sexta-feira, 19 de setembro de 2008

EVANGELHO DO DIA

Ano A
Dia: 19/09/2008
As mulheres que acompanhavam
Jesus
Lc 8, 1-3


Algum tempo depois Jesus saiu e viajou por cidades e povoados, anunciando a boa notícia do Reino de Deus. Os doze discípulos foram com ele, e também algumas mulheres que haviam sido livradas de espíritos maus e curadas de doenças. Eram Maria, chamada Madalena, de quem tinham sido expulsos sete demônios; Joana, mulher de Cuza, que era alto funcionário do governo de Herodes; Susana e muitas outras mulheres que, com os seus próprios recursos, ajudavam Jesus e os seus discípulos.

Comentário do Evangelho
A presença das mulheres

Na frase inicial deste texto temos um sumário da ação missionária. Em geral os evangelistas usam esta forma redacional para demarcar mudanças de cenas em suas narrativas. Após o sumário, Lucas apresenta uma particularidade: a marcante presença das mulheres no movimento de Jesus. Jesus abandonara Cafarnaum para anunciar a outras cidades a Boa Nova do Reino de Deus (Lc 4,43). Agora, a missão está em pleno andamento através de cidades e povoados rurais. Lucas descreve a equipe missionária que acompanha Jesus: os Doze e algumas mulheres. Um grupo masculino e um grupo feminino. "Os Doze", como um bloco, remete a uma lista de doze apóstolos que circulava nas comunidades. O número simbólico "doze" exprime que os que estavam à frente das comunidades representavam o "novo Israel", em lugar dos chefes de clãs das doze tribos do primitivo Israel. Por outro lado temos o grupo das mulheres, três delas sendo identificadas por seu nome. Causa admiração que uma delas seja mulher de um alto funcionário de Herodes. Espíritos maus, doenças e demônios significam as formas de exclusão da ideologia do judaísmo. As mulheres, e particularmente Madalena, foram libertadas de sua exclusão social e integradas no convívio comunitário de Jesus.

Oração

Pai, reveste-me do amor e da fidelidade necessárias para ser servidor do Reino. Que eu demonstre meu reconhecimento a ti, colocando minha vida a serviço do meu próximo.


-SETEMBRO-
Mês da Bíblia

A Bíblia é a Palavra de Deus.
"Passará o céu e a terra,
porém as minhas palavras
não passarão."
(Lucas 21:3)



Jesus lhes disse:
"Ide por todo o mundo e pregai o
Evangelho a toda criatura".
(Mc 16,15)

Sem comentários: