quinta-feira, 10 de julho de 2008

Maria

BRASIL - Nossa Senhora Aparecida


Em 1717, na cidade de Guaratinguetá, estado de São Paulo, Brasil, após várias horas pescando sem resultados, três pescadores retiraram do rio Paraíba o corpo de uma imagem sem cabeça. Em seguida, lançada a rede novamente, encontraram a cabeça da imagem. Surpresos, lançaram a rede pela terceira vez e a pescaria foi tanta que puderam encher suas canoas. Esses três pescadores, Domingos Garcia, João Alves e Felipe Pedroso, limparam a imagem apanhada no rio e notaram que se tratava da imagem de Nossa Senhora da Conceição, de cor escura. A imagem foi levada, a princípio, ao oratório de sua humilde casa, e diante dela realizavam suas orações. E desde aquele tempo Nossa Senhora começou a fazer milagres ali devido à crescente devoção do povo. Em 1745 foi construída uma capela no morro dos coqueiros, que margeia o Paraíba e uma missa foi celebrada. A imagem passou a ser chamada de Aparecida e deu origem à cidade de mesmo nome.
Em 1888 a antiga capela foi substituída por outra maior. Em 8 de setembro de 1904 foi realizada a solene coroação da imagem de Nossa Senhora Aparecida, e em 1908, o santuário foi elevado à dignidade de Basílica pelo Papa.
Em 1930, o Papa Pio XI, proclamou Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Em 1967, no aniversário de 250 anos de devoção, o Papa Paulo VI ofereceu a Rosa de Ouro ao Santuário Nacional inteiramente dedicado à Nossa Senhora da Conceição Aparecida.
A partir de 1950 já se pensava na construção de um novo templo mariano devido ao crescente número de romarias. O majestoso templo foi consagrado pelo Papa, após mais de vinte e cinco anos de construção, no dia 4 de julho de 1980, na primeira visita de João Paulo II ao Brasil.



ARGENTINA - Nossa Senhora da Luján



Comemora-se no dia 8 de maio a festa de Nossa Senhora de Luján. Seu santuário fica a cerca de 60 km a oeste de Buenos Aires, Argentina.
Sua história conta que um grande fazendeiro, Antonio Farias de Sá, habitante de Sumampa (hoje Santiago del Estero), com o intuito de construir uma capela em sua fazenda em Buenos Aires, encomendou de um amigo do Brasil, uma imagem da Imaculada Conceição. A imagem chegou de navio e foi transportada num carro de bois, junto com outras mercadorias.
Quando chegaram às margens do rio Luján, os mercadores resolveram descansar e fizeram uma parada. No entanto, quando resolveram seguir viagem, os bois empacaram. Os mercadores começaram a descer as mercadorias do carro de boi para que os bois pudessem puxá-lo. Somente quando o caixote que guardava a imagem da santa foi retirado do carro, os bois começaram a andar. Todos entenderam que aquele lugar, às margens do rio Luján, era o local onde a Virgem queria ficar.
Foi, então, por isso, realizada uma procissão e mais tarde construída uma capela onde hoje se encontra o santuário de Luján.
Esse local ficou conhecido como “detenção da carreta” ou “milagre de Luján”. A partir de então, a devoção a Nossa Senhora de Luján espalhou-se por toda a América Latina.



BOLÍVIA - Nossa Senhora de Copacabana



Nossa Senhora de Copacabana foi proclamada padroeira da Bolívia no dia 2 de agosto de 1925.
Naquele tempo, o recém-convertido ao cristianismo, dom Francisco Tito Yupanqui, descendente da família real, , estabeleceu voto de trazer aos seus irmãos de Copacabana uma imagem da mãe de Deus, pois assim poderia libertá-los da falta de conhecimento das coisas de Deus.
Certo dia, em seu quarto, ele teve uma visão: Uma senhora coberta com um longo manto carregava no braço direito um menino e na mão esquerda segurava uma vela acesa.
Dom Francisco tentou reproduzir na arte a imagem de sua visão, porém como não tinha talento para tanto, pediu a Virgem que o ajudasse. Depois de várias tentativas, conseguiu esculpir uma imagem, no entanto sem o brilho e a mesma beleza da Virgem de sua visão. Quando já estava pensando em desistir, recebeu uma inspiração divina, que lhe possibilitou retocar a imagem e deixá-la belíssima. A lenda conta que dois anjos vieram do céu para dourá-la e envolvê-la num grande resplendor.
A imagem original de Nossa Senhora de Copacabana tem um metro de altura e pode ser encontrada no altar principal do santuário da cidade de Copacabana, às margens do lago Titicaca (o lago mais alto do mundo), na Bolívia.




CHILE - Nossa Senhora do Carmo



No dia 16 de junho de 1251, a Virgem do Carmo apareceu para São Simão Stock e entregou-lhe o escapulário contendo muitas promessas. A partir dessa data as monjas carmelitas expandiram-se pelo mundo todo, especialmente no Chile.
A primeira imagem de Nossa Senhora do Carmo no Chile foi trazida pelo colonizador espanhol D.Pedro de Valdívia.
Nossa Senhora do Carmo é cultuada no Chile desde o século XVI, época em que foi construída a Igreja “La Tirana”, onde hoje são realizados os bailes religiosos. Em 1643, na Igreja dos Agostinianos, foi fundada a primeira confraria do Carmo.
Proclamada Patrona e Generala do exército andino durante as batalhas pela independência, os corpos dos soldados mortos durante as lutas estão em seu santuário nacional localizado na cidade de Maipu.
Na bandeira chilena há uma estrela branca no céu azul para representar a Virgem do Carmo. A cruz de Maipu é um precioso símbolo da religiosidade e da luta do povo chileno, apresentando nas cores azul e vermelho, uma estrela branca de Maria.
Nossa Senhora do Carmo é carinhosamente chamada pelo povo chileno de Carmelita.



COLÔMBIA - Nossa Senhora de Chiquinquirá



Chiquinquirá é uma pequena cidade situada às margens do rio Suárez, na Colômbia.
O famoso quadro de Nossa Senhora de Chiquinquirá foi pintado pelo artista Alonso de Narváez numa tela fabricada pelos índios. Encomendado por Antonio de Santana, um homem rico, dono de um grande lote de terras, o quadro permaneceu por 12 anos exposto à veneração popular e foi se deteriorando com o tempo, até ser retirado do altar.
O quadro foi levado para um depósito, até que Maria Ramos, uma devota da Virgem, levou o quadro para um altar na sua casa, onde reunia amigos e parentes para orar.
Foi no dia 26 de dezembro de 1586 que ocorreu este milagre. A tela se iluminou, as cores do quadro se fortaleceram e a imagem tornou-se nítida outra vez.
Neste local foi construída uma capela que mais tarde, em 1608, tornou-se uma igreja e em 1812 se transformou na atual basílica.
Em 1816 a Virgem foi proclamada capitã do Exército e sua imagem foi levada aos campos de batalha pela independência do País. Na vitória ela recebeu a espada gloriosa do “libertador” Simon Bolívar.
Atualmente esta Nossa Senhora é celebrada nos dias 9 de julho e 29 de dezembro.



COSTA RICA - Nossa Senhora dos Anjos



Por volta de 1635, em Cartago, Juana, uma jovem negra, encontrou a imagem da Santíssima Virgem enquanto cortava lenha. A imagem estava sobre uma pedra e a Virgem trazia nos braços o Menino Jesus.
A jovem levou a imagem para casa e a guardou num cofre. No dia seguinte, voltou ao bosque para apanhar mais lenha e encontrou novamente uma imagem da Virgem, idêntica a outra, no mesmo local. Outra vez ela apanhou a imagem e a levou para casa, porém quando foi guardá-la no cofre, verificou que este estava vazio. Tratava-se da mesma imagem do dia anterior. Por várias vezes esse episódio se repetiu, até que a jovem Juana decidiu procurar o pároco. Este por sua vez, desconfiado da história da jovem, guardou a imagem na igreja.
No outro dia, a imagem havia desaparecido e foi encontrada novamente sobre a pedra no bosque. Decidiram então, construir naquele local, uma capela. A Virgem passou a ser conhecida como Virgem dos Anjos, pois sua imagem foi encontrada na região de Barrio de la Puebla de Los Angeles.
E Nossa Senhora dos Anjos foi proclamada Padroeira da Costa Rica no dia 2 de agosto de 1821.



CUBA - Nossa Senhora da Caridade do Cobre



Nossa Senhora da Caridade do Cobre é a padroeira de Cuba. Sua coroação como padroeira aconteceu no dia 20 de janeiro de 1936 em Santiago de Cuba.
Existem duas versões para a história do aparecimento de Nossa Senhora da Caridade do Cobre, e ambas referem-se ao encontro nas águas do mar das Caraíbas de uma imagem da santa negra com lindas vestes douradas, tendo o Menino no colo.
A primeira versão atribui o encontro da imagem de Nossa Senhora a dois irmãos índios, Juan Rodrigo e Juan Diego Hoyos e a um negro, Juan Moreno. ´´ Naquela manhã o mar estava tranqüilo e, com os irmãos Rodrigo e Diego, decidimos partir antes do nascer do sol, para recolher sal bem distante do golfo. No meio do mar vimos qualquer coisa que flutuava. Aproximamo-nos. Aquilo parecia um feixinho de ramos secos. Logo um dos irmãos exclamou que se tratava de uma estátua da Virgem Santa que trazia nos braços o Menino Jesus. Em seu pedestal de madeira estava gravado: ´´Eu sou a Virgem da Caridade``. A imagem flutuava sobre a água, no entanto o seu manto, que era de tecido, não estava nem um pouco molhado. Cheios de alegria e felizes, recolhemos apenas um terço do sal de que precisávamos e, com a estátua, retornamos à margem``, relata Moreno.
A segunda versão atribui o achado da imagem a um comandante do exército espanhol, Alonso Ojeda, que estava no mar das Caraíbas e foi surpreendido por uma terrível tormenta , ele invocou ajuda de Nossa Senhora prometendo-lhe construir um santuário, se ela lhe salvasse.
A Virgem da Caridade do Cobre é venerada em muitos países da América Central e na Espanha. Na cidade de Miami, existe um santuário à Nossa Senhora da Caridade do Cobre. Sua Festa é no dia 8 de setembro.




ANTILHAS - Nossa Senhora de Salete



Nossa Senhora de Salete apareceu na pequenina vila de Salete, nos Alpes franceses, a dois jovens pastores, Melânia e Maximino, no dia 19 de Setembro de 1846. Ela surgiu em uma bola de fogo ´´que mais parecia um sol caído na terra``. Aos dois pastores mirins, deslumbrados e paralisados, a Virgem com fisionomia triste, deu mensagens para que eles transmitissem aos outros. Recomendou muita oração, mais espiritualidade, submissão à vontade divina, houve mesmo ameaçadoras profecias aos que não se regenerassem. Ao final, a virgem recomendou aos dois pastores que levassem a sua mensagem a todos, e foi elevando-se ´´ em um raio de luz que chegava até o céu``.

Esse fenômeno foi minuciosamente estudado pela igreja , que finalmente o abonou, dando a aparição como ´´autentica, indubitável e certa``, pelo bispo de Grenoble, D. Felisberto de Bruillard.
A devoção à Nossa Senhora de Salete foi levada à Dominica, uma pequena ilha das Pequenas Antilhas, entre Martinica e Guadalupe que na época estava sob domínio francês.



EL SALVADOR - Nossa Senhora da Paz



Corria o ano de 1682. Em El Salvador grassava uma guerra entre irmãos. O povo revoltado, as tropas do governo violentas, a morte e o ódio imperavam. Foi então que alguns mercadores encontraram em uma praia deserta uma caixa de madeira fechada. Era muito pesada, tentaram abri-la e não conseguiram. Pensaram que era um tesouro de algum navio que havia sossobrado e decidiram entregar às autoridades. Levaram-na, pois, para a vila de São Miguel, no lombo de um burro. Chegando lá, em frente à igreja paroquial o burro empacou, e resolveram abrir ali mesmo. Para surpresa geral, o esperado tesouro era uma linda imagem em tamanho natural da virgem vestida de rainha tendo Jesus nos braços. A notícia correu por todo o país, chegou ao campo de batalha e milagre! Soldados e civis se uniram, em uma alegria comum pelo miraculoso achado.
E a paz voltou a reinar em todo o país. A virgem recebeu o nome de Nossa Senhora da Paz e ali mesmo na igreja paroquial a santa recebeu o seu altar. O povo de El Salvador passou a receber graças de N.S. da Paz. Ela os tem protegido de grandes catástrofes como guerras, vulcões, tremores de terra e furacões.
Nossa Senhora da Paz é a padroeira de El Salvador. Sua festa oficial é no dia 9 de julho.


EQUADOR - Nossa Senhora da Apresentação de El Quinche



Nossa Senhorada Apresentação de El Quinche apareceu diversas vezes para os índios de Oiacachi, e prometeu-lhes proteção contra as feras, e contra as tempestades e vulcões se eles construíssem para ela um altar. Então, no ano de 1591, um artista eapanhol, dom Diego de Robles lhes deu uma escultura da Virgem feita por ele, em troca de madeira de fino cedro da região.
Os índios se alegraram por poderem fazer o que a Virgem lhes pedira, o seu altar. E colocaram o altar da Santa em uma gruta onde diariamente se reuniam para rezar e entoar cânticos de louvor. Os peregrinos começaram a afluir em número crescente a Oyacachi, até que não havia mais lugar para tanta gente no povoado. Em 1604, o bispo fez trasladar a imagem para uma aldeia maior, El Quinche, que se transformou em um grande centro de peregrinação.



GUATEMALA - Nossa Senhora do Rosário



A devoção à Nossa Senhora do Rosário é muito divulgada na Guatemala, protetora desse país sofrido com abusos de governos, violências, revoluções e erupções de vulcões.
A divulgação do rosário no país, deve-se à Ordem dos dominicanos, que fundaram as Casas de Rosário, para que os índios aprendessem a rezar.
O fundador da Ordem, São Domingos de Gusmão, recebeu da própria Virgem, o ensinamento do uso do Santo Rosário, para haver melhor eficácia em suas preces.
A partir de 1995, surge novamente a esperança para o povo da Guatemala, graças à sua fé e ao poder do rosário, a paz voltou a reinar naquele país.



GUIANA E SURINAME - Nossa Senhora de Fátima



Venerada com fervor no mundo inteiro, Nossa senhora de Fátima é oficialmente a padroeira de dois pequenos países da América do Sul: Guiana e Suriname.
A história emocionante de sua aparição aos três pastores na aldeia de Leiria, região de Fátima, Portugal, espalhou muito rapidamente a sua devoção pelo mundo. Primeiro, houve três aparições de um anjo que se identificou como Anjo da Paz, e preparou as crianças para as grandes revelações.
No dia 13 de maio de 1917, em um dia claro, as três crianças, Lúcia, Jacinto e Francisca, estavam pastoreando nas colinas, quando sobre uma pequena azinheira, surge um clarão após um relâmpago, e a figura ´´ de uma Senhora vestida de branco, mais brilhante que o sol, reluzindo mais clara e intensa que um copo de cristal cheio de água cristalina, atravessado pelos raios de sol mais ardente``. Ela dirige-se às crianças e lhes pede que rezem o terço todos os dias pela paz do mundo, que peçam pela conversão dos pecadores, e pelo fim da guerra. . As aparições continuam, e sempre a Virgem repete que se ore pela paz e pela conversão dos pecadores e que se reze o terço diariamente.
Com o correr dos dias o povo acorreu ao local e testemunhou a aparição de uma nuvem branca sobre a azinheira, enquanto as crianças rezavam o terço, Lúcia conversava em voz alta. A Virgem voltou muitas vezes, falou muito, e revelou terríveis acontecimentos, que poderiam acontecer se o povo não se convertesse e rezasse o terço.
Estas profecias realmente se concretizaram: a desintegração do comunismo , as aberrações morais de nossa época. A última profecia, cercada de mistério por tantos anos, foi recentemente revelada pelo Papa João Paulo Segundo, que diz respeito ao atentado que o mesmo sofrera em 1980.
Hoje o nome Fátima é sinônimo de Nossa Senhora em muitos lugares. Talvez o local mais acorrido de peregrinações na face da terra, depois da Terra Santa.
Em Fátima os milagres acontecem. E sempre com a mesma intensidade do tempo de Lúcia, Jacinto e Francisco.



HAITI - Nossa Senhora do Perpétuo Socorro



Esta Virgem, ao contrário da maioria, não é conhecida em estátua, ela é cultuada em uma pintura de meio corpo, em estilo bizantino. A história dessa pintura é envolta em lenda e suposições, pois a pintura original é da ilha de Creta, e foi pintada por um exímio artista. Porém, durante a ocupação muçulmana, que durou alguns séculos, todos os documentos cristãos foram destruídos. O quadro foi parar nas mãos de um rico comerciante que intencionava vende-lo na Europa. Na travessia, a embarcação foi atingida por uma tempestade, os marinheiros pediram muito à Virgem e a tempestade cessou. Na Europa o comerciante não vendeu o quadro. Após sua morte, a Virgem apareceu à sua filha e pediu-lhe que levasse o quadro à uma igreja e lhe desse o nome de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
No séc. XV, o quadro foi levado para a capela de São Mateus em Roma onde permaneceu por mais de três séculos. Houve um incêndio na capela e o quadro foi encontrado entre os escombros.
No século XIX o papa Pio IX entregou a pintura original aos padres Redentoristas e pediu-lhes que divulgassem a devoção à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
Com a chegada dos Redentoristas ao Haiti, iniciou-s a devoção nesse país, o povo tem um carinho especial à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.


HONDURAS - Nossa Senhora de Suyapa



Nossa Senhora de Suyapa é padroeira de Honduras.Ela foi encontrada por um lavrador, Alejandro Colindes, que juntamente com seu companheiro, Lorenzo Martinez, trabalhava diariamente na roça, e a noite voltava para sua casa em Suyapa.
No dia 2 de fevereiro de 1747, os lavradores saíram mais tarde do trabalho e resolveram dormir no meio do caminho. Deitaram-se na relva e adormeceram. Mas Alejandro acordou-se com algo machucando-lhe as costas. Passou a mão e atirou longe o que pensou ser uma pedra. Adormeceu novamente e acordou com a mesma sensação anterior, algo embaixo das costas o incomodava. Pegou o objeto que pensou ser uma pedra ou raiz e guardou-o na mochila, para não ser incomodado novamente. Quando chegou em casa, a descoberta, o objeto era uma imagem da Imaculada Conceição esculpida em madeira!
O primeiro milagre aconteceu logo, com um capitão dos granadeiros. Ele sofria de sérios problemas renais, e nada resolvia seu grande sofrimento. Alguém lhe falou da imagem. O capitão pediu para vê-la, e a mãe de Alessandro mandou levá-la a casa do capitão. Este recebeu a imagem de joelhos, pedindo-lhe que o curasse e se a Virgem o atendesse, ele construiria uma capela para a sua devoção. Três dias depois o capitão estava curado. Ele construiu, como prometeu, a capela para a Virgem no Vale de Suyapa. Após numerosas transformações é hoje o Santuário de Nossa Senhora de Suyapa, cuja festa é celebrada no dia 2 de fevereiro.



MÉXICO - Nossa Senhora de Guadalupe



Nossa Senhora de Guadalupe é mãe e padroeira do México e de toda a América Latina.
Sua devoção teve inicio no México, com sua aparição ao índio batizado Juan Diego. Foi no início do séc. XVI que ela apareceu em uma manhã quando Juan Diego ia assistir à missa. Ele passava pela colina de Tepeyac quando ouviu uma suave melodia. Olhou e viu sobre uma nuvem branca uma linda Senhora resplandecente de luz, envolta em um arco-íris. Ela chamou-o pelo nome, disse-lhe que era a verdadeira mãe de Deus, e encarregou-o de pedir ao bispo, Dom Juan de Zumárraga que construísse uma igreja para ela naquela colina. O índio após muita dificuldade conseguiu falar com o bispo, que naturalmente não acreditou na sua história. A Virgem apareceu novamente a Juan Diego e prometeu-lhe a cura de seu tio doente. A Virgem continuou insistindo com Juan Diego para que retornasse ao bispo, ele argumentava desanimado que o bispo não iria crer na sua história. A Virgem então o instruiu para que colhesse flores no bosque e as levasse ao bispo. Diego obedeceu. O bispo ficou estupefato quando abriu o pano que o índio lhe estendeu. Não podia entender como, em pleno inverno, o índio encontrou um ramalhete de flores frescas e perfumadas! E na manta bordada que o índio usou para embrulhar as flores estava a figura da Virgem de Guadalupe: tez morena, olhos claros, e vestida como as mulheres da Palestina! Dom Zumárraga, emocionado, acreditou na história do índio e seguiu as instruções do índio, providenciando a construção do templo em honra da mãe de Deus.
A pintura da Virgem na manta do índio está entronizada no maior santuário mariano do mundo, ali na colina de Tepeyac, na Cidade do México.
A devoção à Nossa Senhora de Guadalupe estendeu-se por toda a América do Sul, ela é, não só a padroeira do México, mas também da América Latina.


NICARÁGUA - Nossa Senhora la Puríssima



Na Nicarágua, Nossa Senhora é invocada pelo nome de Virgem Puríssima. É um hábito que se originou nos tempos da colonização, no início do século XVI. O explorador espanhol, Gil Gonzáles de Ávila era muito devoto da Virgem Puríssima, como ele a chamava. E, nas expedições que fazia pelo interior do país, levava medalhinhas de Nossa Senhora e as distribuía aos índios, recomendando que orassem e fizessem seus pedidos à Virgem Puríssima, que seriam atendidos.
E o nome Puríssima ficou na Nicarágua, para sempre ligado à Nossa Senhora e muita tradição misturada a um folclore popular e ingênuo relacionado à nossa Mãe Divina.
Ainda hoje temos a tradição do Rosário em todos os sábados de outubro.É a celebração do ´´Atabale``, que é um tambor que percorre as ruas da cidade, acompanhando a imagem da Virgem La Puríssima conduzida em procissão, e os acompanhantes entoando cânticos e recitando o rosário. Essa tradição é muito valorizada na cidade de Granada.
Hoje em dia são celebradas as ´´Puríssimas``, que são as novenas que antecedem a festa de Nossa Senhora da Conceição no dia 8 de dezembro anualmente. Dessa novena participam amigos, parentes e vizinhos que escolhem uma casa para homenagear Nossa Senhora com cânticos e orações. Na véspera da festa, 7 de dezembro, noite da ´´Gritaria``, os participantes gritam: ´´ De onde nos vem tanta alegria ? - ´´Da Conceição de Maria``. E à meia noite tocam os sinos das igrejas em todo o País, e saúda-se o amanhecer do dia 8 de dezembro, com fogos de artifício em homenagem à Nossa Senhora La Puríssima.




PANAMÁ - Nossa Senhora da Assunção



Nossa Senhora da Assunção é a Virgem titular do Panamá. Essa devoção foi levada pela Ordem dos franciscanos, que foram os evangelizadores do país.
Diz a tradição, que quando Maria entregou sua alma a Deus, ela estava no meio dos apóstolos, mas faltava um, era Tomé que estava pregando em terras distantes. Quando ele chegou, a Virgem já havia sido sepultada no Vale de Cedron. Tomé não se conformou, e pediu para abrir o túmulo, pois ele queria beijar as mãos de Maria uma última vez. E assim fizeram os apóstolos, mas quando abriram, encontraram o túmulo vazio, apenas um suave perfume de flores e uma melodia celestial.
Nossa Senhora da Assunção é muito homenageada no Panamá, onde seu principal santuário é a Catedral Metropolitana do País.



PARAGUAI - Nossa Senhora de Caacupê



Nossa Senhora de Caacupê – é a padroeira do Paraguai, sua história como outras das Américas está ligada a um índio. Conta-se que um índio guarani fugitivo escondeu-se atrás de uma árvore e invocou à Nossa Senhora para que seus perseguidores não o encontrassem. Se ela o atendesse ele iria esculpir uma imagem com o tronco daquela árvore. Ele não foi encontrado e cumpriu a promessa, esculpiu uma linda imagem da Virgem e ofereceu-a a igreja da aldeia. Fez ainda uma outra pequena para sua própria devoção. Tempos depois houve uma grande inundação no lago Ypacaraí que levou barracos , pertences e fez muitas vítimas.
Os índios ficavam às margens esperando para recuperar seus pertences e corpos das vítimas. Eis que um deles, José, viu uma maleta de couro boiando próximo à margem. Ele pegou e abriu a maleta. Dentro estava uma imagem da Virgem de Caacupê envolta em panos. Todos sabiam a quem pertencia, mas seu dono, jamais apareceu. José ficou com a imagem e testemunhou muitos milagres e graças conseguidas através da santinha. Até que ela foi levada para a aldeia de Tobati e lhe construíram uma capela. As graças e milagres atraíram mais e mais peregrinos e a pequena aldeia se transformou na cidade de Caacupê.
Hoje é um centro mariano e as romarias continuam crescendo. A principal festa de Nossa Senhora de Caacupê realiza-se no dia 8 de dezembro.



PERU - Nossa Senhora das Mercês



Nossa Senhora das Mercês é a padroeira do Peru. Sua devoção foi levada ao país no século XVI, pelos padres da Ordem dos Mercedários ou Ordem da Virgem Santíssima das Mercês para Redenção dos Escravos. Seu fundador foi São Pedro Nolasco que vivia em Barcelona. Ele usava toda a sua fortuna para libertar prisioneiros que estavam em mãos dos muçulmanos que dominavam grande parte da Espanha. Em um sonho Nossa Senhora aconselhou-o a fundar uma Ordem com o objetivo de libertar os cristãos cativos. Foi auxiliado por seu confessor, São Raimundo de Peñafort, o teólogo, que preparou as regras e pelo piedoso rei Jaime que lhe deu muitas facilidades, inclusive a primeira sede.
A identificação de Nossa Senhora das Mercês,é feita pela sua vestimenta, uma túnica presa à cintura, e sobre ela um escapulário com as armas da Ordem. Algumas vezes ela se parece com Nossa Senhora do Carmo, segura uma insígnia com o brasão dos mercedários. Outras, ela abriga sob o manto dois escravos ajoelhados, sendo que um deles tem algemas e grilhões.
A festa anual de Nossa Senhora das Mercês em Lima, a capital, é no dia 24 de setembro, e constitui um dos maiores eventos religiosos do Peru.


PORTO RICO - Nossa Senhora da Divina Providência



Esta Nossa Senhora era conhecida na Itália desde o século XII, mas somente no século XVIII começou a ser divulgada, quando seu título foi oficialmente reconhecido pela Santa Sé.
Conta-se que na ampliação da Piazza Colonna, foi demolido um antigo convento. Em uma das paredes havia um afresco de uma lindíssima Virgem Maria.O afresco, para consternação geral e principalmente do arquiteto responsável, se quebrou em pedaços. O arquiteto inconformado, mandou pintar um quadro semelhante e ofereceu aos padres que o colocaram no altar. Quase um século mais tarde um sacerdote encontrou entre velhos documentos, um manuscrito sobre a construção do antigo mosteiro no qual o fundador contava que a Virgem Maria tinha sido sua única provedora na construção daquela obra. O sacerdote, então, mandou fazer uma cópia do quadro doado pelo arquiteto e acrescentou a inscrição: Mater Divinae Providenciae, e colocou-o no corredor de passagem entre o convento e a igreja. E assim surgiu mais um título para nossa Divina Mãe, Nossa Senhora da Divina Providencia, cuja devoção foi trazida para as Américas pelos irmãos barnabitas. Ela é, juntamente com Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, padroeira de Porto Rico.


REPÚBLICA DOMINICANA - Nossa Senhora de Altagrácia



A devoção à Nossa Senhora de Altagrácia é originária da República Dominicana e surgiu nos inícios do século XV. Conta-se que vivia em Higuey um rico senhor de terras que costumava vender suas mercadorias na cidade de Ozama. Antes de uma dessas viagens, perguntou às suas duas filhas o que elas desejavam da cidade. A mais velha fez seu pedido costumeiro de tecidos, material de costura, as coisas que normalmente as meninas apreciam; a menor, pediu-lhe uma imagem de Nossa Senhora de Altagrácia. O pai concordou, se bem que não conhecesse tal santa. Na cidade ele constatou que ninguém jamais ouvira falar dessa Nossa Senhora. e voltou, desapontado por não poder satisfazer o desejo da filha. No caminho de volta, na parada de Los Dos Rios, conversando com um amigo, contou a ele esse episódio. Um velhinho ao lado ouvia a conversa e aparteou: ´´Como não conhecem Altagrácia? Eu a trago comigo``.E tirando do bolso pinceis e um pergaminho, desenhou a imagem da Virgem: Maria adorando um recém-nascido, tendo atrás de si um São José, com uma vela acesa nas mãos. O velhinho deu a pintura ao pai, e nunca mais foi visto.
No seu regresso à pequenina cidade de Higuey, o fazendeiro em seu quintal, à sombra de uma laranjeira que até hoje está lá, deu à filha o presente que ela lhe pedira, o retrato de Nossa Senhora de Altagrácia.
Nesse local foi construída a primeira capela à Nossa Senhora de Altagrácia, e mais tarde, o Santuário de Higuey, dedicado à padroeira da república Dominicana. Sua festa é celebrada no dia 21 de Janeiro.



TRINIDAD - Nossa Senhora de Sipária



A milagrosa Nossa Senhora de Sipária, uma pequena aldeia na ilha de Trinidad, é a Virgem que tem o título de Nossa Senhora Divina Pastora.
Conta a tradição que essa imagem foi trazida à Trinidad pelos espanhóis na viagem de Cristóvão Colombo, em 31 de julho de 1498. Os índios a encontraram na mata, e no local construíram uma pequenina capela.
Mais tarde houve tentativas de levá-la para Oropenche, mas a santa manifestava o desejo de continuar ali. Então, ali mesmo onde foi encontrada construiu-se seu santuário.
A festa de Nossa Senhora de Sipária é celebrada no segundo domingo depois da Páscoa, quando se lê o evangelho do Bom Pastor.
Acorrem ao seu santuário, peregrinos de todas as Antilhas, do Brasil e da Venezuela, que assistem muitos prodígios, por isso sua devoção cresce, e ela é conhecida como a Lourdes da ilha de Trinidad.


URUGUAI - Nossa Senhora dos Trinta e Três



Nossa Senhora dos Trinta e Três, é no Uruguai a Imaculada Conceição, cuja devoção foi iniciada no ano da fundação de Montevidéu, 1726, quando se construiu a primeira igreja a ela dedicada.
A estatueta famosa inspirada na pintura da Ascenção de Murilo, foi esculpida por um índio e colocada em uma ermida na Serra do Pintado, próxima de uma aldeia jesuíta. Mais tarde com a saída dos jesuítas, o pequeno centro habitado recebeu o nome de Vila de Luján del Pintado, e mais tarde foi transferida para Florida.
Em maio de 1823, antes da batalha decisiva no Uruguai, 33 soldados vindos do Brasil, sob o comando do general Juan Lavalleja, na cidade de Florida, renovaram o juramento de ´´Liberdade ou Morte``, desfilando diante do altar de Nossa Senhora da Imaculada Conceição.
A pequena imagem trás hoje uma lápide com a inscrição: ´´ Diante desta imagem de Nossa Senhora de Luján del Pintado, os trinta e três inclinaram sua bandeira tricolor; a ela também invocaram os Convencionais da Independência``
Em 21 de novembro de 1962, a Virgem dos Trinta e Três, foi proclamada pela Santa Sé, padroeira do Uruguai. Sua festa é no dia 8 de dezembro na hoje Basílica Menor de Florida.


VENEZUELA - Nossa Senhora de Coromoto



A devoção à Nossa Senhora na América Latina, começou na Venezuela com a chegada de uma imagem de Nossa Senhora trazida por João Mateus e Alonso de Ojeda, membros da esquadra de Cristóvão Colombo. Essa tradição de devoção confere à Venezuela o titulo de nação mais mariana da América do Sul e uma das mais marianas do mundo. Há mais de 40 santuários dedicados à Nossa Senhora na Venezuela.
O nome de Nossa Senhora de Coromoto surgiu da história da visão e conversão do cacique Coromoto.
No ano de 1652, às margens do rio Guanare, cacique Coromoto se dirigia para a sua lavoura, quando de repente, vê sobre as águas do rio, uma linda Senhora com um menino nos braços vindo em sua direção. Ela lhe fala em sua língua nativa para que vá até onde moram os brancos e receba água sobre a cabeça, e assim poderá ir para o céu. O cacique recebe o batismo e convence toda a sua tribo a fazer o mesmo. Ele participa de encontros de catequese, e se dedica ao estudo da religião. Porém, com o tempo ele vai deixando e acaba abandonando tudo. A Virgem lhe aparece novamente e insiste para que volte a estudar. O índio irritado, atira-lhe uma flecha, avança contra a aparição e ataca a Virgem com intenção de empurrá-la. Quando ia tocá-la s Virgem sorri e desaparece, deixando nas mãos dele uma pedra ovalada, na qual estava gravada a imagem da Mãe de Deus em um trono, com seu filho ao colo. Essa relíquia está na Basílica de Guanare.
O índio Coromoto, antes de morrer picado por cobra, pediu a todos de sua tribo que se batizassem na fé católica.
O santuário de Nossa Senhora de Coromoto na Basílica de Guanare atrai muitos peregrinos, a sua festa é celebrada no dia 8 de setembro.

Sem comentários: