segunda-feira, 28 de julho de 2008

EVANGELHO DO DIA

Ano A
Dia: 28/07/2008
O fermento
Mt 13, 31-35

Jesus contou outra parábola. Ele disse ao povo:
- O Reino do Céu é como uma semente de mostarda, que um homem pega e semeia na sua terra. Ela é a menor de todas as sementes; mas, quando cresce, torna-se a maior de todas as plantas. Ela até chega a ser uma árvore, de modo que os passarinhos vêm e fazem ninhos nos seus ramos.
Jesus contou mais esta parábola para o povo:
- O Reino do Céu é como o fermento que uma mulher pega e mistura em três medidas de farinha, até que ele se espalhe por toda a massa.
Jesus usava parábolas para dizer tudo isso ao povo. Ele não dizia nada a eles sem ser por meio de parábolas. Isso aconteceu para se cumprir o que o profeta tinha dito:

"Usarei parábolas
quando falar com esse povo
e explicarei coisas desconhecidas
desde a criação do mundo."

Comentário do Evangelho
O uso das parábolas

No Primeiro Testamento, a esperança messiânica é a de que Israel venha a ser um broto do frondoso cedro do Líbano plantado no monte Sião, onde se situa Jerusalém. É a tradicional ambição de glória e poder sobre todas as nações. Jesus aponta em sentido contrário. Deus se faz presente entre os pequeninos e humildes. Deus é amor que gera vida, e não poder que subjuga, explora, e tiraniza. É a imagem do pequeno arbusto de mostarda, que surge de uma insignificante semente, e que, contudo, acolhe e abriga as aves em seus ramos.
O amor de Deus, infundido nos corações, é como o fermento misturado em uma massa de farinha, transformando-a e dando-lhe leveza. É o amor presente nas massas humanas exploradas e excluídas, aliviando-as em seu sofrimento.
As parábolas de Jesus, com seu simbolismo, são eficazes em nos ensinar a novidade do Reino dos Céus, aberto e acolhedor para todos, sem exclusões.

Oração

Pai, livra-me de desprezar os pequeninos e declará-los. Livra-me, também, do perigo de me subestimar. Faze-me compreender que o Reino se constrói pela ação dos pequenos.



A Bíblia é a Palavra de Deus.
"Passará o céu e a terra,
porém as minhas palavras
não passarão."
(Lucas 21:3)

Jesus lhes disse:
"Ide por todo o mundo e pregai o
Evangelho a toda criatura".
(Mc 16,15)

Sem comentários: