quarta-feira, 8 de outubro de 2008

EVANGELHO DO DIA

Ano A
Dia: 08/10/2008
Jesus ensina a orar
Lc 11, 1-4

Um dia Jesus estava orando num certo lugar. Quando acabou de orar, um dos seus discípulos pediu:
- Senhor, nos ensine a orar, como João ensinou os discípulos dele.
Jesus respondeu:
- Quando vocês orarem, digam:

"Pai, que todos reconheçam
que o teu nome é santo.
Venha o teu Reino.
Dá-nos cada dia o alimento
que precisamos.
Perdoa os nossos pecados,
pois nós também perdoamos
todos os que nos ofendem.
E não deixes que sejamos tentados."

Comentário do Evangelho
A oração de Jesus

A oração é uma prática fundamental nas religiões e na fé. É uma forma de relacionamento pessoal com Deus. Contudo, a forma de orar varia, conforme as diversas concepções religiosas.
A oração ao Pai, ensinada por Jesus, é apresentada nos evangelhos de Mateus, de forma mais extensa, e de Lucas, de forma mais breve. Em Mateus, Jesus ensina a oração, dirigida ao "Pai nosso", no contexto de instruções aos discípulos sobre as três práticas de piedade do judaísmo: a esmola, a oração e o jejum. Em Lucas, são os discípulos que vendo Jesus orar ficam impressionados, e pedem que Jesus os ensine também a orar. E ainda mencionam que o próprio João Batista havia ensinado seus discípulos a orar. A oração que Jesus nos ensina tem três originalidades. É uma oração do coração, na presença de Deus, não necessitando de lugares especiais ou determinados, nem de gestos ostensivos e hipócritas, nem de inumeráveis palavras. É uma oração de Filho para Pai, com a disposição de se empenhar na construção de seu Reino aqui na terra. É uma oração do compromisso fraterno libertador, assumindo a partilha do pão e a prática do perdão e da misericórdia, que são os fundamentos deste Reino, que é o mundo de justiça e paz.

Oração

Pai, inspira-me a rezar como convém, de forma que a minha oração se expresse em gestos de solidariedade e de reconciliação, sinais inequívocos de minha comunhão contigo.
Fonte: www.paulinas.org.br

A Bíblia é a Palavra de Deus.
"Passará o céu e a terra,
porém as minhas palavras
não passarão."
(Lucas 21:3)

Jesus lhes disse:
"Ide por todo o mundo e pregai o
Evangelho a toda criatura".
(Mc 16,15)

Sem comentários: