quarta-feira, 15 de outubro de 2008

EVANGELHO D0 DIA

Ano A
Dia: 15/10/2008
Jesus fala com os fariseus
Lc 11, 42-46


- Ai de vocês, fariseus! Pois dão para Deus a décima parte até mesmo da hortelã, da arruda e de todas as verduras, mas não são justos com os outros e não amam a Deus. E são exatamente essas coisas que vocês devem fazer sem deixar de lado as outras.
- Ai de vocês, fariseus! Pois gostam demais dos lugares de honra nas sinagogas e gostam de ser cumprimentados com respeito nas praças.
- Ai de vocês! Pois são como sepulturas que não se vêem, sepulturas que as pessoas pisam sem perceber.
Então um mestre da Lei disse a Jesus:
- Mestre, falando assim, o senhor está nos ofendendo também.
Jesus respondeu:
- Ai de vocês também, mestres da Lei! Porque põem fardos tão pesados nas costas dos outros, que eles quase não podem agüentar. Mas vocês mesmos não ajudam, nem ao menos com um dedo, essas pessoas a carregar esses fardos.

Comentário do Evangelho
Os doutores da lei

No texto de hoje, na narrativa de Lucas, em continuidade a uma primeira increpação dirigida por Jesus ao fariseu que o convidara para jantar, sequem-se três delas iniciadas com a advertência "Ai de vós...", e mais uma dirigida a um doutor da Lei. A fonte de Lucas deve ter sido uma coleção de acusações contra os fariseus e doutores da Lei que circulava nas comunidades em disputa com os fariseus das sinagogas.
Os fariseus primavam pela observância externa dos preceitos legais. Pagavam o dízimo, mas deixavam de lado o essencial que é a prática da justiça e do amor. Os fariseus gostavam de ostentar autoridade e poder, o que favorecia o seu domínio sobre o povo. Eles, com sua doutrina cega, são como túmulos dissimulados, não caiados, sobre os quais se anda e se fica impuro. A um doutor da Lei que reclamou, Jesus dirige também suas invectivas. Eles oprimem o povo com a sua doutrina excludente, porém se mantêm isolados, como casta privilegiada.

Oração

Pai, coloca-me em sintonia com Jesus para quem a justiça e o amor a ti valem mais que o legalismo dos que são incapazes de descobrir o teu verdadeiro desígnio.



A Bíblia é a Palavra de Deus.
"Passará o céu e a terra,
porém as minhas palavras
não passarão."
(Lucas 21:3)



Jesus lhes disse:
"Ide por todo o mundo e pregai o
Evangelho a toda criatura".
(Mc 16,15)

Sem comentários: