no entanto, assinalo que todos devem, um por um, caminhar com
os recursos que lhes são próprios; noto que disponho de meios para
carregar esse ou aquele dos mais fracos e mais doentes unicamente,
porém, enquanto se lhes perduram a deficiência ou a enfermidade;
observo que ante as ovelhas que se marginalizam fugindo para veredas
distantes, devo usar o meu cão a fim de auxiliá-las a se reintegrarem
ao rebanho que confiaste e reconheço que, a rigor, não me cabe
tosquiar nenhuma delas sem dose certa e fora da época própria, sob
pena de induzi-las à morte.

*

Auxilia-me a compreender oh! Deus de Bondade, que os
Instrutores Espirituais de minha vida podem orientar-me na direção de
trilhas justas, competindo, no entanto, a mim seguir adiante com os
meus próprios pés, que me sustentarão nos momentos graves, mas
deixam-me agir, por mim mesmo na experiência comum, para que a
superproteção não me invalide a existência; que necessito contar com o
apoio do sofrimento para que se me reabilite o rumo exato no tempo,
cada vez que me entregue à leviandade ou à deserção e que não me
compete esperar dos outros aquilo que os outros ainda não me possam
dar, em prejuízo deles próprios.

*

Senhor!

Ajuda-me a compreender-te as leis de responsabilidade pessoal
e a aceitá-las em meu benefício próprio, para que eu me faça útil em
tua obra, agora e para sempre

Sem comentários: