terça-feira, 29 de julho de 2008

Minha Herança !!

Tenho pensado bastante no que vou deixar pro meu filho como Herança. E não falo de bens materiais, uma casa confortável, um carro, ou algum dinheiro...isso é fácil, só depende do meu esforço físico, e como nesse país a perspectiva do futuro sempre assusta, como responsáveis temos que nos preocupar mesmo, desde cedo.
Mas falo de Valores Morais. falo do exemplo que dou. Sei que minha conduta pesa muito mais que quilos de lições de moral. Que adianta eu falar em honestidade , se ele não me vê assim, preciso mostrar-lhe que honro meus compromissos, minha palavra empenhada, não concordo nunca que ele chegue em casa com algo que não lhe pertence, não concordo nunca com nenhuma trapaça, nem compactuo com a Lei de Gersom...
Preciso mostrar minha coragem e ousadia pra que ele veja que mesmo sozinha posso defender minhas opiniões, que acredito em meus ideais e que vou lutar sempre por eles.
Posso ser afetuosa, mas firme.
Audaciosa,mas coerente.
Preciso que ele saiba a importância do Respeito, que aprenda que os sentimentos dos outros merecem todo cuidado. mesmo que pensemos diferentes, cada pessoa tem o seu juízo de valores, e o mais importante é saber respeitar e valorizar essa diversidade. ganhamos e crescemos exatamente nesta troca.
Essa sim é minha grande e mais valiosa herança, honra,
respeito, honestidade, coragem....
Não posso viver a vida por ele, nem minhas experiências servirão pro seu crescimento, mas tenho a consciência tranquila que este é o maior e melhor legado que posso deixar.
Que ele cresça e desenvolva seus próprios valores, errando e aprendendo, aqui e acolá, mas que minha mensagem fique gravada no seu coração, sei que desta forma serei lembrada, não por minhas palavras, mas por atitudes.
Caráter, Honra e Respeito são as virtudes que me imortalizarão nele. Aí mora a certeza que deixei um homem formado e preparado pra encarar a Vida !!

Sem comentários: