domingo, 6 de julho de 2008

EVANGELHO QUOTIDIANO

Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. João 6, 68


Sabado, dia 06 de Julho de 2008

Hoje a Igreja celebra : Santo António Maria Zacarias, presbítero, fundador, +1539

Ver comentário em baixo,
São Paciano de Barcelona : «O Esposo está com eles»


Livro de Amós 9,11-15.

"Naquele dia, levantarei a cabana arruinada de David, repararei as suas brechas, restaurarei as suas ruínas, e hei-de reconstruí-la como nos dias antigos, para que conquistem o resto de Edom e de todas as nações sobre as quais o meu nome foi invocado - oráculo do SENHOR, que cumprirá todas estas coisas. Eis que vêm dias -oráculo do SENHOR - em que o lavrador seguirá de perto o ceifeiro e o que pisa os cachos, seguirá o semeador. Os montes destilarão mosto; todas as colinas se derreterão. Restaurarei o meu povo de Israel. Hão-de reconstruir e habitar as cidades devastadas. Plantarão vinhas e beberão do seu vinho, cultivarão pomares e comerão dos seus frutos. Hei-de plantá-los na sua terra, e nunca mais serão arrancados da terra que lhes dei!" - diz o SENHOR, teu Deus.

Livro de Salmos 85,9.11-12.13-14.

Prestarei atenção ao que diz o SENHOR Deus; Ele promete paz para o seu povo e para os seus amigos e para todos os que se voltam para Ele de coração.
amor e a fidelidade vão encontrar-se. Vão beijar-se a justiça e a paz.
Da terra vai brotar a verdade e a justiça descerá do céu.
próprio SENHOR nos dará os seus bens e a nossa terra produzirá os seus frutos.
justiça caminhará diante dele e a paz, no rasto dos seus passos.


Evangelho segundo S. Mateus 9,14-17.

Depois, foram ter com Ele os discípulos de João, dizendo: «Porque é que nós e os fariseus jejuamos e os teus discípulos não jejuam?» Jesus respondeu-lhes: «Porventura podem os convidados para as núpcias estar tristes, enquanto o esposo está com eles? Porém, hão-de vir dias em que lhes será tirado o esposo e, então, hão-de jejuar.» «Ninguém põe um remendo de pano novo em roupa velha, porque o remendo puxa parte do tecido e o rasgão torna-se maior. Nem se deita vinho novo em odres velhos; de contrário, rompem-se os odres, derrama-se o vinho e estragam-se os odres. Mas deita-se o vinho novo em odres novos; e, desta maneira, ambas as coisas se conservam.»

Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

São Paciano de Barcelona ( ? – c.390), bispo
Homilia sobre o baptismo


«O Esposo está com eles»


O pecado de Adão foi comunicado a todo o género humano, a todos os seus filhos [...] Portanto, é necessário que a justiça de Cristo seja comunicada a todo o género humano; tal como Adão, pelo pecado, fez perder a vida à sua descendência, também Cristo, pela justiça, dará a vida aos seus filhos [cf Rm 5,19ss) [...].

No fim dos tempos, Cristo recebeu de Maria uma alma e a nossa carne. A esta carne, veio Ele salvá-la; Ele não a entregou na morada dos mortos (Sl 15,10), mas uniu-a ao seu espírito e fê-la sua. São as núpcias do Senhor, a sua união a uma só carne, a fim de que, segundo «o grande mistério», sejam «dois uma só carne»: Cristo e a Igreja (Ef 5,31). O povo cristão nasceu destas núpcias, sobre as quais desceu o Espírito do Senhor. Essas sementes vindas do céu dispersaram-se na substância das nossas almas e aí se misturaram. Desenvolvemo-nos então nas entranhas da nossa Mãe e, crescendo no seu seio, recebemos a vida em Cristo. É por isso que o apóstolo Paulo diz: «o primeiro homem, Adão, foi feito um ser vivente e o último Adão, um espírito que vivifica.»
É assim que Cristo gera filhos na Igreja através dos seus padres, como o diz o mesmo apóstolo: «porque fui eu que vos gerei em Cristo Jesus, pelo Evangelho» (1 Cor 4,15). E é assim pelo Espírito de Deus: Cristo faz nascer o homem novo formado no seio da sua mãe e posto no mundo na pia baptismal, pelas mãos do padre, com a fé por testemunho. [...] É pois preciso acreditar que podemos nascer [...] e que é Cristo quem nos dá a vida. O apóstolo João o diz: «A quantos O receberam, aos que nele crêem, deu-lhes o poder de se tirnarem filhos de Deus». Ele deu o poder de serem filhos de Deus» (Jo 1,12).

Sem comentários: