sexta-feira, 25 de julho de 2008

Adquirindo a Paz de coração

Você conhece aquela expressão '’Santo do pau oco'’. Deus não se compraz com aqueles que tentam enganá-lo ostentando uma imagem de santidade. Deus não se deixa enganar. Os homens vêem as aparências. Deus vê o coração! O Senhor não se satisfaz com exterioridade, pois Ele abomina os '’sepulcros caiados’'.

Ele quer nos dar um coração novo e um espírito novo; quer formar-nos discípulos segundo o seu coração. A semente está nos sentimentos e, Jesus quer atingir a semente, não apenas as conseqüências que virão. Ele quer ir a seu coração e cauterizar a causa: a cólera, a inveja, a ambição, o rancor... E vai além: Ele quer nos dar um coração semelhante ao Dele; um coração manso, humilde, bondoso, paciente e cheio de amor.

Esta é a meta: mudar o coração. Isso não depende só do nosso esforço, e sim, da graça de Deus que quer nos dar um novo coração. O que devemos fazer é aceitar, cooperar. Essa mentalidade é oposta à mentalidade do mundo, no qual fomos educados. Ensinaram-nos a pagar o mal, com o mal; o desaforo, com o desaforo; a ofensa, com a ofensa. O Senhor quer mudar tudo isso! O tentador havia nos convencido de que esse tipo de santidade não existia.

Era utopia, ilusão e, não devíamos ser presunçosos a ponto de querer conquistá-la. Mas o Senhor quer que cheguemos lá, que vamos além. Ele nos quer no caminho da santidade.

Jesus nos diz: “Sereis perfeitos, como é perfeito o vosso Pai celeste” (Mt 5,48)

É uma ordem, uma afirmação! Este é o propósito de Jesus para nós. Só não conseguiremos se não quisermos, se não cooperarmos. É como o artista que pega o barro e, com ele faz coisas maravilhosas: um prato, um vaso, uma estátua. Deus é o artista por excelência. Ele quer pegar o barro que somos. Não é o barro que vai dizer o que será feito dele, e sim, o artista. Não podemos, como barro, dizer ao Senhor: “Eu não posso, eu não consigo!”

Não somos nós que decidimos. Quem decide o que fazer do barro é o artista. Nossa parte consiste em deixar-nos trabalhar pelo Senhor. Ele quer nos levar além de nossos limites: “sereis perfeitos como vosso Pai celeste é perfeito”.

A minha parte e também a sua, é deixar-se trabalhar. Entregue-se hoje como um barro nas mãos do oleiro.

Seu irmão,

Sem comentários: