segunda-feira, 28 de julho de 2008

SERÁ A DECISÃO CERTA?

Existem ocasiões na vida em que se torna necessária uma decisão drástica... ou mudamos tudo, e tentamos virar a coisa toda, ou nos limitamos a deixar a vida correr, e ver se os problemas se resolvem sozinhos.
Fica sempre algo pendente no ar, pois um dos maiores problemas que causa muitas frustrações, é a falta de coragem para mudar situações incomodas.
Quanta gente não se sente bem com aquilo que está fazendo, mas por puro comodismo prefere aceitar a situação do que procurar uma mudança, outros caminhos.
Vejam que pensamento bonito me foi oferecido por uma pessoa muito amiga, de autoria do já famoso L'Inconnu:
Morre lentamente quem não vira a mesa quando está infeliz no trabalho, quem não arrisca o certo pelo incerto atrás de um sonho, quem não se permite, uma vez na vida, fugir dos conselhos sensatos."
Quantas vezes apareceram oportunidades em nossas vidas, que não soubemos agarrar, para "não deixar o certo pelo incerto". Conselho sensato este, pois se estamos numa situação relativamente confortável, teoricamente nunca devemos fazer uma mudança radical, que vá colocar em perigo essa estabilidade.
Por outro lado, a realização de um sonho pode representar a felicidade. E se houver riscos para que se possa ter êxito, os riscos devem ser corridos.
Não quero dizer com isso que é "aconselhável" largar tudo para ir atrás de um sonho. O que se deve fazer é calcular bem os riscos para não se tomar uma decisão precipitada. Todavia, se não estamos nos sentindo bem naquilo que nos tem garantido a subsistência, se estamos fazendo algo que violenta nossa personalidade e, de repente encontramos aquilo que pode ser a realização de um sonho, aí, crianças, há que se tomar uma decisão radical e, mandando tudo pro espaço, tentarmos com todo afinco a concretização daquele desejo sufocado por muito tempo. Existe uma máxima que diz: Arrependamo-nos daquilo que fizemos, e não daquilo que nunca chegamos a tentar.
É sempre uma decisão complicada, pois pode mudar toda uma vida. E se existe uma família envolvida, então... há que se ponderar muito. Num caso desses, sugiro sempre a formação de "conselho familiar", com todos opinando sobre o que se poderá fazer.
Em situações semelhantes, de uma virada total de mesa... as decisões tomadas de se ir atrás da "loucura", foram muito bem tomadas. Minhas "loucuras" deram certo. Mas nem todas dão. Daí insistir sempre para que se pondere bem.
Portanto... o livre arbítrio é que deve nos conduzir. Às vezes é necessário "perder-se o juízo".

2 comentários:

Jhana Souza disse...

Oi.. li a sua postagem e use um trecho no meu blog...

adoro seu blog..

parabens

abraço

Anónimo disse...

Adorei.. espero conseguir envia-la para alguem que no momento precisa desse tipo de luz. Parabéns, abraços.angela