quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Podemos sempre recomeçar

O tempo passado, ou simplesmente, o tempo que passou, é um tempo de experiências.

Acertamos! Viva!

Conseguimos assim, perceber, que outros tempos, outros anos, nos trouxeram as experiências que nos alertaram, porque devíamos mudar alguma coisa na nossa conduta e, com isso estudamos a melhor maneira de fazê-lo, trabalhamos para isso e, assim, conseguimos melhorar e acertar.

Erramos! Oba! É momento de refletir.

Agora é outro dia, assim, podemos fazer uma avaliação de nosso comportamento, pois temos uma boa oportunidade de renovação. Vamos a luta!

No decorrer desse passado, vamos avaliar as experiências que tivemos, busquemos o lado bom das situações porque passamos, podemos crescer com isso, porque o passado é um conselheiro, pois, se tivemos sofrimentos - analisemos isso com carinho - será que tudo isso não aconteceu para nos impulsionar a seguir em frente?!

Vejamos então:

Se perdemos uma pessoa de nossa estima, será que isso não aconteceu para que pudéssemos trabalhar outras criaturas para que também nos fosse possível aprender a estimá-la.

Os negócios não foram bons. Então é oportunidade para melhorarmos, no campo da amizade, da paciência, da persistência, do otimismo, na maneira de ver as coisas, etc. Trabalhemos para isso.

Fomos incompreendidos. Será que não tivemos algo a ver com isso. Será que nós, também, não fomos duros com as outras pessoas, será que agora não é um bom momento para rever e reverter as coisas.

Vejam vocês, como o passado, vai modelando as coisas, vai com toda a sua sabedoria, fazendo com que atuemos, aqui e agora com mais acerto, em prol de nossa felicidade e progresso.

Pichar e recusar o passado como inútil ou absoleto, é uma atitude insensata. Pois o que seria de nós se tivéssemos sempre que começar tudo de novo, ensaiando e passando sempre por erros idênticos aos de nossos antepassados. O passado ao contrário nos mostra que podemos sempre recomeçar de onde estamos, agora, hoje é um outro momento, podemos separar o joio do trigo, pois ambos cresceram e agora estão bem distintos um do outro, antes não, era difícil fazer essa distinção, porém agora, podemos reconhecer o bom do ruim e fazer a escolha, tomara que essa escolha seja sempre para melhor.

A cada dia que passa nossa expressão está cada vez mais madura, pois nossa consciência e formada e reformada diariamente com a nossa vida.

Nossa vida diária se constrói com tijolos de pensamento, emoções, reações, palavras e experiência. Podemos perceber assim, que todos nós somos construtores.

Jesus certa feita disse:

"Todo aquele, pois, que houve estas minhas palavras e as pratica, será comparado a um homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha com alicerces, e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha.

Porém, todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica, será comparado a um homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia, e caiu a chuva transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína." (Mateus, 7:24-27)

Sem comentários: