sexta-feira, 19 de outubro de 2007

EXCESSO FAZ MAL.

TUDO EM EXCESSO FAZ MAL: ATÉ INTIMIDADE

Quanto mais conhecermos as pessoas, melhor nos relacionaremos com elas, certo? Nem sempre...

Porque à medida que conhecemos mais,ocorre uma situação curiosa: cuidamos menos dessa pessoa. Ou seja: a dimensão de nossos cuidados para com a pessoa é inversamente proporcional ao tamanho da intimidade que mantemos com essa pessoa.Isso porque agimos instintivamente acreditando que por sermos íntimos, podemos deixar pequenas formalidades de lado.

Muitos casais, por exemplo, têm o seu relacionamento "esfriado" por conta do tempo que estão juntos. Após alguns anos, deixam de dizer certas palavras necessárias, passam a dizer outras, totalmente desnecessárias e já não trocam certos carinhos.

Em muitos casos, não é por terem deixado de gostar, mas por acreditarem erroneamente que já não é preciso se esforçar tanto para agradar, afinal já existe tanta "intimidade" .

Por isso é certo afirmar que muitos relacionamentos acabam não por aquilo que diz, mas essencialmente pelas coisas que deixaram de ser ditas.

Até mesmo em um bom dia dirigido a uma pessoa íntima e a outra que se acabou de conhecer, pode-se se perceber a diferença de tratamento. Eu pergunto: Por quê? O que exatamente faz com que permitamos que indiferença tome conta de certos relacionamentos. O que faz com que fiquemos com "preguiça" de tratar bem.

Acredito que além do excesso de intimidade, um motivo simples pode estar por traz do comportamento descuidado com a outra pessoa: a preguiça.

Queremos ser bem tratados, mas às vezes temos preguiça de tratar bem. Vale lembrar que tratar bem seja uma pessoa intima e do nosso relacionamento ou ainda a um recém conhecido, é uma questão de hábito e de exercício diário.

Não podemos perder essa referência.

Por isso mesmo é tão importante dizer o que se quer dizer, usando de forma mais freqüente as "palavras mágicas" e acredite: elas realmente têm um poder incrível não só de manter, mas também de dar um "polimento" nos relacionamentos.

Certamente que você sabe quais são, mas mesmo assim vou citar algumas destas importantes palavras e frases a seguir:

Eu te amo!
Muito obrigado!
Por favor!
Por gentileza!
Um momentinho!
Peço desculpas!
Parabéns, seu trabalho ficou muito bom!
Bom dia!
Boa tarde!
Boa noite!

Como disse, são essas frases e palavras são velhas conhecidas nossas, mas com o passar do tempo, as empregamos cada vez menos o que faz com que os relacionamentos esfriem. Num relacionamento a dois, um coloca a culpa da queda da temperatura no outro, pois fica esperando que ser (novamente) bem tratado para então pensar em mudar.

E então... Ninguém muda.

Minha referência é um casal com alguns anos de convivência, mas os problemas que o excesso de intimidade traz, servem para qualquer tipo de relacionamento. Pergunte-se, por exemplo, como tem tratado seus amigos, seus colaboradores e seus clientes.

Será que não está na hora de fazer algo diferente e especial para cativá-los ou até reconquistá-los?

Faça agora antes que seja tarde...

Mantenha a chama acesa... O desejo das pessoas trabalharem com você, serem seus amigos e estarem com você. Tanto faz se você é o funcionário, o gerente ou diretor, o amigo, o namorado ou esposo e esposa.

Seu esforço de conquista deve ser diário e permanente. Derrube agora mesmo o muro que o excesso de intimidade muitas vezes constrói. Garanto que você vai perceber os resultados imediatamente.

Só depende de você!...

Sem comentários: