domingo, 20 de julho de 2008

FELIZ DIA DA AMIZADE

JÔNATAS: PRESENTE DE DEUS, AMIGO
1Samuel 20-23

Jônatas foi um homem muito bom, uma bênção de Deus. Aliás, seu nome, em hebraico, significa “dom de Deus”. Se você estudar a vida dele, verá como ele foi, realmente, um presente de Deus para muitas pessoas. Farei um breve resumo da sua vida.
Você sabe que Jônatas foi o filho mais velho de Saul? Mas ele foi muito diferente do pai. Na realidade, foi uma das personalidades mais amáveis e mais valorosas do Velho Testamento, sem exagero. Jônatas amou Davi com muita intensidade. Em 1Samuel 13:3; 14, observamos sua fé e sua valentia. Como ele e Davi eram muito amigos, o salmista reconheceu e elogiou o caráter guerreiro e a fidelidade dele, o que pode ser visto 2Samuel 1:22.
Quando Saul, movido pelos ciúmes, planejou matar Davi, Jônatas entrou no meio da briga. Ele não só se apresentou com um pacificador, como terminou expondo a própria vida para proteger seu amigo.
O relato do último encontro dos dois amigos pinta um dos quadros mais eloqüentes que a Bíblia tem sobre fidelidade, mesmo em uma área onde só existia intriga (veja os versos 16-18 de 1Samuel).
Jônatas morreu ao lado do pai, combatendo os filisteus, os inimigos de Israel, na Batalha de Gilboa. E depois da sua morte, Davi, que tinha acabado de ser coroado rei, ficou cuidando de Mefibosete, o filho de Jônatas que ficou vivo.
Jônatas é o exemplo do que uma típica amizade baseada no temor de Deus pode ser quando é patrimônio comum de dois amigos. Enquanto o pai dele foi um modelo de falsidade e apostasia, esse guerreiro foi um modelo de amigo fiel, homem de Deus.
Uma boa amizade é um bem tão precioso, que não há dinheiro no mundo que pague. É por isso que a Bíblia fala em Provérbios 18:24 que existem amigos que são mais chegados que um irmão.
Como é bom poder contar tanto com uma pessoa, mais que com seu próprio irmão! É muito gostoso, é um presente de Deus.

Sem comentários: