domingo, 27 de dezembro de 2009

O Segredo da Felicidade

"O que habita no esconderijo do Altíssimo
e descansa à sombra do Onipotente diz ao Senhor:
Meu refúgio e meu baluarte, Deus meu, em quem confio.".
(Salmos 91- 1,2)


Ser feliz é um direito inalienável de todos nós. Entretanto, vivemos hoje num mundo em constantes transformações e nos deparamos todos os dias com experiências e acontecimentos inesperados e/ou inadiáveis, que parecem ameaçar o nosso bem-estar. Então, como é possível ter o controle da própria vida e procurar efetivamente ser feliz?

O salmo 91 nos fala desses momentos ameaçadores que muitas vezes acabam por nos impedir de sugar todo o néctar da vida. Segundo o salmista, o mundo no qual vivemos é um mundo de perigos biológicos (v. 3 fala de pestes), perigos circunstanciais (v. 5 fala de setas - balas - perdidas), perigos psico-existenciais (v. 5 fala do pesadelo que tira o sono), perigos sociais (v.7 fala de gente morrendo por todos os lados) e perigos espirituais (v.13 fala dos ardis de satanás). Não obstante isso tudo, o salmista nos dá alguns princípios maravilhosos para que alcancemos a felicidade:

1. É preciso exercer o poder da confissão de fé. Quando lemos esse salmo, vemos que as bênçãos contidas nele não acontecem gratuitamente - elas acontecem pelo poder da confissão de fé. No meio daquela situação angustiante, o salmista podia usufruir do abrigo e do refúgio do Senhor - e o salmo diz o porquê: "Pois disseste: O SENHOR é o meu refúgio. Fizeste do Altíssimo a tua morada". Ele [o salmista] havia dito "Tu és o meu refúgio" e Deus se torna conforme a sua confissão. Por que? Porque Deus é do tamanho que nós dizemos que Ele é. Nós confessamos e Deus vai se tornando do tamanho da nossa confissão. O caminho de toda relação com as bênçãos de Deus começa na confissão. Se dissermos que Deus é um Deus pequeno em nossa vida, Deus será pequeno; se dissermos que Deus é nada - Ele será nada. Conquanto que não seja em seu ser (posto que seja Imutável - Grande e Absoluto), infelizmente o será em nossa experiência pessoal.

2. É preciso exercer o poder da verdade. Todas as bênçãos prometidas no salmo 91 só podem ser recebidas mediante o poder da verdade - o abrir a boca em favor dela. Diz o v. 4: "...a sua verdade é pavês e escudo". O que o salmista estava dizendo é que ele não se preocupava com os ataques do inimigo porque ele estava protegido pelos pavês e escudo da verdade. que podia jorrar flecha de todo lado, ele estava seguro debaixo da verdade. Que maravilha! A verdade é pavês e escudo - seja a verdade que nós cremos (doutrina), a que nós falamos (honestidade) ou a verdade que nós vivemos (coerência). O salmo 91 diz que quando nós cremos na verdade, falamos a verdade e vivemos a verdade; esta verdade, em todas as suas dimensões, se transforma em proteção, muralha e escudo contra todas as incidências da vida.

3. É preciso exercer o poder do amor. Outro fator importante na construção de todas essas bênçãos do salmo 91 é a presença poderosa do amor: "porque a mim se apegou com amor" (v. 14). Só podemos nos beneficiar de Deus mediante o poder do amor sincero por Ele. Em outras palavras, Deus está dizendo: "porque ele Me ama e se apegou a Mim, Eu o livro. Ele não ama a Minha bênção, ele não se apegou à riqueza, à casa, ao carro que Eu posso lhe dar - não é um amor interesseiro. Por causa desse amor sincero a Mim, Eu darei tudo o que ele precisa para ser feliz".

Como é que se consegue ser feliz neste mundo de tantos perigos? Somente conjugando a vida na perspectiva deste salmo: atrelando à vida a confissão, a verdade e o amor a Deus a todas as coisas - por mais que sejam difíceis, serão transformadas numa oportunidade de experimentarmos o refúgio e o amparo do Senhor do salmo 91.

Que Deus nos abençoe!

Sem comentários: